Festival de inovação e empreendedorismo do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS é gratuito e aberto ao público

Tecnopuc Experience no dia 30.10.25 na PUCRS em Porto Alegre

O Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS está em contagem regressiva para o seu principal evento do ano: o Tecnopuc Experience, que chega à 8ª edição em 2025. O evento será realizado no dia 30 de outubro, a partir das 9 horas, em diversos espaços do Parque. As inscrições são gratuitas, abertas ao público e podem ser feitas pelo site do evento (https://www.pucrs.br/tecnopucexperience/).

O Tecnopuc Experience é um festival de inovação e empreendedorismo que faz parte da Semana Acadêmica Integrada da PUCRS, proporcionando aos participantes uma imersão focada em tecnologia, ciência, negócios e impacto em um dos ambientes de inovação mais reconhecidos Brasil afora – em 2025, o Tecnopuc ficou com o primeiro lugar no Global Triple E Awards, uma premiação europeia voltada a iniciativas de inovação, empreendedorismo e ESG de universidades ao redor do mundo.

Com cerca de 2 mil pessoas inscritas até o momento, o Tecnopuc Experience 2025 busca reunir a comunidade do Parque e entusiastas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo de diferentes regiões do Estado e do Brasil, consolidando a tendência de crescimento do público externo ao Parque, observada nos últimos anos. De acordo com a organização, esse fato reforça o evento como uma vitrine nacional e internacional do Parque, fato que se concretizou em parcerias importantes para a edição de 2025. “Além do apoio das organizações residentes, renovamos a parceria com Finep e o CNPq, parceiros externos de grande relevância que ampliam o alcance e a qualidade das discussões com convidados nacionais. Também intensificamos as experiências que aproximam ciência e mercado. Este ano, um dos grandes destaques é o número recorde de palestrantes internacionais”, destaca Daniela Carrion, coordenadora de Relacionamento e Novos Negócios do Tecnopuc.

Programação

Nesta edição, a programação está estruturada em seis trilhas de conhecimento – Criatividade, Pessoas, Impacto, Ecossistema, Ciência ao Mercado e Startups – que ocupam simultaneamente nove palcos. Entre os speakers estão representantes da ciência, como Pierre Lévy (pesquisador francês da cibercultura) e Luiz Henrique Catalani (Inova USP); do mercado, como Breno Renato Strüssmann (Mercur) e Grazi Mendes (Thoughtworks); do empreendedorismo, como Ana Helena Ulbrich (co-fundadora da NoHarm.ai, presente na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em IA em 2025, pela revista Time); e da área de investimentos, como Claudio Gastal (presidente do Badesul).

O público também poderá visitar a Feira de Tecnologia – espaço de exposição de soluções para diferentes desafios do mercado que estão sendo desenvolvidas no Tecnopuc e em ambientes parceiros, interagir com ativações de marcas parceiras e aproveitar a programação cultural. Após realizar a inscrição, é possível conferir a programação completa e criar uma agenda personalizada no aplicativo Eventos PUCRS – disponível para download neste site: https://eventospucrs.yazo.app.br/app-links. Além das atividades presenciais, o evento contará com programação exclusiva no canal do Youtube do Tecnopuc e cobertura pelas redes sociais e site do Tecnopuc.

Consolidado como um dos principais eventos nacionais de inovação e empreendedorismo, o Tecnopuc Experience se destaca por promover conexões entre empresas, startups, universidades e o público em geral. “A melhor forma de aproveitar o evento é vir com a mente aberta, o cartão de visitas na mão e a disposição para explorar assuntos fora da sua área, porque muitas vezes a inovação nasce das interseções e da multidisciplinaridade. No fim, o principal objetivo é gerar conexões que se transformem em colaboração,” conclui Daniela Carrion.

A 8ª edição do Tecnopuc Experience conta com parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e apoio de Sebrae, Rede RS Startup, HPE, Banrisul, Cluster Games RS, Fapergs, Zabbix, TIC LAB, TIC em Trilhas, Anprotec, Sistema FIEB, Senai/Cimatec, Dopster, ABGi, AGS, Legacy e Master Hotéis.

Serviço

Tecnopuc Experience 2025 

Data: 30 de outubro, das 9h às 19h15

Local: Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 Partenon – Porto Alegre / RS)

Inscrições: gratuitas em https://www.pucrs.br/tecnopucexperience/

Tecnopuc
O Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – é um ecossistema global de inovação que transforma a sociedade por meio do conhecimento aplicado em negócios inovadores e de impacto ambiental, social e econômico. Atua em quatro áreas: indústria criativa, tecnologia da informação e comunicação, ciências da vida e energia e meio ambiente. Abriga mais de 300 organizações e 6,5 mil pessoas, conectadas a mais de 150 ambientes de inovação pelo mundo.


PROGRAMAÇÃO

CRIATIVIDADE | PALCO ARENA SOUTH SUMMIT (PRÉDIO 95A – TÉRREO)

Com curadoria do Cluster Games RS, este é um palco para impulsionar os games do Rio Grande do Sul. Nele, você vai conhecer como esse ecossistema se articula e poderá se conectar com empreendedores responsáveis por cases da área.

09h30 às 10h15
Jogando juntos: O papel do Sebrae no apoio ao ecossistema nacional de games
Com Carolina Ferreira Niederauer (Sebrae RS), Eúde do Amor Cornélio (Sebrae Nacional), Martha Alvarez Lopes (Sebrae SP) e Thêmis Monteiro Mendonça Pacheco (Sebrae Alagoas)
Mesa redonda com gestores de diferentes ecossistemas de games no Brasil, discutindo o papel dos clusters e associações na conexão de empresas, na qualificação de talentos e na criação de políticas públicas que fortaleçam a indústria de forma regionalizada.

10h30 às 11h15
A força coletiva dos ecossistemas de games
Com Eduardo Pras (ADJogosRS)Márcio Filho (ACJOGOS-RJ), Milena Cherutti (ADJogosRS) e Thiago Santos Cortez Filho (ACJogos-AL)
Painel com diretores da ADJogosRS e representantes de outras associações, explorando a importância do associativismo para a indústria de games. A discussão abordará a troca de experiências, o fortalecimento mútuo e a representatividade do setor como um todo no cenário nacional e internacional.

