IBP abre inscrições para 2ª edição do Vitrine Tecnológica
O IBP, via área de relacionamento com associados e iUP, proporciona integração da indústria para desenvolvimento de soluções por startups e instituições de ensino
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Vitrine Tecnológica até o dia 31 de maio. Empresas e startups associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), mantenedores iUP e Instituições de Ensino e Ciência e Tecnologia podem se inscrever. O evento ocorrerá em 25 de junho, das 9h às 12h, na sede do IBP, no Rio de Janeiro. Contando com apoio do Instituto e de suas associadas, a iniciativa tem foco na visibilidade e conexão de tecnologias promissoras de Universidades, Instituições de Ciência e Startups para o desenvolvimento de soluções para atender as demandas e superar desafios do segmento de energia, petróleo e gás.
Cada evento do Vitrine Tecnológica oferecerá uma plataforma única para a exposição e discussão de soluções inovadoras. Nesta segunda edição, as temáticas serão:
Gerenciamento de mudanças: preservação de dados: avaliação de riscos e processos de monitoramento e controles ampliam a confiabilidade da gestão de mudanças. O desafio consiste em encontrar uma forma que unifique o atendimento aos requisitos legais e as necessidades das empresas, de forma que não comprometa a confiabilidade das informações e a comunicação com as partes interessadas.
Otimização de recrutamento de profissionais para a Industria de Óleo e Gás: grandes players do setor já sinalizaram que os prazos de mobilização para contratação em um mercado aquecido são cada vez mais curtos. Será necessário encontrar uma tecnologia especializada em recrutamento para O&G para diminuir o tempo na identificação de perfis aderentes ao mercado.
Solução para identificação de fadiga nos trabalhadores: a fadiga é um fator contribuinte relevante para muitos acidentes. A inovação terá que identificar causas – como exaustão mental, física ou aspectos de saúde e psicossociais –, que será essencial para proporcionar segurança institucional e pessoal para cada trabalhador.
Integração com público acadêmico
Na inscrição, os interessados podem utilizar slides com o objetivo de demonstrar um panorama geral da solução, o potencial de geração de lucro, principais diferenciais e o estágio do negócio. A partir disso, com base nas informações concedidas pelos inscritos, serão selecionados até cinco participantes por edição. Os selecionados deverão realizar uma apresentação oral (pitch) e dinâmica, com tempo máximo de 10 minutos, que atenda às 3 temáticas do evento, qualidade do projeto e relevância para a indústria e mercado.
“O Vitrine Tecnológica reforça a importância da colaboração no setor de O&G e Energia para impulsionar a inovação e promover o compartilhamento de conhecimento entre academia e indústria. É uma oportunidade única aos selecionados para apresentar suas ideias a um público significativo e relevante. O networking é um dos principais focos desta ação. Realizaremos mais duas edições similares do programa ao longo de 2024”, explica Melissa Fernandez, gerente de Tecnologia e Inovação do IBP. A 1ª edição do evento aconteceu no dia 30 de abril, na sede do IBP. Dos 75 projetos inscritos, cinco foram selecionados para apresentação: o programa “Desafios enfrentados em operações de Terminais”, da Honeywell.
A Universidade Federal de Campina Grande (PB), apresentou o projeto: “Qualificação de Barreiras Alternativas para Abandono Temporário de Poços”, ) para atender a temática “Tecnologias para otimização da gestão de estoque, distribuição e consumo de combustíveis no Brasil, projeto que foi uma das pesquisas vencedoras do “Prêmio Inventor 2024, da Petrobras. Além disso, a Pix Force mostrou seu projeto “Identificação de Corrosão e Pintura de Navios em Alto Mar”, bem como a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) apresentou o “Robô Autônomo de Inspeção e Manutenção Remota – RAIMAR” para atender aos desafios do tema “Aplicações de Robótica para Limpeza de Tanques de Armazenamento de Óleo, Identificação de Corrosão e Pintura de Navios em Alto Mar.”
A Baker Hugues ainda apresentou “IA empresarial para produção e otimização de cronograma” com foco na temática “Tecnologias para otimização da gestão de estoque, distribuição e consumo de combustíveis no Brasil”. “Nós esperamos que estes projetos tenham seu desenvolvimento comercial e proporcionem novos negócios e inovação para o mercado”, avalia Melissa.
Parabéns!