cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil

Semana Caldeira: Inteligência Artificial e obsessão por agradar clientes na pauta do debate entre AWS e Gerdau

Inteligência Artificial e obsessão por agradar clientes na pauta do debate entre AWS e Gerdau

A Semana Caldeira segue sendo um espaço vibrante de reflexão e discussão sobre como os empreendedores e empresas podem navegar em tempos de constantes mudanças. Com essa temática em mente, Daniel da Rocha Rodrigues, arquiteto de dados e analytics da Gerdau, e Rodrigo Madeira, representante da AWS e embaixador da cultura da inovação da Amazon, participaram na tarde desta quarta-feira (25) do painel Caldeira Talks – Revolução digital: Como a IA está moldando o Futuro da Indústria, que debateu a importância e as diferentes maneiras de utilizar o IA em diferentes empresas.

O foco? A cultura da inovação na Amazon e como eles conseguiram auxiliar a Gerdau na implementação de IA em sua operação. “Queremos inspirar quem está na plateia, pois é uma oportunidade que qualquer empresa pode explorar junto com a gente”, exalta Rodrigo.

Os líderes contaram um pouco da parceria entre Gerdau e AWS, que iniciou em 2018 com a implementação da Inteligência Artificial na siderúrgica com a missão de ajudar a acelerar a tomada de decisões. “Criamos os primeiros modelos de Inteligência Artificial e, em 2019, fizemos uma fundação para melhorar a qualidade destes dados. Depois disso, fomos criando diversos tipos de modelos, para atender diversas áreas e pilares de negócio dentro da Gerdau”, conta Madeira.

Para esse projeto, a Gerdau criou uma célula que cuida das questões problemáticas de negócio e analisa, rapidamente, se é possível resolver através da IA.  Um projeto importante é a Data4all, programa da Gerdau focado na formação em dados totalmente gratuito e voltado para pessoas autodeclaradas pardas e pretas. A ideia é ministrar dois cursos focados em IA Generativa e prompts para o chat GPT.

“A Gerdau entende que essa mudança de cultura é responsabilidade de todos. É uma plataforma totalmente gratuita e qualquer um pode se beneficiar. É para a comunidade se desenvolver”, explica  Rodrigues.

Mas, e como lidar com as eventuais falhas da IA Generativa? “Esse é um problema da IA. Ela vai aprender com tudo, sejam notícias verdadeiras ou fake news que estão na internet. Nesse caso aqui, a base da aprendizagem são conhecimentos e normas técnicas internas, são matérias que a própria empresa desenvolveu, então isso minimiza os problemas”, explicou Madeira, após um questionamento da plateia.

Obsessão por agradar o cliente

O gestor da AWS aproveitou o encontro para  falar um pouco da cultura da inovação dentro da Amazon e como ela impacta o modelo de negócio de uma das maiores empresas do planeta.

“Na Amazon, enxergamos a inovação em três grandes pilares. O primeiro deles são os modelos mentais, que são um conjunto de crenças que servem como lentes, que é como eu vou enxergar o mundo ao meu redor e como eu vou agir a partir deles. O segundo pilar são os comportamentos e o terceiro são os artefatos. Então tem o modelo mental, que a partir dele eu opero de certa forma e a partir disto eu acabo gerando artefatos. Se eu fosse resumir a cultura de inovação da Amazon seria através destes três pilares”, diz.

Essa visão, aliada à obsessão por agradar o cliente, fez com que a Amazon criasse um mecanismo chamado “working backwards”. Segundo ele, foi assim que a empresa criou seus produtos de maior sucesso, como o Kindle e a Alexa. “Através das demandas dos clientes, trabalhamos de trás para frente e encontramos soluções”.

A Semana Caldeira conta com patrocinadores e apoiadores que nos ajudaram a tornar possível esses cinco dias de muito conteúdo e conexões. São eles:

Patrocinadores

Rio Grande: Banrisul

Master: Alura+Fiap, Dell, Gerdau, Meta e Vulcabras

Apoiadores

A-players, Dufrio, Delta Global, IEL, Ingram, Grilo, Grupo Zaffari, Mercado Bitcoin, Paim, Renner Startups, Samsung ads, SebraeX, SLC Agrícola, TKE, Banco Topázio, Unifertil, Unimed, Vipal

Media Partner

RBS

https://institutocaldeira.org.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.