Iniciativas do ecossistema de inovação do RS anunciam cooperação inédita
A Aliança Empresarial Norte-RS, Instituto Caldeira e Instituto Hélice, anunciam uma cooperação inédita no estado, unindo iniciativas de fomento à transformação da região metropolitana, serra e norte. A parceria será lançada durante o evento RS que Inova, realizado na próxima quinta-feira (23), às 16h, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre – com transmissão ao vivo no YouTube do Instituto Caldeira. Ao todo, são mais de 70 grandes empresas gaúchas vinculadas a estas iniciativas que acreditam na inovação como estratégia de crescimento atuando de forma colaborativa.
Além do anúncio, um painel mediado pelo jornalista Tulio Milman, com a participação dos empresários José Galló, Daniel Leipnitz, Marcos Boschetti e Daniel Randon, debate a importância destes movimentos e como o Rio Grande do Sul pode crescer a partir da inovação.
A diretora executiva da Aliança Empresarial Norte/RS e do hub de inovação da IMED, Márcia Capellari, acrescenta que o Rio Grande do Sul possui uma pujança além do capital financeiro. “Existe desejo de mudança, transformação e de colaboração. Nesse ínterim, Aliança Empresarial, Instituto Hélice e Instituto Caldeira conectam empresas, unidades de Pesquisa e Desenvolvimento, Universidades, governo e outros agentes privados se unem para construir um ambiente colaborativo e inovador, em que todos se empenham para construir experiências, crescer juntos e compartilhar resultados em comum, com base no relacionamento de confiança e na utilização de tecnologias para ampliar o potencial humano e inovador nas organizações e na sociedade como um todo”, observa.
“Esse encontro materializa a colaboração que vem acontecendo de forma constante dentro do ecossistema de inovação do RS. Celebra um novo capítulo na maneira como as inúmeras iniciativas de fomento à nova economia se relacionam e a importância da cooperação e do diálogo entre os diferentes atores que estão protagonizando o desenho de futuro do nosso estado”, pontua Pedro Freitas Valério, diretor-executivo do Instituto Caldeira.
“Acreditamos que um movimento conjunto entre institutos de inovação lança uma mensagem de colaboração para o público geral, que encontrará referências no estado quando falar desse tema. Além do fortalecimento destas iniciativas, serão realizadas ações conjuntas, como capacitações, missões internacionais e eventos, com oportunidades abertas para interessados em fazer parte deste movimento”, adianta Thomas Job, executivo do Instituto Hélice.
Saiba mais sobre as iniciativas
Aliança Empresarial Norte/RS
O programa Aliança Empresarial Norte/RS faz parte das ações do Hub de Inovação da IMED, idealizado para empreendedores e líderes de alta performance dos mais diferentes segmentos de mercado, que buscam impactar positivamente a vida das comunidades, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social, com foco na transformação cultural e digital para inovação no RS. Lançada oficialmente em novembro de 2020, a iniciativa reúne alguns dos principais players do segmento de varejo farmacêutico e de alimentos, metalmecânico, energia, agronegócios e saúde do Sul do Brasil: BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, Hospital Ortopédico, IMED, Metasa e Oniz Distribuidora.
Instituto Caldeira
Hub que reúne iniciativas e parceiros ligados a Nova Economia. Conectamos empresas, universidades, startups e diferentes interessados na transformação digital dos negócios e no fomento do ecossistema gaúcho. Uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 grandes empresas com o propósito de fazer transformações concretas e positivas no Rio Grande do Sul, promovendo a inovação, conectando todos que são apaixonados pelo tema.
Instituto Hélice
O Instituto Hélice representa organizações que acreditam que podem transformar o ecossistema de inovação na Serra Gaúcha. Juntamente com instituições de ensino e poder público, articula iniciativas que fomentem e consolidem o ecossistema de inovação. Para isso, oferece processos estruturados de inovação aberta para seus associados, proporcionando conexão com novas tecnologias para melhoria operacional, experiências para transformação cultural e oportunidades para novas receitas.