O encontro reuniu representantes de instituições, gestores públicos e lideranças regionais para debater estratégias de fomento à inovação e o fortalecimento do ecossistema tecnológico metropolitano. Durante o evento, foi apresentada a gestão do Tecnosinos, destacando as ações desenvolvidas pelo parque tecnológico e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e sustentável da região.
Também foram discutidos os encaminhamentos sobre a participação do Fórum no Granpal Summit 2025, que acontecerá no dia 12 de dezembro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A presença da Granpal reforça o compromisso da entidade em aproximar a gestão pública da inovação, promovendo conexões entre municípios, universidades e empresas para o avanço de soluções inteligentes e colaborativas para as cidades da Região Metropolitana.
Sobre o Tecnosinos
O Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos conta com toda a infraestrutura necessária para transformar ideias inovadoras em oportunidades. Nosso objetivo é fomentar novas economias da área da tecnologia orientadas pelo empreendedorismo inovador, e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
Criado há mais de 25 anos, o Tecnosinos abriga empresas nas áreas de Tecnologia da Informação, Semicondutores, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Tecnologias para a Saúde e Energias Renováveis e Tecnologias Socioambientais.
Atualmente, são 110 empresas nacionais e internacionais, um faturamento anual de mais de R$ 2,5 bilhões nas empresas do parque e histórico de 120 registros de propriedade intelectual. Grandes companhias globais se unem a dezenas de startups incubadas e graduadas na Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), gerando inovação e movimentando a economia.
Atualmente, seis países estão presentes no parque: Brasil, Alemanha, Coreia do Sul, Holanda, Índia, Suécia e Suíça. Além disso, o Tecnosinos tem firmado parcerias com diversos parques tecnológicos do mundo todo, e faz parte da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP), que abriga mais de 400 parques tecnológicos no mundo.
O Tecnosinos em números:
35 mil metros quadrados
50 startups
60 empresas consolidadas
+ 8 mil empregos diretos