cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
rede-brasil-inovador-south-summit-brazil-innovation-inovacao-esg-ai-ia-ecossistema-startups-media-partner-aldo-cargnelutti-ceo-16
Iniciativa pioneira, Titans Lab conecta educação, inovação e impacto socioeconômico e visa potencializar startups universitárias. Foto: divulgação

UniBH vai investir em startups de seus alunos através do programa Titans Lab

O UniBH, integrante do maior e mais inovador ecossistema de educação para o Brasil: o Ecossistema Ânima, lança o Titans Lab, programa potencializador de startups fundadas por estudantes universitários.

A iniciativa faz parte de um projeto nacional com aporte inicial de R$ 3 milhões para cinco estados do país: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Em Minas Gerais, o investimento deverá ser em, pelo menos, cinco startups criadas pelos estudantes do UniBH, de acordo com os critérios de seleção.

Com o objetivo de transformar ideias criativas em startups de sucesso, o Titans Lab nasce com um diferencial audacioso: potencializar iniciativas ao ponto de retornar aos estudantes um valor no mínimo equivalente ao investimento que fizeram em sua formação acadêmica. Segundo o diretor do UniBH, Guilherme Guerra, trata-se de uma iniciativa pioneira que conecta educação, inovação e impacto socioeconômico.

“Essa é uma iniciativa que nos coloca mais uma vez na vanguarda, confiantes no futuro e que mostra o quanto confiamos nos nossos estudantes e no poder da educação de qualidade. O UniBH tem no seu DNA a inovação e o Titans Lab é mais do que um programa de aceleração; é uma plataforma para que nossos alunos conquistem ainda mais”, afirma.

O Titans Lab é voltado a estudantes a partir do quarto período de graduação, presencial e semipresencial, e grupos de dois a cinco alunos, que podem convidar até três professores para participação e devem contar com o apoio de mentores especialistas nesse tipo de empreendimento. O programa é estruturado em três etapas principais: criar, acelerar e alavancar, cada uma planejada para guiar os participantes ao longo de sua jornada empreendedora. Quando estabelecidas, 20% do capital das startups será destinado ao fundo Ânima, sendo que 5% pode ser destinado aos professores participantes, tornando-os sócios investidores condicionados às entregas.

Na primeira etapa, os estudantes de graduação poderão inscrever suas ideias no programa. Os projetos passarão por um processo de seleção que inclui o envio de um formulário detalhado, apresentação de um vídeo pitch e respostas a questões-chave sobre a proposta, como o problema que busca resolver e o diferencial do negócio. A avaliação será realizada por um comitê formado por empreendedores locais, professores e especialistas da Ânima Educação.

As startups aprovadas nesta fase serão agrupadas por afinidades e começarão a desenvolver seus projetos sob a orientação de especialistas e professores, que atuarão como sócios e conselheiros.

Na etapa “Acelerar”, as startups selecionadas avançam para uma fase de aceleração, onde recebem suporte intensivo para desenvolver, testar e validar suas soluções. Com acesso à infraestrutura de ponta – como espaços de coworking, laboratórios, softwares e equipamentos – e a um vasto networking de empreendedores e parceiros estratégicos, os participantes terão todas as condições para transformar ideias em negócios sólidos.

O programa também inclui bootcamps imersivos, onde os participantes poderão aprofundar conhecimentos práticos, interagir com fundadores de startups de sucesso e desenvolver habilidades essenciais, como gestão, liderança e governança corporativa.

Na fase final “Alavancar”, as startups estarão prontas para crescer e se consolidar no mercado. O Titans Lab fornece suporte para o desenho da estrutura organizacional, ajuda na busca por novos investidores e promove o acesso a eventos e rodadas de negócios. Além disso, um acompanhamento contínuo garante que os projetos possam evoluir e superar desafios mesmo após a conclusão do programa.

“Educação não tem preço, tem valor. Temos certeza de que o Titans Lab irá criar um ciclo de sucesso que beneficia não apenas os estudantes, mas também o empreendedorismo do Estado”, complementa Guerra.

Sobre o UniBH

Prestes a completar 61 anos de fundação, o UniBH alia tradição e inovação acadêmica, fazendo parte do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Reconhecido pelo MEC como o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte, a instituição oferece mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação e investe constantemente em melhorias no ensino, reforçando a educação transdisciplinar, focada no desenvolvimento de profissionais do futuro.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 358 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 550 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

rede@brasilinovador.com.br

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe enviando o seu material.

Aldo Cargnelutti

rede@brasilinovador.com.br

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe enviando o seu material.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.