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Giro pela inovação com Gabriel Dias

Giro pela inovação com Gabriel Dias

Notícias Rápidas do mundo de inovação:

Como inovar no tradicional pastel e caldo de cana ?🤔: R$ 200 mil por mês, é valor que o empreendedor Bruno Guedes está faturando, inovando no tradicional pastel com caldo de cana. Bruno abriu a Pastelaria Di Fêra trazendo inovações como rodízio de caldo de cana e pastel com borda recheada. O negócio fica localizado em Santo André – SP e já está formatado como franquia, com expansão planejada para pelo menos mais 2 cidades nos próximos meses. É uma prova de que também da pra inovar com o ‘básico bem feito’. Será que tem rodízio de CaféZim com pão de queijo?! ☕ (PE&GN)

Grande impacto na ciência – Interesse por pós-graduação cai drasticamente no Brasil: Os programas de pós-graduação no Brasil estão passando por um momento complicado. O interesse dos estudantes por mestrados e doutorados caiu, devido à desvalorização das bolsas, mudanças no mercado de trabalho e a longa duração dos cursos. Em várias áreas, há mais vagas do que candidatos, e a pandemia só piorou a situação. Mesmo depois do fim da emergência sanitária, o número de formados em 2022 foi 13% menor do que em 2019. Impacto no futuro: A tendência é que a queda pelo interesse na pós-graduação afete a geração de pesquisas e inovação, além da falta de profissionais altamente qualificados no futuro, afetando a inovação e a competitividade das empresas. (Revista Pesquisa – FAPESP)

Dia mundial da tela azul ☠: Já imaginou como seria o mundo sem internet? Na última sexta-feira o mundo passou por um ‘apagão’ cibernético global que gerou um grande impacto em serviços bancários, hospitais, aeroportos e empresas. O apagão foi causado por uma atualização na CrowdStrike, serviço de segurança utilizado pela Microsoft, que teve falhas no serviço após o uptade. Ao que tudo parece, foi a maior falha cibernética da história, com mais de 8 milhões de computadores afetados no mundo. (BBC)

Reflexão: Imagine um mundo onde não exista internet, redes sociais, lojas online e serviços que mudam nossas vidas. Díficil né?! De qualquer forma (acreditamos) é um mundo distante de acontecer. Agora o que acontece de fato, são empresas que criam esse mesmo cenário para elas mesmo ao não inovar e aproveitar as oportunidades do digital.

Tendências de inovação que você deve se antenar:

O mercado de alimentação está mudando 🧪🍕: Alimentos saudáveis, mais esportes e preocupação com a saúde. Não é novidade que são temas cada vez mais buscados pelos consumidores. Nessa edição vamos falar sobre como o mercado de alimentação está mudando e quais oportunidades podem ser exploradas.

Crescimento do mercado de alimentos saudáveis: segundo a projeção da Euromonitor Internacional, o mercado de alimentos saudáveis no Brasil deve crescer 27% até 2025. Estima-se que quase metade da população brasileira (47%) começou a consumir produtos saudáveis nos últimos anos.

Nestlé anuncia linha de produtos congelados para usuários de Ozempic: Outro fato que mostra a mudança do mercado. A Nestlé anunciou recentemente a criação de uma linha específica de produtos para usuários de Ozempic, medicamento usado por diabéticos e para emagrecimento. A linha promete trazer uma variedade de nutrientes, como proteínas, vitamina A, potássio e cálcio, e também oferecerá opções sem glúten, disse a empresa em comunicado. Para se ter uma ideia do tamanho do mercado, nos EUA cerca de 12% dos adultos consomem o medicamento.

‘Alimentos tecnológicos’: Da série de alimentos produzidos com alta tecnologia em laboratório, dessa vez a startup Savor, apoiada por nada mais nada menos que Bill Gates, está desenvolvendo uma manteiga a base de CO2. Segundo a empresa o produto tem gosto de ‘verdadeira’ e pode contribuir para a redução da emissão de CO2 com a produção de derivados do leite. A tendência é que teremos muito mais produtos similares a derivados de animais porém produzidos através de tecnologias avançadas em laboratório.

Como isso afeta seu negócio e oportunidades a serem exploradas:

Com a mudança no hábito de consumo da população e o desenvolvimento de inovações na criação de novos produtos, é preciso ficar antenado nas oportunidades. Se você já tem ou atua em algum empresa do ramo de alimentação, uma boa oportunidade é criar novas linhas de receita com produtos saudáveis, seja na produção ou venda. Além disso, é importante ficar ligado nas startups que estão desenvolvendo novos produtos tecnológicos que podem ser boas opções para produtos saudáveis ou em mercados específicos como de restrição alimentar ou veganismo, por exemplo.

Tema da semana: Você tem explorado as oportunidades do digital?

Se uma empresa não está inserida no mundo digital, é fato que o prazo de validade dela é bem curto. Imaginamos coisas básicas como empresas que não aceitam cartão, que anotam suas finanças no caderno, que não tem redes sociais ou mesmo que não usam nenhuma tecnologia para nada (acredite se quiser, ainda existem rs), porém para além dessa visão ‘básica’, hoje vamos falar sobre como aproveitar de fato as oportunidades que o mundo digital traz para as organizações e subir o nível.

Explorar o mundo digital pode transformar qualquer negócio, seja aumentando as vendas com novos canais, aumentando a visibilidade, trasnformando a eficiência operacional ou entendendo melhor seu público mas acontece que na maioria dos casos as empresas não aproveitam de fato essas oportunidades, como por exemplo:

Muitas empresas investem grandes quantias em anúncios pagos no Google ou nas redes sociais para atrair clientes, mas não investem em treinar a equipe de atendimento para responder rapidamente e de forma eficaz.

Ter perfis nas redes sociais e não utilizá-los de forma eficaz é outro erro comum. Algumas empresas postam ocasionalmente, mas não respondem comentários ou mensagens diretas.

Empresas que adotam novas tecnologias, como CRMs ou sistemas de automação de marketing, mas não integram esses sistemas aos processos já existentes, acabam criando mais trabalho e frustração para seus funcionários.

Muitas empresas coletam uma quantidade enorme de dados dos clientes através de suas interações digitais, mas não utilizam essas informações para tomar decisões estratégicas.

Ter um site é crucial, mas muitos negócios têm sites desatualizados, lentos e que não são compatíveis com dispositivos móveis.

Para realmente aproveitar as oportunidades do digital, é fundamental pensar estrategicamente e investir em treinamento, infraestrutura e na mentalidade digital da equipe. Só assim sua empresa pode se manter competitiva e inovadora no mercado atual.

Lembre-se: o digital não é apenas um complemento ao seu negócio, mas uma parte essencial dele. Está na hora de subir o nível e explorar todas as oportunidades que o mundo digital tem a oferecer.