Por meio de projetos setoriais dedicados ao setor, Agência abre portas para empresas brasileiras nas 'Semanas de Moda' de Nova York, Milão e Paris. São mais de mil empresas deste segmento que contam com o apoio da Agência. Foto: divulgação

Marcas brasileiras despontam nos eventos globais da moda com apoio da ApexBrasil

A moda brasileira tem feito sucesso mundo afora e prova disso é o valor exportado pelo setor em 2024: US$ 1,3 bilhão, por meio dos projetos setoriais de promoção de exportações da ApexBrasil em parceria com entidades. Marcas nacionais de diversos segmentos da moda já estão presentes em mais de 100 países e a demanda não para de crescer. Afinal, o Brasil tem estado nos palcos dos principais eventos globais do segmento com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Somente entre os meses de setembro e outubro deste ano, nove eventos movimentam o calendário das marcas nacionais apoiadas pela Agência.

A presença brasileira agita a Semana de Moda de Paris, na França, de 29 de setembro e até 7 de outubro.A agenda movimentada deste segundo semestre começou no evento Who’s Next (06 a 08/09), em Paris, com delegação de 15 marcas nacionais, e seguiu com a MICAM Milano (07 a 09/09), com delegação de 46 calçadistas nacionais. A seguir, participamos da Coterie New York (14 a 16/09), paralelamente à Semana de Moda de Nova York, nos Estados Unidos, com grupo de 41 empresas brasileiras, e depois retornamos a Paris para a Première Vision (16 a 18/09), apoiando 12 empresas. Na Semana de Moda de Milão a programação foi intensa, começando na Feira Milano Fashion & Jewels, de 20 a 23 de setembro, com a presença de dez marcas nacionais de semijoias, seguido da Feira Simac Tanning Tech, de 23 a 25 de setembro, contando com a participação de 10 empresas brasileiras. Dia 25 de setembro, 6 marcas brasileiras de moda sustentável apresentaram suas peças no Beyond the Claim Sustainable Fashion Show, tendo também participado da Milano Fashion & Jewels em um estande coletivo. A agenda contou ainda com o evento Lineapelle, que ocorreu entre os dias 23 e 25 de setembro e contou com a participação de 6 empresas nacionais. A agenda de setembro finalizou com a Feira White Milano (25 a 28/09), com delegação composta por 17 empresas do Brasil.

Os próximos eventos acontecem na “Cidade Luz”, nas feiras Tranoï (02 a 05/10), com três marcas brasileiras, Première Classe (03 a 06/10), que recebe 10 marcas brasileiras, e Splash (04 a 06/10), com grupo de 11 empresas, durante a Semana de Moda de Paris. Estas iniciativas são realizadas em parceria da ApexBrasil com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal)Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), por meio dos projetos setoriais TexBrasilFashion Label BrasilBrazilian Footwear, Precious Brazil, Brazilian MaterialsBrazilian Leather.

Por meio desses projetos, que juntos ultrapassam mais de mil nacionais apoiadas, a Agência vem atuando em diversas frentes para ampliar a presença da moda brasileira no exterior. Os resultados são expressivos: o Fashion Label Brasil, realizado com a Abest, apoia atualmente 157 empresas, das quais 52 exportaram para 103 destinos em 2024, alcançando US$ 108,28 milhões. O Brazilian Footwear, em parceria com a Abicalçados, conta atualmente com 290 empresas participantes, sendo 177 delas exportadoras que, no mesmo período, venderam para 149 destinos, alcançando US$ 724,39 milhões em vendas internacionais.No segmento de gemas e joias, o projeto Precious Brazil, conduzido com o IBGM, apoia 191 empresas, das quais 106 exportaram para 77 destinos no ano passado, totalizando US$ 127,72 milhões. Por sua vez, o TexBrasil, realizado com a Abit, reúne 430 empresas participantes, sendo 184 exportadoras que já venderam para 128 destinos, somando US$ 323,14 milhões em exportações em 2024.O Brazilian Materials, parceria com a Assintecal, apoiou 310 empresas de componentes, materiais, químicos e máquinas para couro e calçados em 2024, das quais 141 exportaram US$ 214,3 milhões para 143 destinos. Por fim, o Brazilian Leather apoiou 116 curtumes em 2024, com 78 exportadoras que venderam US$ 1,14 bilhão para 70 destinos.Esses projetos ilustram o alcance internacional da moda brasileira e seu potencial de gerar negócios, consolidando o país como fornecedor global em diferentes segmentos da cadeia criativa.

De acordo com a gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso, a indústria da moda brasileira está cada vez mais competitiva no mundo. “Ao abrir as portas no mercado internacional, a Apex reforça a qualidade, a criatividade, a competitividade e os diferenciais da nossa indústria neste cenário global. Gradativamente, ajudamos a consolidar o Brasil como referência mundial em design, sustentabilidade e inovação”, destaca.

