O Governo do Estado promete surpreender os participantes da Feira Internacional de Turismo (FIT), em Buenos Aires, com a maior ativação internacional da história do turismo fluminense. O evento vai ocorrer entre os dias 27 e 30 de setembro, como uma estratégia integrada para trabalhar todas as frentes da cadeia produtiva do turismo, público final, trade e imprensa. Diversas empresas brasileiras estarão no evento e a Orla Rio estará presente apresentando o maior equipamento turístico da cidade e muitas novidades para 2026. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio, que realizam o evento, apresentarão o projeto “Meu Destino é Rio de Janeiro”.
Haverá um bonde, representando o Parque Bondinho Pão de Açúcar, e um quiosque, da Orla Rio, na feira, que foram implementados pelos realizadores do evento, que escolheram alguns equipamentos turísticos para integrar à cenografia do espaço. A Orla Rio estará com uma promotora no local apresentando ao público o trabalho que vem sendo feito na orla carioca há décadas.
Além disso, também será apresentada uma experiência inédita para os agentes de turismo argentinos: uma rota gastronômica e cultural que celebra a diversidade culinária e a cultura carioca na orla, como parte do Sabores da Orla de 2026, o maior festival de gastronomia praiana do Brasil. Esta rota irá promover não somente a gastronomia dos quiosques, mas também a história e a identidade cultural do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo mostrar o Brasil em sua essência, com sol, praia, música, histórias, empreendedorismo e culinária de excelência. Além do tour gastronômico e cultural, o passeio vai contar com translado, paradas para fotografia, reserva de mesa, guia bilíngue e brindes exclusivos. Em 2025, o Sabores da Orla vendeu cerca de 70 mil pratos e petiscos para cariocas e turistas que participaram.
Objetivos e características da Nova Rota Gastronômica:
• Promoção da Gastronomia: dar visibilidade à diversidade gastronómica dos quiosques da orla e ao potencial dos pequenos e médios empreendedores.
• Valorização Cultural: celebrar a cultura carioca, a música, a essência de artistas e escritores brasileiros, como Clarice Lispector, Tom Jobim, Dorival Caymmi, entre outros.
• Experiência Turística: proporcionar aos turistas uma jornada sensorial pela orla, conectando história, música e gastronomia para criar memórias afetivas e posicionar o Rio como um destino completo.
• Inclusão e Sustentabilidade: valorizar a cadeia produtiva local e promover um turismo responsável, com foco na sustentabilidade, diversidade e inclusão.
“A participação na FIT Argentina reforça a estratégia da Orla Rio de posicionar a orla carioca como um destino de lazer, gastronomia e cultura, contribuindo para o aumento do fluxo turístico internacional. Participar da feira FIT é uma oportunidade de mostrar a um público-chave a qualidade e a diversidade da nossa orla. Os argentinos são um dos principais grupos de turistas que visitam o Rio de Janeiro, e estar aqui nos permite estreitar laços, apresentar novidades como o Sabores da Orla e reforçar que a nossa orla é um equipamento turístico de primeiro nível. Queremos que o visitante argentino se sinta em casa e aproveite cada uma das experiências que oferecemos”, comenta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
A FIT América Latina, uma das principais feiras de turismo da Argentina, vai acontecer concomitantemente com o Dia Mundial do Turismo e estima reunir 135 mil visitantes e representantes de 55 países. O espaço será voltado para relacionamento e geração de oportunidades, com rodada de negócios, talk show, encontros estratégicos e um jantar exclusivo para 100 profissionais do trade latino-americano. No jantar, a Orla Rio irá sortear 10 vouchers para rotas do Sabores da Orla, que irão acontecer em julho de 2026.
“Estamos levando para Buenos Aires a maior ativação internacional já realizada pelo turismo do Estado. É uma ação que reúne municípios, trade e destinos, com foco em negócios, promoção e relacionamento. Nossa expectativa é praticamente dobrar o número de visitantes argentinos em relação a 2024 e ultrapassar a marca inédita de 2 milhões de turistas estrangeiros até dezembro”, comenta o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca. A ação na FIT Argentina é uma realização da Setur-RJ e da TurisRio, em parceria com ABIH-RJ, AquaRio, Parque Bondinho Pão de Açúcar, Orla Rio, RIOgaleão, ROXY Dinner Show, Terra dos Dinos, Trem do Corcovado e Roda-Gigante Yup Star Rio.