11h30 às 12h15
Cluster GameRS: Aprendizados de três anos conectando o ecossistema gaúcho
Com Cristiano Max Pereira Pinheiro (PUCRS), Milena Cherutti (ADJogosRS) e Thomás Czrnhak (Cluster GameRS)
Painel de encerramento do ciclo do Cluster GameRS. Os líderes do projeto apresentarão um panorama dos três anos de atuação, detalhando as principais ações realizadas, os aprendizados estratégicos e o impacto direto no crescimento e na capacitação das empresas associadas. Uma prestação de contas que mostra como a força da colaboração transformou a indústria regional.

13h30 às 14h15
Design as an agent of transformation in the Cultural and Creative Industries
Com André Conti (Università di Bologna) e Elena Vai (Centro di Ricerca sulle Industrie Culturali e Creative – Università di Bologna)
Palestra com a pesquisadora italiana Elena Vai que trará uma perspectiva internacional sobre como o design é um motor de inovação e como ele pode ser aplicado para criar experiências únicas e estratégias de sucesso no desenvolvimento de jogos e em outras indústrias criativas.
A palestra será ministrada em italiano, com tradução simultânea para português.

14h30 às 15h15
Do campus ao mercado: O papel das universidades no futuro da indústria de games
Com Eduardo Müller (Feevale), João Ricardo Bittencourt (Unisinos), Marcelo Cohen (PUCRS) e Marcelo Fardo (UCS)
Painel com representantes de universidades gaúchas discutindo a importância do ensino especializado em games. A conversa abordará a formação de talentos, a pesquisa e o papel dos parques tecnológicos e das incubadoras na ponte entre o ambiente acadêmico e o mercado.

15h30 às 16h15
Game as Brand: Development & marketing for competitive advantage
Com Patryk Grzeszczuk (AKAW/Sublet Games)
Com a experiência de quem liderou campanhas para marcas reconhecidas no mundo todo, o especialista polonês compartilhará insights sobre branding, marketing estratégico e a importância de um posicionamento internacional para games, mostrando como uma marca forte pode ser um diferencial competitivo. A palestra terá tradução simultânea para português

16h30 às 17h15
Games, publicidade e o poder das marcas
Com Carlos Tevo Farneda (HOC – House of Creativity), Felipe Bello (Little Devil Company) e Guilherme Gonçalves (Hermit Crab)
O painel trará o case da Hermit Crab e explorará a interseção entre o desenvolvimento de jogos e o setor de publicidade. O debate focará em como a tecnologia de games e a narrativa dos jogos podem ser usadas para criar experiências de marca imersivas e inesquecíveis.

17h30 às 18h15
Do audiovisual aos games: Tecnologia, narrativa e o sucesso do Mágico de Oz e The Last of Us
Com Marcelo Figueiredo (Radioativa Game Sounds), Marcelo Lacerda (Magnopus) e Pedro de Lima Marques (Forno FX)
Painel que conectará o universo dos games com o audiovisual, discutindo como a tecnologia e a narrativa se integram. Com os cases de Mágico de Oz e The Last of Us, os convidados explorarão o processo criativo por trás de trilhas sonoras e efeitos que transformaram produtos culturais em fenômenos globais.

18h30 às 19h15
L’intelligence humaine, secret de l’intelligence artificielle
Com Pierre Lévy (Universidade de Montreal)
Palestra de encerramento com um dos grandes pensadores da cibercultura. A apresentação fará uma reflexão sobre como as tecnologias digitais, a inteligência coletiva e a própria cultura de games estão moldando o futuro da sociedade, da criação e da inovação.
A palestra será ministrada em francês, com tradução simultânea para português.

CRIATIVIDADE | PALCO CRIALAB (PRÉDIO 97A – 2º ANDAR)

Pensar e praticar a criatividade. Em tempos de tecnologias avançadas, este palco se propõe a provocar reflexões sobre o processo criativo e apresentar como criatividade se materializa no Tecnopuc a partir do Design para Inovação. 

09h30 às 10h15
Colaboração para a inovação nos negócios: O open source empresarial
Com Gabriel Goltz (2Cloud) e Luciano Alves (Zabbix)
O avanço das tecnologias abertas, da computação em nuvem e da inteligência artificial está transformando profundamente o modo como as empresas desenvolvem e entregam resultados. O cenário corporativo também tem demonstrado que é possível desenvolver negócios colaborativos e sustentáveis ao longo dos anos. Um exemplo é o open source empresarial. Neste bate-papo, Luciano Alves, CEO da Zabbix Latam e Gabriel Goltz, Founder & CEO da 2Cloud, discutem como o cenário de negócios na tecnologia tem se potencializado através de olhares mais colaborativos, escaláveis e orientados a dados.  

10h30 às 11h15
Ética e criatividade na era da IA
Com Alan Santos (HP) e Nythamar de Oliveira Jr (PUCRS)
A inteligência artificial vem desafiando nossos entendimentos sobre autoria, originalidade e responsabilidade. O que significa criar quando máquinas também produzem? Como equilibrar a potência dos algoritmos com os limites éticos e humanos da inovação? Neste painel, o diálogo entre Alan Santos, diretor de P&D da HP, e Nythamar de Oliveira, filósofo e coordenador da Rede de IA Ética e Segura (RAIES), aproxima perspectivas complementares para pensar o papel humano na era dos sistemas inteligentes.

11h30 às 12h15
Colaboração e inovação em iniciativas da Economia Criativa
Com Adriana Boff (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS), Gabriel Cevallos (Festival Kino Beat) e Ricardo Barberena (PUCRS)
O painel propõe uma reflexão sobre inciativas culturais e suas curadorias como agente propositivo, colaborativo e promotor de cidadania e impacto através da criatividade, destacando como práticas culturais podem se tornar exemplos de conexão e reflexão multidisciplinar, conectando profissionais criativos, instituições e públicos em diferentes formatos – perenes ou temporários, públicos ou privados, itinerantes ou fixos –  e integrando diferentes linguagens e contextos. A partir das experiências de equipamentos culturais com vocações distintas como institutos, museus e festivais, serão discutidas as oportunidades e limitações impostas pelas suas particularidades, apontando caminhos possíveis para a inovação, a criação coletiva e a expansão das redes culturais.

12h30 às 13h15
Mindfulness: Atenção plena na gestão
Com Francisco Lumertz (ADCE POA)
Nesta vivência, vamos explorar como o mindfulness pode fortalecer a gestão, promovendo maior consciência sobre o “eu no contexto”, os valores que orientam as decisões e as ações de compromisso que evitam o retrabalho. A atividade também apresenta as seis estratégias essenciais para lidar com o estresse, baseadas na Teoria Cognitivo-Comportamental, ajudando participantes a cultivar presença, aceitação e foco no que realmente pode ser transformado. 

