Após M&A com Mater Dei, A3Data lança soluções spin-off de IA para saúde
Apostando num modelo inovador de negócio, que uniu ambas as especialidades para atender às demandas do setor, a estratégia das empresas é criar soluções no modelo de spin-off para ampliar a escala no mercado
Com o processo de M&A (Merger & Acquisition) ocorrido entre a Rede Mater Dei de Saúde, que adquiriu 50,1% da A3Data, consultoria de dados e IA, numa transação ocorrida em 2021, as empresas avançaram numa nova estratégia organizacional, que foi direcionar parte dos investimentos para a criação de uma nova unidade de negócios voltada ao desenvolvimento de produtos, prioritariamente para a área de saúde.
O caminho natural, considerando a experiência de ambas as empresas e o cenário atual do mercado, foi iniciar esta jornada criando uma área de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) para produtos digitais voltados para este segmento. Com aporte inicial de R$15 milhões, a proposta também considerou a transformação dessas soluções em estruturas de spin-offs. Com uma gestão independente da A3Data, a meta da nova unidade é gerar produtos escaláveis para aumentar a presença da consultoria como um hub de inovação no setor.
De acordo com Rodrigo Pereira, CEO da A3Data, com essa estratégia, as empresas unificam suas experiências para atender às necessidades do segmento a partir de dois extremos que se complementam: a alta capacidade de execução da consultoria em projetos de IA e a expertise de negócio da Rede Mater Dei, que é um grande laboratório para essas aplicações.
“Diferente das abordagens tradicionais, em que as empresas realizam um acqui hiring, ou seja, uma compra seguida de uma internalização dos colaboradores da empresa, optamos por um modelo junto à A3Data em que seus executivos se mantêm à frente da gestão, mantendo uma operação independente e sua forte cultura de inovação em dados e IA. Mas temos um lugar comum e poderoso, onde as estratégias do health e do tech se encontram, possibilitando a construção de soluções escaláveis de IA para o sistema de saúde como um todo”, explica José Henrique Salvador, CEO da Rede Mater Dei.
Como resultado dessa estratégia, a A3Data já desenvolveu três novas soluções. A primeira delas foi a plataforma de Gestão de Escala, que controla a jornada e a otimização de escala dos funcionários e, após ser implementada na Rede Mater Dei, reduziu em 85% as horas extras.
A segunda solução se chama Maria Saúde, um chat baseado em IA que oferece cuidados primários aos pacientes. O serviço dessa tecnologia, que potencializa a produtividade médica e reduz custo do atendimento por meio de uma triagem automatizada com supervisão de uma equipe de saúde multidisciplinar, foi testado na Rede Mater Dei inicialmente com cinco mil funcionários e agora parte para escalar no mercado com clientes relevantes, entre eles a empresa de autogestão Cemig Saúde.
Além disso, recentemente foi anunciado o Nuvie, aplicativo que opera como um co-piloto médico, utilizando reconhecimento de voz e IA Generativa para simplificar a realização de tarefas clínicas, como prescrições, pedidos de exames e emissão de atestados. Todas as soluções estão prontas para serem escaladas no mercado e, no caso de Nuvie e Maria, já viraram spin-offs que agora partem para a fase de tração e escala.
“Esse cenário reforça o posicionamento da A3Data no mercado. Paralela à criação da área de produtos gerada a partir do aporte do Mater Dei, a consultoria, que é o nosso principal negócio, segue crescendo. Inclusive, criando produtos próprios, como o caso do Buora, um acelerador de IA Generativa que será anunciado em breve”, comenta o CEO da A3Data.
Para o executivo, as investidas da A3Data em transformar a empresa num advisor de dados e de Inteligência Artificial, que atua de ponta a ponta na jornada analítica das organizações, foi o “pulo do gato” para seu avanço. “Tivemos um crescimento de 2.100% nos últimos cinco anos e ainda esperamos crescer 28% este ano, impulsionado em grande parte pelas nossas ofertas em inteligência artificial clássica e generativa”, disse.
Além da Rede Mater Dei, que continua como cliente da consultoria, a organização acumula projetos realizados com marcas como Stellantis, Localiza, Fleury, Inter, Blip, BMG, BTG, Banco Mercantil do Brasil, ArcelorMittal, Pottencial Seguradora, Moura, Farmax, Hyporfarma, Unimed BH,Grupo Elfa, Iveco, Coty, Hering, Neon, Cyrela e Afya.
Sobre a A3Data
A A3Data é uma consultoria especializada em dados e inteligência artificial que tem como propósito empoderar pessoas e corporações por meio de dados, transferindo know-how e fortalecendo bases para a criação de uma cultura data driven.
Atuando como um advisor, a empresa realiza projetos de alto impacto e transformação cultural e analítica por meio de uma jornada de maturidade analítica, desde a implantação de data lakes, passando pelo self-service analytics, até a criação de modelos preditivos e prescritivos. Entre as companhias que já realizaram projetos com a A3Data estão Stellantis, Banco Mercantil do Brasil, Houer, Inter, Blip, Localiza, Mater Dei, Grupo Fleury, BMG, BTG, Pottencial Seguradora, Moura, Farmax, Grupo Elfa, Iveco, Hering, Neon, Cyrela e Afya.
Presente em dois dos maiores polos de inovação tecnológica do Brasil, o Porto Digital, em Recife (PE), e Cubo, em São Paulo (SP), a A3Data também é indicada ao Ranking GPTW, se destacando como uma das melhores empresas para se trabalhar, com um índice de certificação de 95.