Acadêmicos da Università di Bologna estarão em Novo Hamburgo neste semestre
Três acadêmicos da Università di Bologna, instituição de ensino superior mais antiga do Ocidente, localizada na Itália, passarão este semestre na Universidade Feevale. A recepção dos alunos Aurora Lenzi, Mugurel Gabriel Imbrea e Leonardo Torriglia, que estavam acompanhados dos professores de Bologna, Michele Zannoni e André Conti, aconteceu nesta segunda-feira, 10. Eles foram recebidos no Câmpus II, em Novo Hamburgo, pelos representantes da Feevale: reitor José Paulo da Rosa; pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Fernando Spilki; diretora de Relações Internacionais e Institucionais Paula Casari Cundari; diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas Edvar Araújo; coordenador do curso de Jogos Digitais Eduardo Müller; e coordenador do Centro de Design Juan Almada.
Os alunos de Bologna irão participar, ao longo do semestre, de aulas do curso de Jogos Digitais e, de forma online, de atividades de criação de jogos desenvolvidos pelos acadêmicos da Feevale. Além disso, ao longo desta semana, os estudantes da Itália integrarão uma gamejam, atividade que prevê a criação de um game completo. “Eles irão trabalhar diretamente com os nossos alunos, aprendendo com eles”, explicou Müller.
“A partir deste intercâmbio, pretendemos unir a nossa grande tradição e nossa herança cultural com o conhecimento e inovação que a Feevale possui no mercado de games”, afirmou Zannoni. Para José Paulo, é um prazer receber os estudantes durante o semestre na Universidade. “Que possamos realizar muitos projetos em conjunto”, destacou o reitor da Feevale.
Saiba mais
A Universidade Feevale firmou, em 2024, convênio de cooperação com a Università di Bologna, o qual prevê ações conjuntas no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. A partir da parceria, a Feevale foi contemplada no edital Bando Strutture, financiado pela instituição italiana. O projeto da Feevale, intitulado Feevale e Bologna: a digitalização do patrimônio histórico no contexto da Indústria Criativa, foi agraciado e busca estabelecer o intercâmbio de tecnologias voltadas ao desenvolvimento das indústrias criativas.
A cooperação entre as universidades destaca-se pelo compartilhamento de recentes desenvolvimentos na digitalização do patrimônio histórico e cultural, proporcionadas pela Universidade de Bologna e com a expertise da Feevale na formação em tecnologia de jogos digitais. Na Feevale, o projeto tem apoio da graduação em Jogos Digitais, através do coordenador do curso Eduardo Müller, do Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa, e de André Conti, que é pesquisador na universidade italiana.