Essas 4 mulheres estão transformando o mercado de tecnologia e negócios no Brasil
Conheça as líderes que movem negócios nacionais e estão driblando desafios no país para ficar de olho O empreendedorismo feminino tem crescido cada vez mais no Brasil. Atualmente, as mulheres representam 45% dos empreendedores no país, o que significa que, 19 milhões são donas de seus negócios, de acordo com pesquisa realizada em parceria com o Sebrae. Apesar disso, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), que mapeou o perfil entre os fundadores de startups no país, somente 19,7% são mulheres, que também são a minoria em empresas de tecnologia.
Ana Carolina Gozzi é co-CEO do Compre & Alugue Agora, startup que conecta profissionais do setor com quem está buscando comprar, vender ou alugar imóveis, onde atua com gestão de pessoas e inovação. Formada em 2020 pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, ano em que iniciou sua carreira como Advogada. Em 2021, iniciou sua carreira no Compre & Alugue Agora como COO (Chief Operating Officer), atuando também no desenvolvimento de projetos inovadores da startup – agora, é co-CEO da empresa. Unindo inovação aos serviços do setor, a empresa também utiliza inteligência artificial para soluções da plataforma – dentre essas, está a criação de uma funcionalidade que desenvolve as descrições dos imóveis, solução inédita no mercado. Para este ano, a startup pretende lançar mais novidades no setor imobiliário.
Rafaela Cavalcanti, CEO e cofundadora da CloQ, fintech de impacto social que auxilia brasileiros a construírem um histórico de crédito positivo, seguro e estável por meio do nano-crédito. Formada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e Master na Vrije Universiteit Amsterdam, Rafaela é youth leader na UN SDSN e fellow do FMI e Cartier Women’s initiative. Em 2028, criou a CloQ com o intuito de auxiliar brasileiros a criarem um histórico de crédito positivo para melhorar a saúde financeira do público que recebe até dois salários mínimos, quase que esquecido pelas financeiras e bancos. A startup desenvolve análise de crédito inclusiva, independente de renda ou do score tradicional, simplifica o acesso para quem mais precisa.
Carolina Fernandes, também conhecida como Caru, é CEO e fundadora da Cubo Comunicação. Com mais de 20 anos de experiência, a executiva fundou a agência a partir de uma demanda vista no mercado latino-americano: muitas empresas tinham diversos fornecedores e nenhum ponto de contato na área de comunicação. A partir disso, amadureceu a ideia do negócio e, em 2016, a Cubo Comunicação surge como um ecossistema para ser o ponto focal das principais demandas vistas no setor. Hoje, a agência conta com colaboradores no Brasil, Argentina e Paraguai, e desenvolve soluções customizadas e personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente. Ela também é co-autora do livro “Mentalidade e Performance”, autora do livro e host do podcast “A Tecla SAP do Marketês”.
Manuella Curti, CEO da Europa Purificadores, empresa referência no setor de purificadores de água. Formada em Direito pela PUC-SP, com pós-graduação em Administração e Negócios pela Insper, a executiva está a frente da Europa Purificadores desde 2011. Manuella lidera a empresa com o objetivo de levar para as pessoas formas mais simples e sustentáveis de consumir e cuidar da água no dia a dia. A CEO da Europa também atua como conselheira do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), desde 2018, e da Sustainable Development & Water For All (SDW), startup brasileira, de impacto socioambiental, que busca levar desenvolvimento sustentáveis e saneamento para comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social. Pioneira no setor de purificadores de água, a Europa também aposta ações ESG como o programa Destino Consciente, que foca na economia circular para coletar refis usados, trocados anualmente, e transformar seus elementos filtrantes em novos produtos para contribuir com um planeta mais resiliente. |