13h30 às 14h15
Por que os CEOs estão buscando a Filosofia?
Com Leonardo Franke Gonçalves (Nova Acrópole)
Em um mundo cada vez mais complexo e tecnológico, líderes de empresas têm redescoberto na Filosofia um caminho para desenvolver pensamento crítico, clareza ética e visão de longo prazo. O encontro propõe reflexões sobre ideias atemporais que ajudam a tomar decisões mais humanas, conscientes e estratégicas – qualidades essenciais não apenas para liderar negócios, mas para liderar a si mesmo.

14h30 às 15h15
Crialab Convida: Inovação orientada pelo Design em Saúde
Com Carmo Requejo (Nacar Design – Barcelona), Melissa Streck (Dell) e Móises Hansen (Valkiria Inteligência Criativa)
O painel explora como o Design pode orientar processos de inovação em Saúde, unindo criatividade, empatia e colaboração. A proposta é refletir sobre como soluções centradas nas pessoas podem transformar práticas, produtos e experiências de cuidado.

15h30 às 16h15
Do Palpite ao impacto: O segredo por trás de soluções que funcionam
Com Carmo Requejo (Nacar Design – Barcelona)
Por trás de cada produto ou serviço há sempre alguém tentando resolver um problema, atingir um objetivo ou viver uma experiência melhor. Muitos projetos nascem de boas ideias — e de muita paixão. Mas entre a ideia e o sucesso existe um passo crucial: saber se as pessoas realmente precisam, compreendem e valorizam o que estamos criando. O Experience Design e a User Research ajudam a transformar intuições em certezas, revelando o que é relevante, desejável e viável antes de lançar no mercado. Investir em UX não é apenas uma questão de design, é uma decisão estratégica. Quando compreendemos profundamente as pessoas que usam os nossos produtos, conseguimos reduzir riscos, aumentar adoção e criar soluções que geram valor real. Neste talk, mostramos como transformar insights em experiências significativas e negócios com propósito, aumentando as hipóteses de sucesso e gerando impacto real tanto para as pessoas quanto para o negócio.

16h30 às 17h15
Crialab Convida: Design em projetos de Inovação Corporativa
Com Alessandra Guglieri (DB), Aron Krause (Estúdio Nômade) e StellSapper (Tecnopuc Crialab)
Reunindo convidados de diferentes contextos, o painel propõe uma conversa sobre como o Design pode potencializar iniciativas de inovação em grandes empresas, conectando metodologias, estratégias corporativas e práticas acadêmicas.

17h30 às 18h15
Novos Fluxos: Criatividade e Inovação na mobilidade
Com Eduardo Campos Pellanda (PUCRS), Hélgio Trindade Filho (Digicon S.A.) e Igor Soares (Grupo Indigo)
O painel explora como cidades podem ser laboratórios de experimentação viva, nos quais inovação aberta e colaboração corporativa se unem para repensar os fluxos e experiências da mobilidade urbana.

PESSOAS | PALCO ARENA CMPC (PRÉDIO 99A – TÉRREO)

Um ponto de conexão entre talentos e empresas. Este palco vai abordar temas como atração e desenvolvimento de pessoas dentro de organizações inovadoras e apresentar trajetórias inspiradoras. A curadoria é do PUCRS Carreiras.

09h30 às 10h15
Gerações em movimento: Da Z à Prateada no mercado de trabalho
Com Eva Ghisio (Datum TI), Helena Kich (Perestroika) e Stefan Ligocki (Madura Idade)
Como empresas e profissionais podem aprender uns com os outros em um ambiente onde diferentes gerações convivem e trabalham juntas? Esse painel investiga os desafios e oportunidades de integrar perspectivas diversas, da juventude conectada à experiência acumulada, na construção do futuro do trabalho.

10h30 às 11h15
Diálogos entre a trajetória de um multicampeão paralímpico e o desenvolvimento de pessoas e organizações
Com Jaqueline Mânica (PUCRS e BandNews) e Ricardinho Alves (Tetracampeão paralímpico de Futebol de 5)

11h30 às 12h15
Saúde mental e bem-estar: Valor estratégico para organizações
Com Ana Carolina Peuker (Bee Touch), Fernando Carara Lemos (Tecnopuc) e Sthefany Barbosa (Able)
O bem-estar deixou de ser um benefício periférico e passou a ocupar o centro das estratégias organizacionais. Neste painel, vamos discutir como culturas saudáveis impactam diretamente engajamento, produtividade e resultados, transformando saúde mental em diferencial competitivo. Também abordaremos formas de acompanhar e medir esse impacto, trazendo práticas que conectam pessoas, gestão e valor organizacional.

13h30 às 14h15
Cultura de inovação: Lições de quem coloca propósito em prática
Com Breno Renato Strüssmann (Mercur S.A)
Nesta palestra, vamos refletir sobre como alinhar valores, propósito e práticas organizacionais para criar ambientes realmente inovadores e sustentáveis.

14h30 às 15h15
Empregabilidade e futuro do trabalho: Marca pessoal em tempos de mudança
Com Ana Cássia Hennrich (BandNews), Bruno Pitzer (STIHL) e Manoela Ziebell de Oliveira (PUCRS)
Este painel aborda como cultivar empregabilidade em cenários instáveis e como a construção de uma marca pessoal consistente pode ampliar conexões e oportunidades de carreira.

15h30 às 16h15
Modelos híbridos de trabalho: Equilíbrio entre presença e flexibilidade
Com Alessandra Becker (FALE Consultoras), Graziela Pereira (Thoughtworks) e Luciane Fortes (Globo)
Este painel discute aprendizados e práticas de gestão que buscam equilibrar colaboração, autonomia e bem-estar em novos formatos de trabalho

16h30 às 17h15
Liderança e Legado
Com Grazi Mendes (Thoughtworks)
Liderar é também preparar o caminho para os próximos. Nesta palestra, discutimos a construção de legados, a importância de lideranças conscientes e o impacto de quem consegue transformar culturas e pessoas no presente para o futuro.

17h30 às 18h15
Práticas de Diversidade e Inclusão nas Organizações
Com Eduardo Borba (Odabá), Lane Alves (GID) e Noah Scheffel (EducaTRANSforma) 
Este painel apresenta caminhos de como criar contextos de trabalho diversos e inclusivos, que impulsionam a criatividade e os resultados, sem fechar os olhos para os desafios que ainda existem.

