rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-instituto-ayrton-senna-campanha-30-anos-5
marcas-e-lideres-2024-rede-brasilinovador-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-corporates-investimento-febraban-tech-ciber-seguranca-bancos
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
agro-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-hub-aldo-rosa-ceo-palestrante-cna-senar-agronegocio-gaff-agribusiness-festival-xp-sp
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-c6-invest-bank-banco-digital-gisele-bundchen-(9)
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-universo-totvs-sp-2
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-startse-ai-day
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ia-esg-ecossistema-startup-investidor-venture-capital-hub-cni-cna-cnc-sebrae-governo-minas-summit-belo-horizonte-1
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ia-esg-ecossistema-startup-investidor-hub-cni-cna-cnc-sebrae-ai-summit-inteligencia-artificial-1

Unicred Central lança “Eu Mudo o Mundo” com princípios e estratégias em ESG

Unicred Central lança “Eu Mudo o Mundo” com princípios e estratégias em ESG

Junho Verde estimula ações focadas em práticas sustentáveis

Unicred Central Multirregional lança “Eu Mudo o Mundo” com princípios e estratégias em ESG

Em meio à chegada do Junho Verde, mês dedicado à conscientização sobre a preservação ambiental, a adoção de práticas de sustentabilidade no meio corporativo tem tido um grande avanço. Estudo “Panorama ESG 2024” realizado, pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), revelou que 71% das 687 empresas entrevistadas indicaram estar no estágio inicial (45%) ou avançado (26%) de implementação de práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) em relação a 2023.

Nesse cenário, as cooperativas de crédito também têm se destacado no âmbito ambiental por meio de adoção de práticas sustentáveis em prol da preservação dos recursos naturais. A Unicred Central Multirregional (UCM), com sede em Belo Horizonte, acaba de lançar, oficialmente, o projeto “Eu Mudo o Mundo”, com foco na implementação de ações estratégicas voltadas para a cultura ESG.

A iniciativa, que começou em janeiro deste ano, é um compromisso intrínseco com os princípios de solidariedade, justiça social e desenvolvimento comunitário, de acordo com a idealizadora do projeto e gerente de Comunicação e Marketing, Maida Sales.  “A adoção de práticas ESG é o caminho para a construção de um futuro mais próspero, equitativo e sustentável para todos os envolvidos: colaboradores, comunidade e sociedade”, ressalta.

Energia

Como forma de reduzir o consumo de energia elétrica na sede, houve a troca de todas as lâmpadas para o modelo LED. Também foi feita a instalação de sensores de presença com temporizador para acendimento automático das lâmpadas. A medida visa evitar o esquecimento de lâmpadas acesas em ambientes sem uso. Há, ainda, um coletor de lâmpadas usadas na recepção do prédio – extensivos aos demais condôminos – para que o descarte seja feito em local apropriado.

Água

Em se tratando do uso racional da água, todas as torneiras dos banheiros foram substituídas por torneiras com fechamento automático. No mês de março, houve a instalação de garrafa PET nas caixas de descarga dos banheiros da Central. Com essa ação, estima-se a redução de 600 ml de água por uso de cada descarga. Levando em consideração uma média de 15 descargas por dia, serão em média 9 litros de água economizada, 45 litros de água economizada na semana e 180 litros de água economizada no mês, em cada banheiro.

Pilhas e baterias

Por meio do projeto, foi disponibilizado um coletor de pilhas e baterias na recepção do prédio – também extensivo aos demais condôminos – para descarte dos materiais em local apropriado.

Sustentabilidade

Tendo como meta a eliminação do plástico no dia a dia, houve a substituição desse material por biodegradáveis. Além da priorização do uso de canecas de porcelana e copos de vidro, os copos de plástico, por exemplo, passaram a ser de papel. O mexedor de café de plástico foi trocado pelo modelo de madeira. Já os materiais gráficos do escritório passaram a ser impressos em papel ecológico.

Doações

Com o foco em causas sociais, a Unicred também passou a incentivar e receber doações diversas destinadas a diversos tipos de campanhas (roupas, agasalhos, brinquedos, entre outros). Para tanto, os interessados em fazer parte da corrente do bem podem deixar os materiais no hall do prédio, onde há um coletor. “Neste momento estamos recolhendo roupas, principalmente de frio, a serem destinadas à nossa instituição parceira”, ressalta Maida Sales.

Social

Em apoio aos trabalhos sociais, uma das ações organizadas pela Unicred tem sido a realização de visitas e entrega de doações às instituições, como o Novo Céu, onde a cooperativa também incentiva o voluntariado aos seus colaboradores.

Educação

Foram colocadas placas educativas em diversas áreas na UCM com intuito de conscientizar e incentivar boas práticas de ESG aos colaboradores. Nos computadores, por exemplo, há frases para desligar o equipamento quando não estiver em uso para evitar desperdício de energia e, também, placas para incentivar o uso consciente de impressoras.

“Ações educativas, redução de resíduos, utilização de fontes de energia renovável não apenas protegem o meio ambiente, mas também reduzem custos operacionais e aumentam a eficiência energética. Estamos satisfeitos com os primeiros resultados de nossas iniciativas”, enfatiza a diretora-superintendente da UCM, Carolina Ramos.