cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Iniciativa foi tema de painel no evento que se encerra hoje no Cais Mauá. Foto: Sahra Nunes/Procempa

South Summit Brazil: HackaPOA fortalece e aproxima empreendedores

O HackaPOA  foi tema de painel na manhã desta sexta-feira, 11, no Palco Corner do South Summit Brazil. A iniciativa busca fortalecer e aproximar empreendedores dos hubs comunitários da Capital.

O mediador foi Michel Couto, fundador do Formô Hub, membro do Grupo Tático Operacional do Pacto Alegre e articulador do projeto Territórios Inovadores. Participaram Belkis Rosa, co-fundadora e presidente da BL Consulting, integrante do Ilhota Hub; Tatiane Morais, fundadora e proprietária do empreendimento social ecossustentável Sabão da Tinga; e Vanessa Garcia, proprietária da Ferragem Outono e presidente da Associação Empreendedoras da Restinga.

O painel trouxe um profundo e emocionante bate-papo sobre a potência das periferias, abordando as ramificações como o empreendedorismo feminino e negro. Assuntos como a importância de oportunidades e de uma rede de apoio familiar forte também foram abordados.

Couto iniciou apresentando um pouco mais sobre a ação, que foi concebida como uma espécie de ‘hackathon’ para empreendedores e hubs comunitários. “Uma cidade inteligente só acontece se as periferias participarem e forem protagonistas em suas demandas e problemas. O HackaPOA não termina aqui e é somente um pequeno passo para essa jornada”, disse.

Vanessa explicou que a Associação de Empreendedoras da Restinga surgiu pois as mulheres empreendedoras periféricas compartilhavam da mesma dor: preconceito e invisibilidade. “A Empreendedoras da Restinga é uma associação para fortalecer e dar oportunidades, trazendo tecnologia, inovação e conhecimento. Não queremos nada de graça, queremos conhecimento e oportunidade”, frisou. Para Vanessa, o HackaPOA veio para ajudar as comunidades dos sete hubs a se unirem, fortalecendo seus comércios locais, o empreendedorismo negro e o feminino.

“Através de mentorias aprendi muito mais do que fazer sabão. Inovação não precisa ser somente digital e pode ser feita de várias formas”, disse Tatiane Morais, ex-moradora de rua que ascendeu através da reciclagem, sendo hoje uma empreendedora social que atua com foco em sustentabilidade, economia circular e impacto social.

Com MBA em Diversidade & Inclusão e atuação no empreendedorismo feminino, Belkis Rosa acredita que fazer a ligação entre os dois mundos é o mínimo que precisamos para termos diversidade. Segundo Belkis, é cada vez mais necessário transformar as comunidades e deixá-las mais competitivas e inovadoras. “No HackaPOA tem muita potência e tem muito o que podemos fazer. Para ter inclusão, também precisamos nos incluir. Senão vira assistencialismo”, ressaltou.

HackaPOA – Lançada pela Prefeitura de Porto Alegre em parceria com a Procempa, Tecnopuc, Conectar.Hub, Formô Hub e South Summit Brazil, a iniciativa fortalece e aproxima empreendedores dos hubs comunitários da Capital. O HackaPOA preparou os empreendedores para os três dias de evento, oferecendo oportunidade de participação, espaço na programação oficial e um estande compartilhado.

A ação envolve empreendedores das comunidades do Morro da Cruz, Vila Planetário, Bom Jesus, Mário Quintana, Restinga, Vila Cruzeiro, Ilha dos Marinheiros e Ilha da Pintada, que fazem parte dos Territórios Inovadores e que receberam acesso à internet no último ano, por meio da Procempa.

Territórios Inovadores – Uma iniciativa do Pacto Alegre, o programa de  inclusão digital impulsiona a transformação de comunidades ao promover o desenvolvimento local e a qualidade de vida, levando internet gratuita e oportunidades para as comunidades. Órgãos e secretarias da prefeitura são parceiros nesse processo, viabilizando verbas, instalação e manutenção da internet, além de divulgar as ações e resultados do programa. Sete localidades são beneficiadas com rede wi-fi pública e gratuita: Morro da Cruz (Hub Formô), Bom Jesus, Restinga (Associação Empreendedoras da Restinga), Vila Planetário (ONG Misturaí), Cruzeiro, Ilhas e Mário Quintana.

Procempa no South Summit – A Procempa participa de painéis nos três dias do South Summit Brazil. Entre os temas debatidos estão a inteligência artificial e a inovação aberta no setor público, a inclusão digital nos Territórios Inovadores e o impacto comunitário, e inovação na saúde.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.