industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-sesi-fiergs-mercopar-feira-caxias-sul-programacao
rede-brasil-inovador-rec-play-porto-digital-recife-2024-inovacao-innovation-trends-ecossistema-startup-ia-ai-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-ceo-palestrante-aldo-cargnelutti (4)
rede-brasil-inovador-2024-gramado-summit-punta-del-leste-uruguai-venture-capital-inovacao-innovation-trends-ecossistema-startup-ia-ai-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-ceo-3

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, visita o espaço RS Innovation Agro na 47ª Expointer

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, visita o espaço RS Innovation Agro na 47ª Expointer

Wilson Araújo, Secretário Adjunto de Política Agrícola, José Cleber, Superintendente do MAPA no RS, Jorge Krug, Assessor Especial da Presidência do Banrisul, Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária, Aldo Cargnelutti, CEO do Agro Inovador e Guilherme Campos, Secretário de Política Agrícola.

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, visita o espaço RS Innovation Agro na 47ª Expointer

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, esteve na Expointer em Esteio (RS) nesta sexta-feira, 30 de agosto, onde participou da solenidade de abertura oficial. Em evento realizado na sede da Farsul, o ministro anunciou novas medidas para apoiar os produtores rurais e a cadeia produtiva do agronegócio no estado.

Incentivador da inovação no campo, o ministro visitou o espaço do RS Innovation Agro localizado no Hub Agro, sendo recebido por Jorge Krug, Assessor Especial da Presidência do Banrisul e Aldo Cargnelutti, CEO do Agro Inovador.

Na ocasião, Krug falou ao ministro sobre a programação de palestras e atividades realizadas no período da Expointer, que abordam as novas tecnologias e tendências em inovação, ESG, inteligência artificial e cidades inteligentes.

Aldo comentou que ao término da Expointer, o Hub Agro, fruto de uma parceria entre a Universidade Feevale e Prefeitura de Esteio, continuará aberto no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil durante o ano para atender o setor e a comunidade, com previsão de aceleração de 10 startups inicialmente.

“Parabenizo a todos vocês por essa iniciativa que vai fortalecer ainda mais o agronegócio no Rio Grande do Sul e no Brasil! O ministério da Agricultura e Pecuária está a disposição dos gaúchos para trabalharmos juntos nessa nova jornada.”, disse Carlos Fávaro.

Saiba mais:

A Universidade Feevale e a Prefeitura Municipal de Esteio serão as responsáveis pela curadoria do RS Innovation Agro + Smart Cities, um espaço que apresentará as principais tendências de inovação para o agronegócio durante a Expointer 2024, entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro. Em 9 de agosto, foi firmado um acordo de cooperação entre a Universidade, o município e a Ebatec Brasil para a realização das atividades, que acontecerão no Hub Agro, que será inaugurado durante a feira. A solenidade aconteceu na prefeitura de Esteio e contou com a presença do reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, do prefeito, Leonardo Pascoal, do sócio-diretor da Ebatec Brasil, Eduardo Borges de Assis, e demais autoridades e convidados.

O RS Innovation Agro + Smart Cities abordará tanto o agronegócio quanto as cidades inteligentes, promovendo a colaboração entre esses setores para desenvolver tecnologias que beneficiem a todos. Ao unir forças e expertises, promoverá a resiliência e o desenvolvimento sustentável, mobilizando recursos e conhecimento para reconstruir o Rio Grande do Sul, após as tragédias deste ano. O evento proporcionará, assim, um espaço de networking, potencialização de investimentos em inovação tecnológica, conteúdos de qualidade, cases, pesquisas e exposições de tecnologias, bem como promoverá a geração de negócios.

Eduardo Borges de Assis, sócio-diretor da Ebatec Brasil, diz que é com imensa satisfação que será realizada mais uma edição do RS Innovation Agro (agora abarcando a temática das Smart Cities), o qual representa um marco do setor agropecuário, e também um exemplo de como a colaboração e a inovação podem transformar o futuro da agricultura e pecuária. “Os resultados falam por si só, pois já houve inúmeras parcerias formadas, negócios fechados e tecnologias lançadas, contribuindo diretamente para o crescimento do agronegócio no Rio Grande do Sul e em outros estados. Acredito que juntos estamos não só escrevendo a história do desenvolvimento tecnológico do agronegócio do Estado e do Brasil, mas também fomentando o caminho para o futuro que teremos que ter”, disse.