18h30 às 19h15
Soft skills como diferencial competitivo
Com Curt Zimmermann (Bossa Invest/IBGC), Gabriela Etchepare (Faz Capital) e Guilherme Neves (Evermonte Executive Search)
As competências técnicas podem abrir portas, mas são as habilidades socioemocionais que sustentam relações, carreiras e organizações. Esta palestra provoca reflexões sobre como desenvolver e valorizar soft skills como peça-chave em um mercado em constante transformação.

IMPACTO | PALCO CW SOCIAL (PRÉDIO 96B – TÉRREO)

Com curadoria do Tecnopuc Farol Social Hub, o foco deste palco são as dimensões ambiental e social do ESG. Nele, você vai explorar como negócios de diferentes segmentos podem contribuir na agenda de impacto, ampliando sua relevância e resolvendo problemas que afetam as pessoas e o mundo. 

09h30 às 10h15
Minhoca na Cabeça: Compostagem Doméstica Criativa
Com Lucas Fontes (Green Thinking)
De forma leve, prática e acessível, os participantes vão aprender a montar sua própria vermicomposteira doméstica utilizando baldes reutilizáveis e minhocas californianas. Uma alternativa eficiente e ecológica para reduzir resíduos orgânicos e devolver vida à terra – mesmo morando em apartamento.

10h30 às 11h15
Negócios para a Descarbonização
Com Eduardo Campos Pellanda (PUCRS e Tecnopuc Plug Hub), Giuliano Capeletti de Oliveira (Mercado Net Zero) e Wladi Freitas de Souza (GWA)
Uma discussão sobre as oportunidades de mercado que se abrem para iniciativas e investimentos focados na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO₂), buscando criar uma economia global de baixo carbono e combater as mudanças climáticas.

11h30 às 12h15
Economia Circular
Com Beatriz Luz (Exchange4Change Brasil)
Um debate sobre modelos de negócio circulares, seus desafios e oportunidades.

13h30 às 14h15
Pesquisa e política pública em Economia Circular
Com Augusto Mussi Alvim (PUCRS), Beatriz Luz (Exchange4Change Brasil) e Maira Petrini (PUCRS  e Tecnopuc Farol Hub)
Exploração do papel das políticas públicas na transição para uma economia circular. Iniciativas e políticas no Brasil e no Mundo para incentivo à economia circular.

14h30 às 15h15
Empreendedorismo de Impacto: Identificação de oportunidades e visão para transformar
Com Ana Cecília Nunes (PUCRS) e Eduarda Cardoso (PUCRS)
Nesta oficina, vamos exercitar duas competências centrais do EntreComp – identificação de oportunidades e visão – para pensar em soluções que gerem impacto positivo na sociedade. A partir de dinâmicas rápidas e colaborativas, os participantes serão convidados a ampliar o olhar para reconhecer desafios reais, conectar tendências e imaginar futuros possíveis.

15h30 às 16h15 
Negócios de Impacto na Educação
Com Bruno Kalil (Fokvs), Letícia Fossá Rosa (Estudify App) e Karen Sica (PUCRS e Tecnopuc EduX Hub)
Uma discussão sobre as oportunidades de mercado que se abrem para iniciativas e investimentos focados na educação buscando formar cidadãos para uma economia de impacto.

16h30 às 17h15
Inovação Aberta: Gerando negócios de impacto em Educação
Com Karen Sica (Tecnopuc EduX Hub), Rafael Rodrigues (Marista Brasil) e Marília Teófilo (Eduqhub)
O painel apresenta casos de como a Inovação aberta é um caminho apra gerar negócios com impacto na área da educação.

17h30 às 18h15
Doar, investir, transformar: O papel das finanças na ampliação do impacto
Com Carolina da Silva Hermeling (Instituto Helda Gerdau), Maira Petrini (PUCRS e Tecnopuc Farol Hub) e Pietro Pasqualotti (Unicred)
Discussão sobre mecanismos financeiros que impulsionam negócios e projetos socioambientais, ampliando escala e impacto positivo. Quais produtos financeiros existem para empresas sociais de acordo com seu ciclo de vida? Como os aspectos de governança de institutos e fundações familiares de elite no Brasil influenciam seus padrões de doação?

18h30 às 19h15
NoHarm: onde impacto, pesquisa e inovação se encontram
Com Ana Helena Ulbrich (NoHarm.ai)
A NoHarm é um exemplo inspirador de como a pesquisa acadêmica e a inovação tecnológica podem se unir para gerar impacto social real. Originada de um projeto de doutorado na PUCRS, a deep tech utiliza algoritmos de Inteligência Artificial para transformar os processos de farmácia clínica, priorizando prescrições fora do padrão, identificando pacientes críticos e indicando potenciais erros – tudo isso em tempo real e com precisão. Com presença em dezenas de hospitais brasileiros, atuação junto ao SUS e reconhecimentos internacionais, a NoHarm é uma história sobre como ciência, inovação e propósito caminham juntos.

ECOSSISTEMA | PALCO LINHA DO TEMPO (PRÉDIO 97A – TÉRREO)

Um palco para ampliar a visibilidade para o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, com foco em startups. Nele, empreendedores terão uma imersão nesse ecossistema e vão se conectar com quem o impulsiona. A curadoria é da Rede RS Startup.

09h30 às 10h15 
Juntos Somos Inovação: O papel da Rede RS Startup no ecossistema gaúcho
Com Clarice Lamb (Rede RS Startup) e Felipe Guedes da Luz (Rede RS Startup)
Conheça como a Rede RS Startup vem fortalecendo o ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul, conectando pessoas, startups, empresas e instituições para gerar impacto colaborativo.

10h30 às 11h15
Territórios inovadores
Com Mara Nunes (Misturaí), Michel Couto (Formô Hub) e Roberta Capitão (Associação Empreendedoras Restinga/PerifaTech)
A conversa mostrará, na prática, como diferentes atores públicos, privados e comunitários vêm impulsionando novos arranjos produtivos, culturais e educativos em regiões da cidade, fortalecendo ecossistemas locais e gerando impacto direto na qualidade de vida das pessoas.

