A Bactolac, startup investida pelo HUB CNA, conquistou o 1º lugar na categoria Agro e Negócios do Campo do Prêmio Sebrae Startups 2025, durante o Startup Summit, realizado nesta semana em Florianópolis (SC). A empresa figura ainda entre as Top 10 startups mais inovadoras do Brasil.
Segundo o diretor executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira, a conquista reforça a importância do investimento em inovação tecnológica no setor agropecuário.
“A premiação de uma startup do portfólio do HUB CNA representa um marco importante no ecossistema de inovação nacional, mas principalmente valoriza o investimento do Sistema CNA na busca por soluções tecnológicas inovadoras para os produtores rurais brasileiros”, afirmou.
A Bactolac desenvolveu uma solução que integra software, hardware e visão computacional para o monitoramento remoto de processos, controle de qualidade da água e automação de alimentadores. A tecnologia também realiza biometrias por meio de um algoritmo próprio capaz de estimar comprimento e calcular peso total de peixes a partir da análise de imagens.
Para a coordenadora do HUB CNA, Danielle Leonel, a premiação amplia a visibilidade da instituição.
“Este reconhecimento nacional posiciona o HUB CNA entre os principais hubs de inovação do país. Estamos construindo um ecossistema robusto que conecta tecnologia de ponta às demandas reais do agronegócio, e premiações como esta validam nossa estratégia de investimento em startups com potencial transformador”, destacou.
Como premiação, a startup recebeu R$ 50 mil e uma viagem para o Web Summit em Portugal.
O CEO da Bactolac e supervisor no Senar Amapá, Antônio Carlos Freitas Souza, celebrou a conquista.
“Saímos do Amapá com a convicção de que poderíamos transformar a aquicultura brasileira. Hoje, essa conquista nacional é fruto de uma parceria estratégica com o HUB CNA, que acreditou no nosso potencial desde o início. Juntos, estamos provando que inovação de qualidade pode nascer em qualquer lugar do Brasil”, afirmou.