Orla Rio leva quiosque para Buenos Aires e apresenta o maior equipamento turístico da cidade. Foto: divulgação

Governo do RJ prepara maior ativação internacional da sua história em feira na Argentina

O Governo do Estado promete surpreender os participantes da Feira Internacional de Turismo (FIT), em Buenos Aires, com a maior ativação internacional da história do turismo fluminense. O evento vai ocorrer entre os dias 27 e 30 de setembro, como uma estratégia integrada para trabalhar todas as frentes da cadeia produtiva do turismo, público final, trade e imprensa. Diversas empresas brasileiras estarão no evento e a Orla Rio estará presente apresentando o maior equipamento turístico da cidade e muitas novidades para 2026. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio, que realizam o evento, apresentarão o projeto “Meu Destino é Rio de Janeiro”.

Haverá um bonde, representando o Parque Bondinho Pão de Açúcar, e um quiosque, da Orla Rio, na feira, que foram implementados pelos realizadores do evento, que escolheram alguns equipamentos turísticos para integrar à cenografia do espaço. A Orla Rio estará com uma promotora no local apresentando ao público o trabalho que vem sendo feito na orla carioca há décadas.

Além disso, também será apresentada uma experiência inédita para os agentes de turismo argentinos: uma rota gastronômica e cultural que celebra a diversidade culinária e a cultura carioca na orla, como parte do Sabores da Orla de 2026, o maior festival de gastronomia praiana do Brasil. Esta rota irá promover não somente a gastronomia dos quiosques, mas também a história e a identidade cultural do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo mostrar o Brasil em sua essência, com sol, praia, música, histórias, empreendedorismo e culinária de excelência. Além do tour gastronômico e cultural, o passeio vai contar com translado, paradas para fotografia, reserva de mesa, guia bilíngue e brindes exclusivos. Em 2025, o Sabores da Orla vendeu cerca de 70 mil pratos e petiscos para cariocas e turistas que participaram.

Objetivos e características da Nova Rota Gastronômica:

• Promoção da Gastronomia: dar visibilidade à diversidade gastronómica dos quiosques da orla e ao potencial dos pequenos e médios empreendedores.

• Valorização Cultural: celebrar a cultura carioca, a música, a essência de artistas e escritores brasileiros, como Clarice Lispector, Tom Jobim, Dorival Caymmi, entre outros.

• Experiência Turística: proporcionar aos turistas uma jornada sensorial pela orla, conectando história, música e gastronomia para criar memórias afetivas e posicionar o Rio como um destino completo.

• Inclusão e Sustentabilidade: valorizar a cadeia produtiva local e promover um turismo responsável, com foco na sustentabilidade, diversidade e inclusão.

“A participação na FIT Argentina reforça a estratégia da Orla Rio de posicionar a orla carioca como um destino de lazer, gastronomia e cultura, contribuindo para o aumento do fluxo turístico internacional. Participar da feira FIT é uma oportunidade de mostrar a um público-chave a qualidade e a diversidade da nossa orla. Os argentinos são um dos principais grupos de turistas que visitam o Rio de Janeiro, e estar aqui nos permite estreitar laços, apresentar novidades como o Sabores da Orla e reforçar que a nossa orla é um equipamento turístico de primeiro nível. Queremos que o visitante argentino se sinta em casa e aproveite cada uma das experiências que oferecemos”, comenta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

A FIT América Latina, uma das principais feiras de turismo da Argentina, vai acontecer concomitantemente com o Dia Mundial do Turismo e estima reunir 135 mil visitantes e representantes de 55 países. O espaço será voltado para relacionamento e geração de oportunidades, com rodada de negócios, talk show, encontros estratégicos e um jantar exclusivo para 100 profissionais do trade latino-americano. No jantar, a Orla Rio irá sortear 10 vouchers para rotas do Sabores da Orla, que irão acontecer em julho de 2026.

“Estamos levando para Buenos Aires a maior ativação internacional já realizada pelo turismo do Estado. É uma ação que reúne municípios, trade e destinos, com foco em negócios, promoção e relacionamento. Nossa expectativa é praticamente dobrar o número de visitantes argentinos em relação a 2024 e ultrapassar a marca inédita de 2 milhões de turistas estrangeiros até dezembro”, comenta o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca. A ação na FIT Argentina é uma realização da Setur-RJ e da TurisRio, em parceria com ABIH-RJ, AquaRio, Parque Bondinho Pão de Açúcar, Orla Rio, RIOgaleão, ROXY Dinner Show, Terra dos Dinos, Trem do Corcovado e Roda-Gigante Yup Star Rio.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.