O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) é finalista do Templeton Freedom Award 2025, prêmio concedido pela Atlas Network a organizações de todo o mundo que se destacam na promoção da liberdade. O resultado será anunciado no evento Liberty Forum & Freedom Dinner, em Nova York (EUA), nos dias 12 e 13 de novembro. O presidente do IEE, Tiago Dinon Carpenedo, e o vice-presidente, Hugo Muller, representarão o Instituto.
Esta é a terceira vez que o IEE chega entre os finalistas do prestigiado prêmio – as duas anteriores foram em 2007 e 2017. A argumentação da Atlas Network para a escolha do IEE se baseia no propósito do Instituto em desenvolver líderes empresariais por meio de um programa baseado em liberdade, ética e princípios econômicos de livre mercado. Destaca ainda que ao longo de quatro décadas o IEE formou líderes empresariais cujas empresas geram mais de US$ 10 bilhões anualmente e empregam 85 mil pessoas.
“O Templeton Freedom Award é o prêmio mais relevante concedido pela Atlas Network, um think tank americano com atuação mundial. Por isso, nos sentimos honrados em ser um dos seis finalistas globais. É um reconhecimento do impacto da formação liberal do IEE no enfrentamento dos problemas da nossa sociedade. Mais do que nunca, fica evidente que a atuação de 40 anos baseada em princípios liberais sólidos se destaca inclusive em padrões internacionais. Seguiremos fortalecendo nosso propósito e contribuindo para a liberdade no Brasil”, afirma o presidente do IEE.
“Um pilar da estratégia do IEE é o Fórum da Liberdade, lançado em 1988 e reconhecido pela Forbes como o maior fórum da América Latina para o debate de ideias. Realizado anualmente, o evento de dois dias é encabeçado por líderes globais, incluindo ganhadores do Prêmio Nobel, chefes de Estado e intelectuais renomados, para discutir temas como economia, sustentabilidade, liberdade de expressão e geopolítica”, aponta a Atlas Network.
O Templeton Freedom Award é realizado desde 2004 e homenageia o investidor e filantropo Sir John Templeton (1912-2008). Ele fez fortuna no mercado financeiro, mas sempre pregou por uma vida simples. Em 1987, contribuiu com uma quantidade considerável de seus bens para a criação da Fundação John Templeton, coroando a sua trajetória como filantropo.
A premiação total concedida este ano pelo Templeton Freedom Award chega a US$ 370 mil, incluindo os destaques regionais. Ao lado do IEE, participam outros cinco finalistas.
Sobre o IEE
O IEE é uma instituição civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários, fundada em Porto Alegre em 1984 e que organiza o Fórum da Liberdade anualmente. O Instituto tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de livre iniciativa e liberdades individuais.
Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.