11h30 às 12h15
Ecossistema de Impacto: Práticas que transformam propósito em recursos
Com Cleiton Chiarel (Prefeitura Municipal de Porto Alegre), Daniel Kunde (Semente Negócios), Sara Ester Paes (Rede RS Startup) e Rossana Parizzoto (Movimento ODS RS e People ESG) 
Este painel reúne representantes do governo municipal, de movimentos da sociedade civil ligados aos ODS e de uma aceleradora de negócios de impacto para compartilhar suas experiências e perspectivas sobre como o ecossistema de impacto está mobilizando práticas concretas que convertem o propósito em recursos tangíveis. A conversa focará em ações reais que fortalecem a colaboração entre diferentes atores (governo, sociedade civil e inovação empreendedora) impulsionando o desenvolvimento econômico com impacto socioambiental. Um encontro para compreender como transformar intenções em resultados efetivos, construindo um ecossistema vivo e atuante no presente

13h30 às 14h15 
Como aproveitar eventos de inovação, desde a preparação até o impacto na jornada
Com Bruno Bastos (South Summit Brazil), Fábio Tusset (Meu Resíduo) e  Sérgio Finger (Trashin)
Como extrair o máximo valor dos eventos de inovação, desde a preparação e o posicionamento estratégico até o fortalecimento das conexões e o impacto real na sua jornada profissional e nos resultados da sua organização

14h30 às 15h15
Living Lab Público como ferramenta de desenvolvimento
Com Douglas Leipelt (TideSat Global), Laura Luce Maisonnave (Rede RS Startup), Morgane Bigolin (Gabinete da Inovação da Prefeitura de Porto Alegre) e Selma Fraga (Prefeitura Municipal de Gravataí) 
A talk irá discutir como Living Labs Públicos podem atuar como ferramentas de desenvolvimento, conectando governo, sociedade e startups em um processo de cocriação e experimentação em ambientes reais. Serão apresentados aprendizados e casos práticos que mostram como essa abordagem impulsiona a inovação e fortalece o desenvolvimento local e regional.

15h30 às 16h15 
O Papel das universidades na Inovação
Com Flavia Fiorin (Tecnopuc), Hélio Leães Hey (UFCSPA), Marcelo Favaro Borges (UFRGS), Silvio Bitencourt da Silva (Unisinos) e Vicente Medeiros (BandNews)
A Aliança para Inovação de Porto Alegre, formada por PUCRS, UFRGS, UFCSPA e Unisinos, consolidou-se como um movimento inédito de colaboração entre universidades, capaz de impulsionar o desenvolvimento regional e projetar a cidade no cenário global da inovação. Mais do que uma articulação institucional, a Aliança inspirou novos movimentos e reafirmou o valor da cooperação como força transformadora. Neste painel, os representantes das quatro instituições refletem sobre o legado construído e os próximos passos diante dos desafios e oportunidades em deep techs, internacionalização e soberania tecnológica — reafirmando o papel da ciência, da pesquisa e da inovação como pilares de um futuro sustentável e baseado em conhecimento.

16h30 às 17h15 
Ecossistema de startups no RS: As tendências que estão redefinindo as oito regiões do Estado
Com Artur Gibbon (FURG/Anprotec)Gustavo Adornes (Rede RS Startup), Luiza Rossetto (Rede RS Startup) e Rafaela Trizotto (Hertz) 
Uma conversa sobre o cenário atual do empreendedorismo inovador no Rio Grande do Sul. Vamos explorar como as oito regiões do estado estão se conectando, os movimentos que impulsionam startups locais e as tendências que estão moldando o futuro do ecossistema de inovação.

17h30 às 18h15 
Mantenedores do ecossistema: O papel estratégico das empresas no apoio a startups
Com Rodrigo Cavalheiro (Associação Gaúcha de Startups – AGS)Rodrigo Cury (Fruki Bebidas) e Rafael Zanatta (Vibee Unimed VTRP) 
Neste painel, exploraremos por que as empresas têm fortes motivos para investir não apenas em startups individuais, mas também no ecossistema de inovação. Examinaremos como ser um patrocinador, por meio de associações como a AGS ou conectando-se a hubs de inovação – por exemplo, oferece benefícios que vão muito além do retorno financeiro direto. A discussão abordará impactos estratégicos como reputação corporativa, atração e retenção de talentos, desenvolvimento de mercado e inovação, e como modelos colaborativos entre empresas, startups e instituições de apoio podem criar valor coletivo. O foco será em maneiras concretas para as empresas se engajarem de forma sustentável e eficaz no fortalecimento do ambiente empreendedor, incluindo exemplos práticos, desafios e oportunidades.

18h30 às 19h15
1º Desafio de Sustentabilidade da Escola Politécnica da PUCRS
Com o tema Casas para afetados nas enchentes de 2024 – Construção de impacto social, econômico e ambiental para o RS, o Desafio de Sustentabilidade da Escola Politécnica da PUCRS é voltado a alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Energias Renováveis. O evento ocorrerá dentro da Semana Acadêmica Integrada da PUCRS e do Tecnopuc Experience nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2025. O desafio premiará as soluções (modelos conceituais) com projeção de maior impacto social, econômico e ambiental em um projeto de construção de casas para desabrigados das enchentes do RS. As soluções poderão subsidiar posterior desenvolvimento de projeto arquitetônico e/ou de engenharia por responsável técnico habilitado. Essa iniciativa foi organizada em parceria com o projeto “Fight For Life” (FFL), idealizado pelo ícone do MMA mundial e um dos maiores nomes da história do UFC, Rodrigo Minotauro. O projeto FFL já atendeu mais de 1.200 famílias, reconstruindo casas e distribuindo toneladas de alimentos e água potável na capital e em cidades da Região Metropolitana. Os dados financeiros do FFL são públicos, e mostram mais de R$ 865 mil investidos até abril de 2025, com saldo atual de R$ 1,2 milhão em caixa e prestação de contas periódica.

ECOSSISTEMA | PALCO SEBRAE (PRÉDIO 99A – ÁREA EXTERNA)

Um palco voltado à Educação, com curadoria do Tecnopuc EduX HubEm tempos de IA, este palco irá apresentar soluções para diferentes desafios da Educação e como educadores podem usar as tecnologias a favor dos processos de ensino e aprendizagem.   

10h30 às 11h15 
A educação que faz sentido na era da IA
Com Leonardo Franke Gonçalves (Casa da Vida AftersCOOL) e Paulo Barone (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT)
A Inteligência Artificial está transformando profissões, habilidades e formas de pensar. Nesse cenário, o maior desafio da educação não é acompanhar a tecnologia, mas preparar pessoas capazes de aprender a aprender – de forma contínua, crítica e criativa. A atividade apresenta o conceito de learning to learn em um mundo de mudanças aceleradas, trazendo práticas e reflexões para nos preparar para os desafios do nosso século.

