cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
rede-brasil-inovador-south-summit-brazil-innovation-inovacao-esg-ai-ia-ecossistema-startups-media-partner-aldo-cargnelutti-ceo-16
Representantes do banco apresentaram soluções aos municípios, como o financiamento de moradias através do programa Minha Casa, Minha Vida

Caixa apresenta oportunidades habitacionais durante a Assembleia de Verão da Famurs

A Caixa Econômica Federal marcou presença na Assembleia de Verão da Famurs, trazendo novidades importantes para os prefeitos gaúchos que buscam soluções habitacionais para seus municípios. O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), o fortalecimento das infraestruturas foram temas de destaques desse painel.

“A articulação entre Caixa, Famurs e gestores municipais é a chave para garantir avanços concretos e sustentáveis”, afirmou o superintendente regional da Caixa, Renato Scalabrin. E ainda fez questão de ressaltar que a parceria entre a instituição e as prefeituras promete transformar o cenário do estado, oferecendo mais qualidade de vida à população e fortalecendo o papel das gestões municipais na promoção do bem-estar social.

O superintendente de Habitação da Caixa Federal, Tiago Nebê, falou sobre como a instituição atendeu às famílias atingidas pela enchente do ano passado, e sobre as novas possibilidades  como o MCMV chega com novas possibilidades de financiamento e reconstrução, como a modalidade de Compra Assistida, onde o beneficiário pode escolher um imóvel no mercado ou em ofertas do próprio site da Caixa, com valores de até R$ 200 mil, conforme avaliação técnica do banco. A flexibilidade dessa modalidade permite aquisições em qualquer região do estado, desde que os municípios garantam a isenção do ITBI, agilizando o processo e trazendo benefícios diretos às famílias contempladas.

O modelo de Empreendimentos FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) foi apresentado pelo gerente de filial, Guilherme Fernandes, que explicou sobre a Portaria 704 define metas autorizadas para os municípios, com custos de obras de até R$ 200 mil, incluindo infraestrutura externa. As novas portarias para o FAR dependem da conclusão do prazo da Compra Assistida, o que exige agilidade na articulação local.

Outro ponto relevante é a Nova Seleção FAR, que prevê 100 mil unidades habitacionais em terrenos públicos ou privados, livres de ônus e com soluções completas de água, esgoto e inserção na malha urbana. Para os gestores municipais, esta é uma oportunidade estratégica de promover o acesso à moradia digna, com projetos mais maduros e estrutura adequada.

A Caixa também apresentou o MCMV Cidades, um convênio que permite a acumulação de contrapartidas entre governos municipais e estaduais, ampliando o alcance das políticas públicas habitacionais. Os detalhes e o passo a passo para adesão estão disponíveis no site oficial da Caixa.

Michael Espinosa, coordenador de Centralizadora, falou sobre o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que visa contribuir com o desenvolvimento municipal, facilitando o acesso a financiamentos e recursos federais para projetos de infraestrutura prioritários. Ele ainda explicou como a Caixa pode atuar como suporte técnico para os municípios quando o assunto são as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões especialmente quando os projetos são nas áreas como educação infantil, iluminação pública, habitação social, saneamento e resíduos sólidos urbanos. A instituição também atua na captação de recursos e no aprimoramento da gestão financeira municipal, promovendo oportunidades para que as cidades avancem em soluções inovadoras e de impacto social positivo.

A programação da Assembleia de Verão continua até esta sexta-feira (21/02). O evento recebe o patrocínio master de Banrisul, Secretaria de Turismo do RS (Setur) e Caixa, e o patrocínio de Corsan, Serpro, 1Doc, Badesul, BRDE, GovBR, Aprende Brasil, Crea-RS, CSG, Kunzler e Shantui, Gestão, XCMG e GRA, No Paper Clound, Priori e LiuGong, Monteiro e Monteiro, A Página, Recicle Bem, Moinhos de Vento, GlobalGov, Somos, Delta, Editora do Brasil, Portal de Compras Públicas, Geap, Lux, Delta, Kodefy, MasperTV, Banco do Brasil. A assembleia também recebe apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Planalto, Emater e Sorvelândia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

rede@brasilinovador.com.br

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe enviando o seu material.

Aldo Cargnelutti

rede@brasilinovador.com.br

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe enviando o seu material.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.