Presidente da Atitus, Eduardo Capellari (E) assinou a renovação da parceria ao lado dos professores William Weber Cecconello, do CogJus, e Leandro Caletti, diretor da Escola de Direito da Atitus

Atitus: Direito renova parceria com Universidade de Oslo

Projeto visa aprimorar, padronizar e difundir técnicas de entrevistas investigativas no Brasil

A Escola de Direito da Atitus Educação renovou o convênio com o Centro Norueguês de Direitos Humanos da Universidade de Oslo para capacitar policiais brasileiros na técnica de Entrevista Investigativa. A parceria, vigente até 2026, visa fortalecer investigações criminais alinhadas aos padrões internacionais de direitos humanos.

Coordenado pelo professor William Weber Cecconello, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cognição e Justiça (CogJus), do Centro de Conhecimento em Direito, Democracia e Tecnologia, executa o projeto no Brasil.

Em 2024, o CogJus apoiou 15 instrutores na difusão das técnicas e formou 121 oficiais na identificação de testemunhas oculares, além de capacitar recrutas policiais.

“A troca de conhecimentos e a capacitação contínua são pilares fundamentais para transformar práticas e fortalecer instituições. Ao substituir métodos ultrapassados por abordagens científicas e humanizadas, damos passos concretos na construção de um sistema mais justo e confiável”, declara Cecconello.

Diretor da Escola de Direito da Atitus, Leandro Caletti destaca os dois principais avanços a partir da parceria para a instituição, seus alunos e colaboradores:

“Além de consolidar o Centro de Conhecimento em Direito, Democracia e Tecnologia como produtor de soluções concretas e atuais em segurança pública e no respeito aos direitos humanos, a renovação reforça a decisão da Escola de Direito da Atitus por uma internacionalização estratégica, efetiva e vocacionada a parceiros internacionais verdadeiramente relevantes”, avalia Caletti.

O projeto também consolidou a cooperação com o Ministério da Justiça, promovendo um seminário nacional com apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Nos próximos dois anos, o programa ampliará seu alcance. Em 2025, serão treinados mais cinco instrutores, totalizando 24 até 2026. O treinamento de recrutas policiais também crescerá, capacitando 800 novos profissionais até o final do projeto. O número de oficiais treinados para investigações complexas aumentará de 19, em 2024, para 100 até 2026. A formação em identificação de testemunhas oculares será expandida, atingindo 200 profissionais especializados até 2026.

A colaboração com o Ministério da Justiça continuará a crescer. Em 2025, a meta é integrar as técnicas investigativas nos currículos das academias de polícia em todos os estados brasileiros. O objetivo final é que a entrevista investigativa seja adotada como método padrão no Brasil.

A renovação da parceria reafirma o compromisso da Atitus com um sistema de justiça mais eficaz e transparente. Com a expansão das capacitações até 2026, espera-se que mais policiais estejam preparados para investigações baseadas em evidências e respeito aos direitos humanos. O futuro da segurança pública passa pelo conhecimento, e a Atitus segue liderando essa transformação.

Crédito da imagem: Eduarda Ricci Perin
Escrito por: Caue Fonseca

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.