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As estratégias de sustentabilidade corporativa aplicadas às empresas de tecnologia

As estratégias de sustentabilidade corporativa aplicadas às empresas de tecnologia

Anna Karina Pinto, Diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.

As estratégias de sustentabilidade corporativa aplicadas às empresas de tecnologia

As grandes companhias de tecnologia desempenham um papel significativo na sociedade moderna, não apenas impulsionando a inovação com o lançamento de produtos com tecnologia de ponta e Inteligência Artificial (IA), mas também moldando as tendências globais de comportamento e consumo. Dessa forma, à medida que a conscientização sobre as questões climáticas e ambientais aumenta, essas empresas também têm um importante papel ao assumir compromissos com o meio ambiente, implementando estratégias corporativas com foco em sustentabilidade e estimulando seus consumidores a adotarem hábitos positivos para o planeta.

Entre as estratégias corporativas que podem ser adotadas para contribuir com o meio ambiente, as empresas de tecnologia podem contar com ações relacionadas ao desenvolvimento de produtos com maior eficiência energética, uso da IA para otimização dos recursos e redução do desperdício, bem como a expansão da economia circular e uma melhor gestão de resíduos, seja estimulando os processos de reciclagem, a reutilização de materiais ou o prolongamento da vida útil dos produtos.

Um exemplo do impacto positivo alcançado com o estímulo à reciclagem é o programa de logística reversa da Samsung, conhecido como Samsung Recicla. A iniciativa implementada no Brasil em 2017 alcança, ano após anos, dados cada vez maiores de resíduos eletrônicos que são coletados e adequadamente destinados aos processos de reciclagem para serem reinseridos no mercado. Em 2023, o Samsung Recicla registrou um aumento de 115% no volume de resíduos eletrônicos coletados em comparação ao ano anterior, e prevê coletar mais de 14 mil toneladas de resíduos eletrônicos na América Latina este ano.

A aplicação de materiais reciclados em novos produtos de tecnologia também está no caminho de se tornar uma tendência no que diz respeito à produção de equipamentos mais sustentáveis baseados na economia circular. Atualmente, o mercado já conta com produtos desenvolvidos com componentes reciclados1 como plásticos provenientes de redes de pesca descartadas no oceano, barris de água e garrafas PET, além de alumínio e vidro reciclados. Alguns exemplos são os smartphones da linha Galaxy S24, que contam com cobalto reciclado na composição de suas baterias2, aço reciclado nos alto-falantes3 e poliuretano termoplástico (TPU) nas teclas laterais e de volume. As embalagens, também sustentáveis, chegam à casa do consumidor em caixas feitas de papel 100% reciclado.

Para estratégias de sustentabilidade que apresentem resultados concretos, é importante que as empresas trabalhem com metas desafiadoras e ao mesmo tempo realistas. Essas ações devem ter objetivos claros, como a redução da pegada de carbono, a economia de água e energia elétrica, e o uso de energias renováveis. Dentro desses exemplos, já se encontram no mercado eletrodomésticos capazes de otimizar a rotina das famílias, como máquinas de lavar que iniciam o ciclo de lavagem em horários de menor pico e geladeiras que monitoram o uso de energia para contribuir com a economia, além dos modelos de controle remoto que são alimentados por energia solar – reduzindo o descarte de pilhas no meio ambiente.

Para além das ações internas, incentivar o consumidor a trazer a sustentabilidade para a sua rotina também é um fator de diferença para o planeta. Pensando nisso, os consumidores Samsung podem trocar seus equipamentos antigos por cupons de desconto para adquirir um produto novo. Além disso, todas as lojas e centros de serviço da Samsung contam com urnas de coleta, que são espaços nos quais os consumidores podem depositar seus equipamentos eletrônicos de pequeno e médio porte que estejam quebrados ou sem uso. Fones de ouvido, baterias, relógios, celulares, tablets e carregadores são alguns exemplos do que pode ser descartado nas urnas. Já para o descarte de produtos de grande porte, como TVs e geladeiras, a iniciativa oferece retirada direto na residência do consumidor.

Com todas essas possibilidades de atuação, é fundamental que as empresas de tecnologia aproveitem seu potencial de contribuir com o meio ambiente por meio de estratégias e ações assertivas. Ao adotar estratégias corporativas centradas na sustentabilidade, essas empresas não apenas reduzem seu próprio impacto ambiental, como ainda encorajam seus consumidores e demais organizações a fazerem o mesmo. É com essa influência positiva que a sociedade deve adotar, em conjunto, hábitos de consumo cada vez mais saudáveis para o planeta: cada um fazendo a sua parte.

*Por Anna Karina Pinto


1 Os tipos de materiais reciclados incluem plásticos reciclados pós-consumo provenientes de redes de pesca descartadas, barris de água e garrafas PET, e alumínio reciclado prévio ao consumo proveniente de sucata descartada que foi gerada como subproduto durante a fabricação, além de vidro reciclado prévio ao consumo proveniente de resíduos de vidro descartados gerados como subproduto da fabricação de vidro.

2 As baterias do Galaxy S24 Ultra e Galaxy S24+ incluem um mínimo de 50% de cobalto reciclado pré e pós-consumo. A bateria do Galaxy S24 inclui um mínimo de 10% de cobalto reciclado pré e pós-consumo. As medidas acima são baseadas no peso.

3 Os alto-falantes da série Galaxy S24 incluem neodímio 100% reciclado pré e pós-consumo. As medidas acima são baseadas no peso. Os alto-falantes da série Galaxy S24 incluem um mínimo de 40% de aço reciclado pré e pós-consumo. As medidas acima são baseadas no peso.


Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics Co., Ltd. inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, eletrodomésticos, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED e oferece uma experiência conectada perfeita por meio do seu ecossistema SmartThings e da colaboração aberta com parceiros.