rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-c6-invest-bank-banco-digital-gisele-bundchen-(9)
super-inovador-varejo-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-abras-supermercado-gs1-brasil-em-codigo-1d-2d-(16)
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-avenue-connection-itau-jp-morgan-blackrock
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-ai-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-floripa-conecta-acate-sc-florianopolis-4

Pós-NRF´ 24 ABRAS aponta as principais tendências para o varejo alimentar

Pós-NRF´ 24 ABRAS aponta as principais tendências para o varejo alimentar

Com a participação de nomes importantes do setor, evento faz a aterrisagem dos principais pontos de atenção para empresários supermercadistas e da indústria

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou nesta terça-feira, 20, o seu tão evento aguardado, o PÓS-NRF´ 24. Uma oportunidade única e exclusiva para aqueles que não puderam comparecer ao NRF’s Big Show realizado em janeiro em Nova York, ficarem por dentro de tudo o que foi apresentado na cidade que nunca dorme.

Antes de dar início as apresentações dos palestrantes, o presidente da Abras, João Galassi, aproveitou o importante momento para prestar homenagem ao saudoso empresário Abilio Diniz. “O Abílio teve a capacidade de tirar o melhor da vida. Eu acho que quem tem essa capacidade, nesse momento, não deve ser lembrado por um minuto de silêncio, mas com uma salva de palmas”, declarou Galassi. E a plateia lotada acompanhou esta linda homenagem a este empresário e líder supermercadista que marcou o setor.

Seguindo a programação, o presidente da SBVC e sócio-diretor da BTR Consultoria, Eduardo Terra, iniciou a sua palestra mencionando que o grande assunto da última NRF foi a Inteligência Artificial, que norteou fortemente o evento, frisou a sua importância e o quão recente ainda ela é. “80% dos expositores falaram sobre inteligência artificial, e este é o segundo ano desta tecnologia. Lembrando que, no ano passado, estávamos há um mês de ChatGPT lançado, mas parece que tem uma década”, salientou Terra.

Além dessa tecnologia, comentou-se muito no evento sobre inflação, retail media, robôs, ESG e liderança. E mais, o Terra fez questão de pontuar o aprendizado que ele absorveu destes tempos em que visitou o evento estadunidense: “Nem tudo que passa pela NRF chega no varejo brasileiro, mas tudo que chegou no varejo brasileiro passou pela NRF”.

Logo na sequência, o fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, iniciou a sua palestra de forma brilhante e sinalizando ao público presente que o conteúdo está mudando a forma do consumidor comprar.

A China é um país que vem ditando estas tendências e regras, um fenômeno que vem acontecendo há pouco menos de dois anos. “Não é mais uma demanda racional, uma busca por necessidade que te faz comprar em uma loja, mas sim um estímulo que gera compra, e conteúdo é este estímulo. Conteúdo gera venda”, analisou Serrentino.

“Tik Tok não é apenas uma plataforma de dancinhas, é uma plataforma que vai virar um grande centro de compras”, comentou o fundador da Varese Retail.

As lojas físicas na China estão sendo usadas como espaço para criar live commerce, streamig, e, naquele País, eles estão levando os influenciadores e criadores para dentro deste espaço para gerar conteúdo e, consequentemente, venda. O que está acontecendo é uma convergência entre conteúdo, entretenimento, mídia e varejo.

“O varejo precisará fazer esta virada de chave cultural e organizacional, que é a verdadeira transformação que os negócios estão passando, e sair de uma atividade orientada a produtos e operações para ser orientada a dados e clientes. É preciso entender que para manter o negócio saudável é necessário atrair, reter, engajar e capturar valor dos clientes, em dimensão superior àquilo que custa trazê-los e mantê-los. É isso que vai dar a sustentabilidade ao negócio”, completou Alberto Serrentino.

Na sequência e como parte da programação da NRF’24, a primeira-dama da ABRAS, Virginia Galassi, recebeu das mãos do CEO da Cêpera, Decio Costa Filho, uma doação de R$ 77 mil para os Amigos do Bem, que foi entregue ao diretor institucional da entidade, Alceu Caldeira.O valor doado refere-se aos 77 anos de existência da empresa. “A relação de confiança da Cepêra com a ABRAS é um fator que valorizamos muito”, declarou Virginia.

Responsável por um trabalho único de educação, geração de trabalho e renda, entre outras atuações no sertão do nordeste brasileiro, o Amigos do Bem tem com a ABRAS um importante parceiro no desenvolvimento de suas atividades.

Virginia Galassi reforçou a importância da parceria entre os empresários supermercadistas e os Amigos do Bem, oferecendo os produtos da entidade em suas lojas. “As sacolas do Amigos do Bem geram renda para as famílias do sertão brasileiro. E a disponibilidade desse item nas lojas faz toda diferença”, comentou a primeira-dama da ABRAS.

Finalizando as apresentações, a advogada, empreendedora e Diretora Executiva da NL, especialista em tecnologia para o varejo, Grasiela Tesser, expôs outro tema bastante discutido na última edição da NRF, a Economia da Atenção. Entender esta nova forma de “moeda” é importante para entender o negócio em fazer sucesso.

Ao término do evento, tivemos um painel composto pelos líderes do setor varejista, com o presidente da ABRAS, João Galassi, o CEO da DM, Denis Correa, Presidente da Associação Goiana de Supermercados (AGOS), Sirlei Couto, o Presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra e o fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, fechando esse grande dia, que foi uma oportunidade única para adquirir insights valiosos, estabelecer parcerias estratégicas e de sucesso no varejo brasileiro.

https://superhiper.com.br/