11h30 às 12h15 
Plataforma de ensino offline para regiões remotas: Desenvolvendo soluções em contextos de vulnerabilidade
Com Juliano Bittencourt (HardFun) e Robson Mendonça (HardFun)
Explore a solução criada pela HardFun em parceria com a Fundação ProFuturo que leva educação digital a comunidades sem acesso à internet. Utilizando kits com notebooks, tablets e servidores locais, a plataforma permite o uso de ambientes como o Moodle em rede offline. Já presente em 30 países, essa tecnologia tem transformado a realidade de populações em campos de refugiados e regiões isoladas, enfrentando desafios de infraestrutura com inovação e propósito.

13h30 às 15h15
Showcase Apple Developer Academy
Conheça alguns dos aplicativos desenvolvidos no programa de dois anos do Apple Developer Academy de Porto Alegre. Aqui, você será apresentado a dez aplicativos desenvolvidos por grupos de estudantes do programa. As temáticas dos aplicativos são diversas: produtividade, acessibilidade, jogos e muito mais. Todos os aplicativos são otimizados para as plataformas Apple, além de estarem disponíveis na App Store.

15h30 às 16h15
Chatbot com IA generativa para formação docente
Com Alessandra Borges Bressane (HardFun) e Vinícius Castro Ferreira (HardFun)
Conheça a tecnologia desenvolvida pela HardFun para apoiar professores da rede pública em ambientes de educação a distância. O agente conversacional com inteligência artificial generativa substitui os modelos tradicionais de chatbot, oferecendo interações mais naturais, respostas rápidas e suporte contínuo. Essa inovação promove maior autonomia aos educadores e já demonstrou impacto direto na redução de atendimentos humanos, tornando-se uma ferramenta essencial na formação docente.

16h30 às 17h15 
Workshop: Por que a literacia em dados e IA é fundamental
Com Luiz Henrique Portella (DataSchool)
Neste workshop, os participantes serão convidados a refletir sobre seu nível de literacia em Dados e Inteligência Artificial por meio de um conteúdo dinâmico e um diagnóstico pessoal que revela o quanto estão preparados para lidar com IA no dia a dia profissional. Durante a atividade, será apresentado o diagnóstico coletivo do grupo, com insights práticos e estratégias acessíveis para desenvolver competências essenciais em IA e dados. Uma oportunidade para entender como a literacia em IA pode transformar carreiras e organizações. Para participar, realize o seu diagnóstico antes do evento:
https://dataschool.com.br/dxs/diagnostico-pessoal-de-literacia-em-ia

17h30 às 18h15 
Carreira tech do zero: O caminho para construir sua carreira
Com Mariana Bisognin (Datum)
Essa palestra é voltada para quem está dando os primeiros passos na área de tecnologia, seja em início de carreira ou em transição. O objetivo é apresentar caminhos possíveis para quem quer crescer nesse mercado, mostrando como identificar oportunidades, desenvolver competências importantes e usar a tecnologia como aliada no desenvolvimento profissional.

18h30 às 19h15 
A ousadia de colaborar
Com Paula Morel (Fourge Human)
Um exercício vivo sobre o que significa colaborar. Prepare-se para sentir na prática o que normalmente passa despercebido no dia a dia. Durante 45 minutos, você será colocado(a) em um cenário onde coragem e confiança deixam de ser conceitos para virar escolhas. O que você faria? Uma vivência que cutuca, desafia e expõe: qual é a sua colaboração no universo que você habita? Mais que uma atividade, um espelho: aqui você vai experimentar como seus instintos de confiança, medo e entrega aparecem quando a pressão entra em cena. Não é teoria. É experiência.

ECOSSISTEMA | PALCO NAVI – HUB DE IA E CIÊNCIA DE DADOS (PRÉDIO 95C – TÉRREO)

Reflexões e práticas em Inteligência Artificial, com curadoria do Tecnopuc NAVI Hub. Vivencie toda a potência de um Hub do Tecnopuc, entendendo, na prática, como se dão as conexões entre academia e mercado que resultam em negócios inovadores.  

09h30 às 10h15
Do laboratório ao mercado: Como transformar IA em soluções reais?
Com Eduardo Colla De Bastiani (DataLakers)
A palestra propõe uma reflexão prática sobre os caminhos para transformar projetos de Inteligência Artificial em soluções aplicáveis no mercado.

10h30 às 11h15
Imersão no ecossistema acadêmico de IA nos EUA
Com Aline Barbosa (IBIAMA)
Nesta palestra, serão apresentados os principais insights trazidos por Aline Barbosa a partir de sua vivência no meio acadêmico de Inteligência Artificial nos Estados Unidos. O encontro abordará como o ambiente acadêmico norte-americano tem impulsionado pesquisas de ponta, conectado universidades com empresas de tecnologia e fomentado novas tendências no campo da IA.

13h30 às 14h15
IA autêntica: Desafios e caminhos para a identidade e governança de Agentes Autônomos de IA
Com Kairo Tavares (HPE)
A palestra abordará como os modelos atuais de Identidade e Acesso (IAM) se aplicam — e falham — diante da natureza única dos agentes de IA. Agentes de IA diferem fundamentalmente das cargas de trabalho de software tradicionais, pois realizam ações autônomas e não determinísticas em serviços externos. 

14h30 às 15h15
Como hubs de inovação podem auxiliar no desenvolvimento de startups early stage
Com Daniel Borges (Tecnopuc NAVI Hub), Diogo Vieira (PureAI) e Marcus Gonçalves (oZapGPT)
Neste painel, vamos explorar o papel dos hubs na jornada empreendedora, discutindo como o acesso a ecossistemas estruturados de inovação pode mudar o rumo de uma startup. A conversa será mediada por Daniel Borges, coordenador do NAVI AI New Ventures – hub de IA e Ciência de Dados do Tecnopuc e Wisidea, que conduzirá um diálogo aberto com Diogo Vieira, founder da PureAI, e Marcus Gonçalves, founder da oZapGPT, dois empreendedores cujos negócios foram amplamente impactados pelas conexões proporcionadas pelo NAVI e Tecnopuc

15h30 às 16h15
Mulheres no mercado de IA e Pré lançamento do Encontro das Mulheres na IA
Com Sara Stempkowski (AI First School) e Sibele Faller (Beetouch.ai)
O encontro tem como objetivo mostrar como a Inteligência Artificial abre espaço para múltiplas trajetórias profissionais, indo muito além da programação. Conduzida por uma psicóloga e uma profissional de recursos humanos a conversa destaca o papel das mulheres no ecossistema de IA e como habilidades diversas, como criatividade, empatia, análise crítica e comunicação, são tão essenciais quanto o conhecimento técnico para construir soluções éticas, inclusivas e inovadoras.

