Durante o Web Summit Rio 2025, a IBM e o Instituto Caldeira anunciaram uma nova colaboração para promover a capacitação de jovens em competências digitais, com foco em inteligência artificial (IA). A parceria integra o programa global da empresa, que busca qualificar 30 milhões de pessoas até 2030, e vai envolver sete mil alunos da rede pública do Rio Grande do Sul através da plataforma IBM SkillsBuild.
O Instituto Caldeira, hub de inovação e negócios localizado em Porto Alegre (RS), será responsável por implementar a primeira fase do programa, que será integrada ao Geração Caldeira, programa gratuito de capacitação e inserção produtiva para jovens talentos na nova economia promovido anualmente pelo instituto. Serão oferecidas atividades presenciais e oficinas práticas que utilizam a plataforma IBM SkillsBuild, ferramenta gratuita de aprendizagem da empresa, voltada a conteúdos introdutórios em tecnologia. O objetivo é desmistificar a IA, mostrar como a tecnologia já faz parte do cotidiano das pessoas, e apresentar suas aplicações práticas em diferentes carreiras.
“A parceria do Caldeira com a IBM é fundamental para darmos acesso a capacitações de alto nível sobre IA com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo”, comenta Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira. “Acreditamos que os jovens que aproveitarem a oportunidade terão um grande diferencial no mercado, e o Caldeira irá conectar centenas deles com vagas de trabalho na área de tecnologia.”
Ao longo da formação do Geração Caldeira os estudantes vão poder escolher entre quatro trilhas: Sales, Marketing & Design, Java e Data & AI. Independente da trilha, todos os participantes terão acesso ao curso “Fundamentos da IA”, reforçando o papel transversal da inteligência artificial nas profissões do futuro. Segundo Justina Nixon-Saintil, diretora global de impacto da IBM, a colaboração com o Instituto Caldeira pretende estabelecer um modelo replicável de formação técnica acessível e alinhada às exigências do mercado.
O Instituto Caldeira promove, entre seus programas regulares, diversas iniciativas voltadas à educação, centralizadas no Campus Caldeira. Entre essas iniciativas está o Geração Caldeira, que está com inscrições abertas para a turma de 2025. Voltado para estudantes e ex-estudantes da rede pública de ensino de todo o Brasil, o Geração Caldeira combina formação técnica gratuita, certificações de grandes empresas de tecnologia e bolsas para a etapa presencial: neste ano, serão distribuídos um total de R$ 800 mil em bolsas.
Outros programas promovidos pelo Campus Caldeira incluem o Futuros Possíveis – Summer Job, inspirado no Summer Youth Employment Program, do Department of Youth & Community Development de Nova York, nos Estados Unidos; e a disciplina eletiva Ecossistemas de Inovação, para escolas privadas membras do Caldeira, que tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência de interconexão com um hub de inovação e tecnologia, ampliando os horizontes dos alunos para as carreiras do futuro.