Cases de sucesso – Impacto para as marcas apoiadas pela ApexBrasil

As empresas que participam destes eventos de moda com apoio da ApexBrasil são majoritariamente de pequeno e médio porte. Muitas são iniciantes na jornada de exportação e reconhecem a importância da inserção no comércio exterior para a expansão dos negócios.Expor na Semana de Moda de Paris será um sonho realizado para Luíza Simões, idealizadora da marca OPVS Magnum Store, de São Paulo, especializada em joias autênticas. “É a primeira vez que participo de um programa da ApexBrasil, integrando a seleção de novos talentos e da feira Première Classe. Estar na Semana de Moda de Paris é um marco fundamental: significa ter uma marca brasileira de joalheria independente sendo vista no maior palco da moda mundial. Será a chance de ampliar diálogos, fortalecer conexões e mostrar que a joalheria autoral brasileira pode ocupar esse espaço com relevância e autenticidade”, comemora ela de malas prontas. Luíza explica que o apoio da ApexBrasil foi essencial para viabilizar a estreia internacional em um evento dessa magnitude. “Este suporte abre caminhos para que marcas como a OPVS, independentes, possam se posicionar globalmente, levando adiante a arte brasileira com identidade própria”, ressalta. Ela conta que ainda não exporta, mas já enviou peças sob demanda para clientes finais em diferentes partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos e alguns países na Europa.

Ultrapassar fronteiras e conectar o design com a arte estão no DNA da marca Fenda Jewellery que também vai estrear na feira Première Classe com o objetivo de ampliar a rede de contatos internacionais e consolidar sua presença no mercado europeu. Fundada pelos joalheiros Roberta Rassi, brasileira, e Sam, britânico, a marca de joalheria autoral é resultado da mistura de diversas culturas e países onde estiveram. Roberta esteve na Coterie Nova York, também com o apoio da ApexBrasil, e fala da importância de participar desses eventos globais.”É de grande importância levar o design brasileiro e todo nosso potencial comercial para essas ‘Semanas de Moda”, onde o mundo todo está de olho nas tendências que são criadas. O Brasil tem muito a agregar e mostrar que somos referência em criatividade e inovação. Estamos muito animados, especialmente porque a Première é uma feira com foco no design, o que comunica perfeitamente com a Fenda”, destaca.

Experiências que transformam

Foi a terceira vez que a Belle Paiva, fundada pela designer gráfica e joalheira Isabella Paiva, esteve na Coterie NY. Para ela, a constância fez diferença na concretização dos negócios: “A cada edição, construímos mais conexões e reforçamos a presença da marca no mercado americano. O que mais chamou atenção foi como o público valoriza joias com design, produção artesanal e prata escovada — exatamente a essência da nossa marca. Eles reconhecem e valorizam a criatividade brasileira. Essa abertura já resultou em novas vendas e parcerias. Nada disso seria possível sem o apoio da ApexBrasil, que foi fundamental para ampliar nossa visibilidade e nos ajudar a levar a joia contemporânea feita no Rio de Janeiro para o mundo”, comemora.

Já a marca Guria Beachwear saiu de Porto Alegre (RS) para conquistar o mundo ao participar da mais recente edição do Who’s Next, que ocorreu no início de setembro, em Paris, compondo a delegação brasileira da ApexBrasil. No evento, a empreendedora Camila Ckless mostrou suas peças de beachwear para compradores de vários países e se surpreendeu com os resultados. “Já fizemos contato com os diversos países e temos uma expectativa de fechamento de US$ 250 mil em pedidos”, comemora. Ela conta que, em 2007, decidiu transformar a paixão por moda praia em negócios e desde então participou de muitos eventos e lançou diversas coleções de sucesso que hoje desfilam por praias americanas e caribenhas. Para se adaptar ao mercado global e oferecer a roupa de banho adequada a vários tipos de silhueta, as peças são fabricadas em uma gama diferenciada de tamanhos.

Também presente na Who’s Next, a marca Cecília Prado de peças de tricô contemporâneo e inovador está apostando no mercado asiático. “Essa é a feira que a gente mais gosta de fazer, tanto do ponto de vista do posicionamento de marca, quando do ponto de vista comercial. Nesta edição, já tivemos ótimos resultados: atendemos Lane Crawford, de Hong Kong, grupo Vaco, da Turquia e a rede Four Seasons”, conta idealizadora e diretora criativa, Cecília Prado.

ApexBrasil na Semana de Moda de Paris

Neste início de outubro, a ApexBrasil chegou à França com delegação brasileira para a mais esperada Semana de Moda de Paris. A agenda é dedicada a três eventos: o “Tranoï” (02 a 05/10), “Première Classe” (03 a 06/10) e o “Splash” (04 a 06/10). Na primeira, três marcas participam. Na segunda, dez marcas brasileiras apresentam acessórios de moda, englobando bolsas, calçados, bijuterias, joias, echarpes, luvas entre outros. Na terceira, 11 marcas nacionais apresentam peças premium de moda praia e resort. A presença do Brasil integra as ações do programa Fashion Label Brasil, parceria entre a ApexBrasil e a Abest.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

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