A Bajaj acaba de apresentar novidades em seus modelos 160 cc e 200 cc 2025/2026, que chegam ainda mais completos, aumentando os diferenciais em relação à concorrência. A começar pelo nome, os dois modelos ganham a sigla NS (naked sport), denominação já utilizada pela marca em outros mercados, passando a se chamar Dominar NS 160 e Dominar NS 200.
Ambas ganharam painel digital completo, com a grande novidade da conectividade via bluetooth e acesso ao novo App Bajaj Ride Connect, que garante uma nova experiência na condução com diversas funcionalidades, inclusive de navegação. O aplicativo se conecta ao painel digital da moto, possibilitando acesso a chamadas, músicas, notificações e navegação curva-a-curva na tela. Além disso, o novo equipamento traz conta giros, indicador de marcha, indicador de combustível, relógio e computador de bordo com consumo médio e instantâneo, entre outras funções. Tudo com fácil visualização, para deixar a experiência de pilotagem mais prática e inteligente no dia a dia.
A Dominar NS 160 e a Dominar NS 200 ganharam também faróis full led, que agregam um visual ainda mais esportivo e melhoram a iluminação, além de entrada USB ao lado do painel e 3 modos de pilotagem: road, rain e offroad, item inédito na categoria, que atua adequando do motor e dos freios a cada uma das situações.
Protetores de motor, punhos retro iluminados e cavalete central também fazem parte da recheada lista de equipamentos de série destes modelos. Ou seja, a Bajaj ouviu os clientes e elevou as motocicletas que já se destacavam como as mais completas de suas categorias, a um outro patamar.
Outro destaque da Dominar NS 160 e da Dominar NS 200 são os 3 anos de garantia e o plano fixo no preço das revisões, o que garante tranquilidade ao proprietário.
Dominar NS 160: o melhor custo-benefício da categoria, agora ainda mais completo
Desde a primeira versão lançada no Brasil, a motocicleta de entrada da Bajaj se destaca por seu design moderno e excelente custo-benefício, sendo o modelo mais completo da categoria. E essa receita ficou ainda melhor, agregando os novos itens encontrados somente em modelos de cilindrada maior. O design, que já era arrojado, ganhou ainda mais destaque com os novos faróis full led e o painel digital é outro grande diferencial em relação à concorrência.
Mais um ponto forte do modelo é a posição de pilotagem, que oferece um bom encaixe para o piloto, independentemente da estatura.
A Dominar NS 160 segue com motor monocilíndrico SOHC de 160.3cc, refrigerado a óleo, que entrega 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,488 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm. A unidade motriz utiliza cabeçote com 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), com comando único de válvulas no cabeçote. É o motor mais potente da categoria, proporcionando uma aceleração rápida e retomadas vigorosas. Também dispõe de injeção eletrônica e sistema de ignição com duas velas.
O modelo vem equipado com tanque de 12 litros e câmbio de 5 marchas.
Outro aspecto positivo da Dominar 160 é o pacote ciclístico composto por chassi Perimetral, suspensão dianteira telescópica com garfo invertido e suspensão traseira monochoque com Nitrox, um reservatório de gás que ajuda a manter a performance mesmo em situações de uso mais severo.
Os freios têm assistência de ABS de duplo canal, com discos de 300 mm na dianteira e 230 mm na traseira. As rodas de 17 polegadas usam pneus nas medidas 100/80 e 130/70, conjunto que agrega agilidade e segurança nas mais diversas situações.
A Dominar NS 160 está disponível nas cores Vermelha (Cocktail Wine Red), Preta (Ebony Black), Branca (Pearl Metallic) e Cinza (Pewter Grey). O modelo chega à rede de concessionárias Bajaj ainda neste mês de abril, com preço público sugerido de R$ 17.900,00, com frete incluso.
Especificações técnicas da Dominar NS 160
|
Dominar NS 200: desenvolvida sob medida para o seu dia a dia e agora ainda mais completa
A Dominar NS 200 foi concebida sob medida para quem utiliza a motocicleta diariamente no trabalho ou como principal meio de deslocamento, mas se destaca por ser dotada de atributos encontrados somente em modelos superiores. O visual já arrojado, inspirado na irmã maior, a Dominar 400, ganhou ainda mais destaque com os novos faróis full led.
O pacote de equipamentos agora conta com painel digital completo, além da conectividade bluetooth via App Bajaj Ride Connect.
O motor da Dominar NS 200 é arrefecido a líquido, com 199,5 cm³ de capacidade volumétrica, 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape) e conta com a tecnologia DST-i, que utiliza três velas de ignição para aproveitar toda a mistura na combustão e melhorar seu desempenho. Esse motor é capaz de gerar 24 cv de potência máxima 9.750 rpm e 1,9 kgf.m de torque a 8.000 rpm, números que a colocam em destaque na categoria de 200 cc.
O modelo vem equipado com tanque de 12 litros e câmbio de 6 marchas. Como a sua irmã maior, a Dominar 400, o modelo usa garfo invertido na suspensão dianteira, e conta com a traseira monoamortecida, igualmente com reservatório de gás destacado do amortecedor. Já os freios têm assistência de ABS de duplo canal, com discos de 300 mm na dianteira (pneu 100/80-17) e 230 mm na traseira (130/70-17).
As rodas em liga leve com aro de 17 polegadas são montadas com pneus que também se alinham perfeitamente com as boas suspensões, reforçando a confiança na pilotagem em situações diversas.
A Bajaj Dominar NS 200 vem equipada também com cavalete central e rabeta com banco bipartido, com duas alças de alumínio para segurar, que proporciona conforto para a garupa.
A Dominar NS 200 chega nas cores Vermelha (Cocktail Wine Red), Preta (Ebony Black), Branca (Pearl Metallic) e Cinza (Pewter Grey). O modelo estará disponível na rede de concessionárias Bajaj ainda neste mês de abril, com preço público sugerido de R$ 20.900,00, com frete incluso.
Especificações técnicas da Dominar NS 200
|
Sobre a Bajaj do Brasil
Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria, em dezembro de 2022.
Em junho de 2024, a gigante indiana iniciou as operações de sua fábrica brasileira, localizada na cidade de Manaus (AM). A planta, que é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e conta com mais de 200 pessoas na operação, entre funcionários diretos e indiretos.
A unidade opera em regime CKD (Completely Knock Down, ou seja, completamente desmontada), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição.
Atualmente, os 4 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200, Dominar 250 e a Dominar 400, são montados na nova fábrica.
Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram emplacadas mais de 21.700 motocicletas da marca.
Em 2024, a marca triplicou a sua rede de concessionárias (em comparação com 2023) e seguirá em ritmo de expansão em 2025. Hoje são 38 endereços, localizados em Campinas (SP), com duas lojas; Guarulhos (SP); Jundiaí (SP); Piracicaba (SP); Ribeirão Preto (SP); Santo André (SP); Santos (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 5 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Juiz de Fora (MG); Rio de Janeiro (RJ); São João de Meriti (RJ); Vitória (ES); Campo Grande (MS); Goiânia (GO); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC); Itajaí (SC); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS); Belém (PA); Manaus (AM); Marabá (PA); Caruaru (PE); Fortaleza (CE); João Pessoa (PB); Arapiraca (AL); Maceió (AL); Mossoró (RN); Recife (PE); Feira de Santana (BA); Salvador (BA).
Sobre a Bajaj Auto Limited
Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.
A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 100 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.
A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.
O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.
Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.