16h30 às 17h15
Inteligência colaborativa: Pessoas + IA na transformação de processos de negócio
Com Bruna Stein Gonçalves (Banrisul) e Felipe Bertoglio (Banrisul) 

17h30 às 18h15 
Agentes de IA: Automação inteligente no setor público e privado
Com Luis Fernando Saraiva (SSolutions) e Marcio Scherer (Procempa)
A transformação digital ganha novas dimensões com o avanço dos agentes digitais e de inteligência artificial. Neste painel, a SSolutions apresenta aplicações práticas de automação e agentes digitais em soluções corporativas, enquanto a Procempa compartilha o desenvolvimento do SmartGen, seu modelo próprio de IA generativa, criado internamente e operando on premises nos servidores da Prefeitura de Porto Alegre.

18h30 às 19h15
A era do copiloto: Amplificando o potencial humano com IA
Com Pablo Labbe (iMaps)
Nesta palestra, exploramos como a Inteligência Artificial está evoluindo de uma ferramenta para um verdadeiro parceiro criativo e analítico. Descubra como a colaboração entre a inteligência humana e a artificial pode desbloquear novos níveis de inovação, eficiência e criatividade, transformando a maneira como trabalhamos, aprendemos e resolvemos os maiores desafios do nosso tempo.
 

CIÊNCIA AO MERCADO | PALCO AUDITÓRIO HP (PRÉDIO 97A – TÉRREO)

Um espaço para cientistas e para interessados no tema Deep Tech. Neste palco, você vai acompanhar a trilha de desenvolvimento de negócios que surgem da pesquisa, explorar o cenário de áreas promissoras e conhecer cases que ajudarão a ampliar seu olhar sobre a sua própria pesquisa. 

09h30 às 10h15
Do chip ao qubit: Criando tecnologias portadoras de futuro
Com Daniel Barros Junior (INPI), Julio Leão (EnSilica), Pedro Mattia Lunelli (Tecnopuc) Tito José Bonagamba (InovaUSP)
O que significa desenvolver uma tecnologia que ainda não existe? Este painel mergulha nos bastidores da inovação disruptiva, explorando os desafios nacionais e globais que emergem na busca por soberania tecnológica. Serão discutidos os processos, da pesquisa à aplicação, que tornam possível criar tecnologias estratégicas como chips, recurso cada vez mais crítico para a economia global, ou a computação quântica, capaz de resolver problemas complexos em velocidade exponencialmente superior ao que possibilita a computação de hoje.

10h30 às 11h15
Deep techs e bioeconomia no Brasil
Com Adalberto Luis Val (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA), Daniel Pimentel (Emerge), Leandro Astarita (PUCRS) e Mario Frota Junior (Regenera Moléculas do Mar)
O Brasil acaba de lançar sua Estratégia Nacional de Bioeconomia, reconhecendo a biodiversidade como motor de desenvolvimento econômico sustentável. Mas como transformar bioativos em soluções inovadoras e de impacto global? Neste bate-papo, reunimos pesquisadores empreendedores, cientistas e especialistas em deep techs para discutir o papel da ciência, tecnologia e inovação na bioeconomia. Vamos explorar desafios e oportunidades para a criação de produtos e serviços de alto valor agregado que contribuem para cadeias produtivas sustentáveis e a descarbonização da economia.

11h30 às 12h15
Inovação colaborativa no agronegócio
Com Camila Abrahão Dell’Agostinho (Supera Parque), Cesar Teles (Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA), Juliana de Oliveira Fernandes Viana (CMPC) e Luis Villwock (PUCRS e Tecnopuc Celeiro Hub)
Um espaço de diálogo sobre inovação no agro, conectando visão estratégica e experiências práticas. Setor central da economia brasileira, o agronegócio tem avançado em produtividade e sustentabilidade a partir da integração entre ciência, tecnologia e colaboração. O painel reunirá representantes do governo, empresas e iniciativas do ecossistema de inovação para discutir políticas, desafios e oportunidades que impulsionam a transformação do setor.

13h30 às 14h15
From lab to market: O papel dos Ambientes de Inovação na geração de spin-offs e deep techs
Com Flavia Fiorin (Tecnopuc), Luiz Henrique Catalani (InovaUSP), Marcio Mazutti (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM) e Rodrigo Quites Reis (Universidade Federal do Pará – UFPA)
Como transformar descobertas científicas em produtos, serviços e negócios? Este painel reúne especialistas para discutir estratégias que aproximam a ciência das demandas do mercado. Serão explorados mecanismos de apoio a spin-offs e deep techs, considerados formas emergentes de transferência de conhecimento no Brasil, capazes de acelerar a transformação da pesquisa em soluções de impacto social, ambiental e econômico

14h30 às 15h15 
Da pesquisa à inovação em Saúde e a transformação da indústria
Com Rafael Baptista (PUCRS e Tecnopuc BioHub) e Régis Jean Severo (Mercur S.A.)
Como a pesquisa se transforma em soluções que impulsionam a indústria? Este painel apresenta um caso real de P&D que conecta universidade e empresa, evidenciando o papel da colaboração na criação de produtos e serviços de alto impacto. Os painelistas compartilham estratégias e aprendizados de iniciativas que levam a ciência do laboratório ao mercado, oferecendo insights sobre como estruturar projetos colaborativos com eficiência e relevância.

15h30 às 16h15 
Planejando a trajetória da ciência ao mercado
Com Aline Chianca Dantas (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq), Cristiane Abreu (Finep), Jennifer Teixeira (ABGi Brasil) e Rafael Roesler (FAPERGS) 
Conheça iniciativas de apoio disponíveis para pesquisadores e empreendedores, destacando oportunidades estratégicas para deep techs e projetos de alto impacto.