Conforme o reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, o RS Innovation Agro + Smart Cities vai ser um espaço diferenciado, que contribuirá para um momento de renovação que o Estado está vivenciando. “Para a Feevale, é muito importante contribuir para esse ecossistema de inovação, em um momento em que precisamos repensar a própria Expointer, que será realizada depois de uma grande enchente, mas que precisa de nosso apoio para reconstruirmos o Rio Grande do Sul. E nós vamos conseguir fazer isso com empreendedorismo e com inovação, que são as características do RS Innovation Agro e de todo o ramo do agronegócio. Então, fica o agradecimento da Universidade ao prefeito e a certeza de que o nosso propósito, definido no plano estratégico da Instituição, é o de construir uma comunidade melhor, juntos”, afirmou.

Já o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, reiterou sobre a importância que um evento como o RS Innovation Agro + Smart Cities tem para a Expointer, pois a inovação tem a capacidade de fomentar e estimular a economia, e o potencial de catalisar processos dentro de toda a cadeia do agronegócio gaúcho, que é o motor da economia do Estado. “A Expointer é um grande evento do agronegócio, mas está cada vez mais multissetorial, e quando a Universidade Feevale nos procurou para realizar o RS Innovation Agro + Smart Cities, acatamos a ideia prontamente. E, junto ao Hub Agro, fomentaremos cada vez mais a inovação durante os 365 dias do ano, não apenas no período da feira”, projetou.

Atrações compartilharão conhecimentos para fomentar o desenvolvimento

Daiana de Leonço Monzon, diretora de Inovação da Universidade Feevale, apresentou em primeira mão o layout e a dinâmica do evento, cujas atividades ocorrerão no Palco Stage de Conteúdos, durante todos os dias da feira, das 10h às 18h, e serão voltadas a empresários rurais e urbanos, poder público, parques, hubs e startups e agricultores e pecuaristas em busca de soluções. Os conteúdos, ministrados por especialistas no segmento agro e smartcities, ambientes de inovação, parceiros e startups, estarão divididos em sete pilares temáticos. Confira os pilares e as temáticas abordadas em cada um deles:

Inovações Tecnológicas no Agro

– Agricultura de precisão

– Biotecnologia

– Automação e robótica no campo

– Soluções de irrigação inteligente

– Economia circular no agro

– IA (inteligência artificial) no agro

Cidades Inteligentes e Sustentáveis

– Mobilidade urbana e rural

– Energia renovável e eficiência energética

– Gestão de resíduos sólidos

– Infraestrutura verde

– Tecnologia para a segurança pública

Painéis e Debates

– O futuro do agro e das smart cities

– Parcerias público-privadas

– Desafios e oportunidades pós-tragédias

Startups e Empreendedorismo

– Desenvolvimento de startups

– Casos de sucesso

– Financiamento e investimentos

– Pitchs

Políticas Públicas e Regulamentações

– Legislação para inovação

– Políticas de incentivo

– Planejamento urbano e rural integrado

Sustentabilidade e Clima

– Adaptação climática

– Redução de emissões de gases de efeito estufa

– Conservação da biodiversidade

– Educação e conscientização ambiental

Integração Rural-Urbana

– Agroecologia e produção local

– Tecnologias de conectividade

– Turismo sustentável

– Cadeias de suprimento inteligentes

– IA na integração rural-urbana

Além do Palco Stage de Conteúdos, o espaço RS Innovation Agro + Smart Cities contará com diversas outras atrações, como um espaço para startups apresentarem suas soluções, um estúdio de podcast ao vivo e um espaço de coworking.

Sobre o Hub Agro

O Hub Agro é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Esteio e a Universidade Feevale, com o objetivo de fomentar empresas e profissionais para a criação de soluções para o agronegócio. O espaço será inaugurado durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O prédio de 118,8m² terá dois andares e contará com espaços de coworking, administrativos e auditório. A Prefeitura investiu R$ 595,4 mil nas obras, que começaram em 19 de fevereiro deste ano. A Feevale, por sua vez, será responsável por mobiliar o Hub e gerenciar o espaço. O objetivo é desenvolver projetos em todas as áreas do conhecimento, focando em empresas e negócios. Isso deverá contribuir com a diversificação da economia de Esteio e do Estado, observando, de maneira mais efetiva, as questões do agronegócio.

Sobre a Expointer

De 24 de agosto e 1º de setembro, a 47ª Expointer será realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, o evento reuniu no ano passado 822 mil visitantes e uma comercialização de quase R$ 8 bilhões – números recordes entre todas as edições. A expectativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul é fomentar a retomada econômica do Estado.