Bourbon Carlos Gomes: inspirado no conceito de arquitetura “uplifting”, o projeto de interiores propõe ambientes que promovem conforto e acolhimento. Foto: divulgação

Grupo Zaffari inaugura o Bourbon Shopping Carlos Gomes em Porto Alegre

O Bourbon Carlos Gomes abre oficialmente ao público no dia 30 de outubro, quinta-feira, às 10 horas, marcando a chegada de um novo centro de conveniência e lifestyle a Porto Alegre. O  empreendimento se destaca pelas inovações em arquitetura e pela excelência em serviços, com a proposta de ser um espaço inspirador para convívio, pausa, compras, conveniências, gastronomia, lazer e fitness. O projeto arquitetônico privilegia materiais orgânicos, vegetação, espaços abertos e iluminação natural.

Localizado na Avenida Carlos Gomes, um dos endereços mais nobres e principal eixo corporativo da cidade, o complexo multiúso combina arquitetura autoral com experiências de alto padrão em gastronomia e lazer, apresentando marcas inéditas no Rio Grande do Sul. Com 86.313m2 de área construída, o complexo reúne shopping, supermercado Zaffari e as torres de salas comerciais Z Tower e UMA Corporate, ambas com certificação LEED Platinum, referência mundial em eficiência energética e sustentabilidade.

O shopping possui 13.246m2 de área bruta locável (ABL), tendo 83% desta área já locada, e quase 60% entrando em operação na inauguração. O estacionamento do empreendimento conta com 1.288 vagas cobertas, com acessos pela Avenida Carlos Gomes e Rua Furriel Luiz Antônio de Vargas. O complexo também irá facilitar a caminhabilidade para os clientes e moradores da região, com acessos a pedestres pela Avenida Carlos Gomes, e pelas ruas Furriel Luiz Antônio de Vargas, Regente e Carvalho Monteiro. Para a circulação interna, o shopping oferece quatro esteiras rolantes, quatro escadas rolantes e elevadores que interligam os três níveis comerciais aos pavimentos dos estacionamentos.

PROJETO ARQUITETÔNICO

O Bourbon Carlos Gomes é o primeiro shopping de Porto Alegre com arquitetura de interiores assinada pelo renomado arquiteto Arthur Casas, que possui projetos em Tóquio, Paris, Lisboa e Nova York. O profissional está à frente do Studio Arthur Casas e é reconhecido por prêmios internacionais do World Architecture Festival, Best of Year, iF Design Award, Frame Awards, Red Dot Design Award, Leaf Awards e Architecture MasterPrize. O projeto arquitetônico do Bourbon Carlos Gomes é do escritório Pedro Gabriel e Bonini Arquitetura – PGBA, e o Tellini Vontobel Arquitetura assina o projeto paisagístico.

Inspirado no conceito de arquitetura “uplifting”, o projeto de interiores propõe ambientes que promovem conforto e acolhimento, atuando para aprimorar a vida de quem usa os espaços. Elementos naturais como pedras, madeira de bambu e vegetação exuberante se integram à iluminação natural, que flui por meio de extensas aberturas zenitais, ampliando a sensação de bem-estar.

O resultado é um espaço que combina elegância e praticidade, com áreas de descanso, mobiliário decorativo e infraestrutura técnica de última geração. A circulação é fluida e a ambientação privilegia o uso de materiais sustentáveis e a valorização da luz natural. A gastronomia do shopping será um dos grandes destaques do empreendimento, com seis restaurantes integrados a ambientes externos, além de uma praça de alimentação com 10 operações e mais de 360 lugares.

LOJA ÂNCORA

Com cerca de 2.500 m2, o Supermercado Zaffari apresenta projeto arquitetônico que espelha os elementos estéticos do shopping. A 43a operação de varejo do Grupo Zaffari dispõe de ampla iluminação natural, revestimentos inteligentes e traz alguns diferenciais da rede, como linhas especiais de alimentos, produtos preparados no panifício e rotisseria da própria unidade, cava de frios em espaço climatizado para o melhor fatiamento de fiambres e queijos, e exposição de carnes premium.

Além disso, as torres comerciais do complexo consolidam o seu papel como polo corporativo na região, com salas comerciais distribuídas em 5.613 m2, acesso pela Rua Furriel Luiz Antônio de Vargas, comunicação direta do seu átrio com o shopping e estacionamentos, e um porte-cochère junto à sua entrada principal. No 12o andar, estão localizadas as salas de reuniões, o auditório e um jardim suspenso para convivência, que é um elemento de destaque na fachada da torre. Com frente para a Avenida Carlos Gomes, a torre da UMA Corporate é composta por salas comerciais, auditório e área de convivência externa, além de também disponibilizar porte-cochère exclusivo na Avenida Carlos Gomes e acesso direto ao shopping.

A empresa começou a operar no segmento de shopping centers em 1991 e atualmente possui 14 empreendimentos, sendo 12 deles de bandeira Bourbon Shopping (11 unidades no Rio Grande do Sul e uma em São Paulo-SP); e mais 2, o Moinhos Shopping e o Shopping CenterLar, em Porto Alegre.

Por Almir Freitas

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