Secretária Simone Stülp participou de painel abordando o papel do poder público como indutor dos empreendimentos inovadores. Foto: Édson Coltz/ Ascom Sict

Na Semana Caldeira, Sict detalha estratégias de fomento à inovação

O governo do Rio Grande do Sul tem na inovação um dos pilares de sua estratégia de desenvolvimento. A pauta foi ressaltada pela secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, durante participação na Semana Caldeira 2025, nessa segunda-feira (29).

No painel “O Papel do Poder Público e o Case Pix Force”, Simone citou ações do Estado de apoio a ecossistemas inovadores, em especial parques tecnológicos e incubadoras, além de programas e editais que aportam recursos em projetos de impacto. “A inovação é transversal, é um meio para alavancar todas as áreas e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, defendeu, ao resumir o planejamento estratégico da pasta.

Os objetivos contemplam, por exemplo, o estímulo à competitividade de setores como agro, saúde e semicondutores, transição energética, inovação social e na educação. Nessa linha, o governo gaúcho atua fomentando e impulsionando as colaborações e as alianças estratégicas que envolvam entes públicos e privados. “Um ponto estratégico é o trabalho na área de materiais avançados, dedicado à dinâmica dos semicondutores, que busca impulsionar empresas do Rio Grande do Sul, atrair outras e dar atenção a novos empreendimentos inovadores focados nesse setor, que é uma demanda global”, explanou.

Antes do programa, o setor de semicondutores não era contemplado por uma política pública específica para o desenvolvimento do seu potencial. Agora, o Rio Grande do Sul se posiciona como um ator relevante na área de semicondutores. “Outra iniciativa importante é a promoção do South Summit Brazil, uma grande oportunidade para a geração de negócios”, completou Simone.

Inteligência artificial

No painel com a participação da secretária Simone Stülp, o destaque foi o case da Pix Force, empresa criada em Porto Alegre que desenvolve soluções em inteligência artificial, visão computacional e machine learning. A trajetória foi detalhada pela diretora de Inovação da Pix Force, Luciane Calábria.  O bate-papo foi mediado pelo advogado Henrique Schneider e contou com a presença do gerente regional Sul da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Bruno Rodrigues Camargo.  A edição deste ano da Semana Caldeira apresenta discussões sobre inteligência artificial, transformação nos negócios e tecnologias emergentes. A programação continua até o dia 3 de outubro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.