16h30 às 17h15
Como escalar soluções inovadoras
Com Altigran Soares da Silva (Universidade Federal do Amazonas – UFAM), Daniela Carrion Venturini (Tecnopuc), Gabriella Sant’Anna (Cubo Itaú) e Rafael Ribeiro Madke (R2PHARMA)
Este painel explora diferentes perspectivas sobre o desenvolvimento de startups, destacando o papel do ecossistema de inovação na escalabilidade de negócios de alto impacto. Serão discutidas experiências práticas e caminhos que tornam possível que ideias originadas na universidade se transformem em soluções inovadoras para o mercado

17h30 às 18h15
Materiais do futuro: A nova fronteira para o armazenamento de energia
Com Adriano Friedrich Feil (BlueNano),  Marcelo Henrique do Monte Cavalcanti (Baterias Moura) e Wayesley Heredia (Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura – ITEMM)
Este painel explora como a criação de materiais avançados, combinando múltiplos elementos da tabela periódica, está redefinindo o desenvolvimento de baterias e sistemas de armazenamento de energia. Especialistas em nanotecnologia e inovação industrial discutem os desafios técnicos e as oportunidades de mercado, mostrando como a pesquisa aplicada e a colaboração podem superar os limites atuais e impulsionar soluções energéticas mais eficientes e sustentáveis.

18h30 às 19h15
Inovação colaborativa em materiais avançados
Com Misael Silva (Merck Life Sciences)

STARTUPS | PALCO CAFÉ COWORKING (PRÉDIO 97B – TÉRREO)

Parada obrigatória para startups e investidoresNeste palco, você vai conhecer negócios que vêm se desenvolvendo no ecossistema Tecnopucdescobrir caminhos para impulsionar sua startup e se conectar com investidores em busca de soluções inovadoras. 

09h30 às 10h15
Lançamento BRDE Labs 2.0
Com Ranolfo Vieira Júnior (BRDE), Leonardo Busatto (BRDE) e Ir. Manuir Mentges (PUCRS)
O BRDE Labs 2.0 é um programa de aceleração de startups desenvolvido pelo BRDE em parceria com o TECNOPUC. O programa tem foco na jornada de consolidação das startups através da validação através de players de mercado, por meio da realização de provas de conceito (POCs) com empresas âncoras convidadas pelo BRDE.

10h30 às 11h15
Acesso e oportunidades no Setor Público
Com Daniela Eckert (Tecnopuc Future Gov Hub), Leonardo Ladeira (Portal de Compras Públicase Teo Girardi (Govtech Lab)
Descubra como startups acessam o setor público e quais oportunidades ajudam a desenvolver essa trajetória. Serão apresentados cases reais de startups que atuam nesse mercado, além de programas e iniciativas de fomento voltados para govtechs.

11h30 às 12h15
Novos caminhos para startups: Saiba como empresas e universidades criam e escalam novos negócios
Com Carlos Klein (Ventiur), João Bosco Pinto Filho (Claro), Matheus Bernardes (Raiô benefícios) e Vinicius Becker (Tecnopuc)
Além do capital de risco tradicional, existem modelos inovadores para apoiar e escalar novos negócios. Neste painel, especialistas irão compartilhar experiências com venture builders corporativos, veículos de venture capital universitários e outros formatos que conectam startups a empresas, universidades e ecossistemas de inovação. Serão discutidos cases, aprendizados e estratégias para que novos negócios cresçam de forma sustentável e estratégica

13h30 às 14h15
Times, sócios e contratos: Estratégias jurídicas para desenvolvimento de uma startup
Com Helena Lazzarin (PUCRS), Lais Lucas (PUCRS), Martina Müller Assmann (Hilgert & Ferrazo) e Caroline Francescato (LinkLei)
Compreender, do ponto de vista do direito, quais são os deveres e direitos dos sócios e de outros colaboradores da StartUp e quais são os instrumentos jurídicos que estão disponíveis para o empreendedor para alinhar e lhe dar segurança em relação às pessoas do seu time.

14h30 às 15h15
Estratégias de Investimento para startups
Com Bruno Caldas (Tecnopuc Fine Hub), Claudio Gastal (Badesul), Leonardo Busatto (BRDE) e Mario Letelier (DOMO.VC)
Quais caminhos seguir para atrair capital e estruturar uma rodada de investimento? Este painel traz práticas, tendências e estratégias para que startups estejam preparadas para captar recursos e expandir no mercado.

15h30 às 16h15
Inovação Aberta: Como corporações e startups colaboram na área da saúde
Com Daniel Moreira (Hospital São Lucas da PUCRS), Daniel Shiraishi (Fin-X) e Felipe Martinelli (Dopster)
Inovar junto pode ser mais rápido e eficaz. Especialistas compartilham aprendizados, erros e acertos de parcerias entre grandes organizações e startups, mostrando como essas conexões aceleram resultados e otimizam recursos

16h30 às 17h15
POC BioHub: Testando soluções em hospitais
Com Rafael Baptista (Tecnopuc BioHub)
O primeiro Programa de Provas de Conceito Hospitalar do BioHub – vertical de negócios em ciências da saúde e da vida do Tecnopuc – está abrindo portas para startups validarem suas soluções em ambientes reais. Hospitais parceiros e startups participantes compartilham desafios e conquistas dessa experiência inédita

17h30 às 19h15
Pitch Day – Final Tecnopuc Garage
Dez startups finalistas da 19ª edição do programa de ideação do Tecnopuc sobem ao palco para apresentar seus pitches à banca avaliadora. Uma oportunidade única para conhecer novas soluções que podem se tornar os próximos destaques do ecossistema.

PROGRAMAÇÃO ONLINE

Ao longo de todo o dia, quem não estiver no Tecnopuc Experience presencialmente poderá acompanhar ao vivo seis videocasts no canal do YouTube do Tecnopuc. Cada uma das entrevistas se dedicará a debater os temas das trilhas de conteúdo do evento, trazendo especialistas para uma conversa mais aprofundada.

10h
Trilha Pessoas: Futuro do Trabalho
Com Manoela Ziebell (PUCRS) e Graziela Pereira (Thoughtworks)

11h
Trilha Ciência ao Mercado: Como transformar ciência em negócios
Com Rafael Ribeiro Madke (R2PHARMA) e Altigran Soares da Silva (Universidade Federal do Amazonas – UFAM)

14h
Trilha Criatividade: Criatividade e Games
Com Milena Cherutti (ADJogosRS) e Marcelo Lacerda (Magnopus)

15h
Trilha Impacto: Economia Circular e Negócios de Impacto
Com Beatriz Luz (Instituto Brasileiro Economia Circular) e Maira de Cassia Petrini (Farol Hub)

16h
Trilha Ecossistema: Territórios Inovadores
Com Santiago Uribe (antropólogo) e Michel Couto (Agência Formô)

17h
Trilha Startups: Investimentos para startups
Daniel Shiraishi (Fin-X) e Mario Letelier (DOMO.VC)

18h
Transmissão de encerramento com convidados surpresa!




 

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.