A coordenação de Economia Criativa, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, participou, na última semana, da Conferência Internacional de Distritos Criativos. O evento ocorreu em Salvador (BA) com a presença diversos municípios brasileiros e também representantes internacionais como Itália e Chile, que dividiram painéis com a capital gaúcha.
A coordenadora de Economia Criativa, Joana Braga, apresentou projetos e ações de fomento ao setor, incluindo o Poa Criativa, programa transversal que visa promover um ambiente favorável, estimular a geração de conhecimento e ampliar a participação das indústrias criativas no PIB local.
“A conferência tem como característica principal a ativação de um modelo de governança capaz de mobilizar agentes criativos do território, desenvolver negócios e atrair investimentos por meio da colaboração dos atores locais, bem como se tornar um espaço de fortalecimento da vocação cultural e identidade territorial, fortalecendo a relação de pertencimento daquela comunidade”, afirma Joana.
Além de palestras e capacitações, foram realizadas visitas técnicas em equipamentos culturais e hubs de inovação para conhecer os modelos de gestão. A conferência contou com a co-realização da plataforma Conexiones Creativas, da qual Porto Alegre faz parte desde 2023.
“O encontro foi extremamente produtivo pela conexão com instituições que operam e fomentam a economia criativa, principalmente em um momento em que estamos instituindo em Porto Alegre um grupo de trabalho formado por agentes da sociedade civil, universidades e poder público para criar um marco legal de reconhecimento e incentivo aos territórios criativos na cidade”, complementa.
Marjorie Schmidt
Cristiano Vieira