A Huawei realizou seu 6º Fórum de Inovação e Propriedade Intelectual (PI) em Pequim. Foto: divulgação

Huawei realiza o 6º Fórum de Inovação e Propriedade Intelectual

A Huawei realizou em 11 de outubro seu 6º Fórum de Inovação e Propriedade Intelectual (PI), onde a empresa anunciou os vencedores de seu prêmio bienal “Dez Maiores Invenções”. O evento reuniu especialistas em inovação e propriedade intelectual de todo o mundo para explorar a importância da abertura e da proteção da PI na promoção da inovação e do progresso social.

“A inovação aberta impulsiona a sociedade e a tecnologia, e está em nosso DNA. Estamos comprometidos com uma abordagem aberta à inovação”, disse o diretor jurídico da empresa, Liuping Song. “A Huawei respeita a propriedade intelectual de terceiros e protege a sua própria, incluindo patentes, marcas registradas, direitos autorais e segredos comerciais.”

Em 2024, a receita de licenciamento de patentes da Huawei foi de aproximadamente US$ 630 milhões. Os royalties de patentes que a Huawei pagou ao longo dos anos são quase três vezes maiores do que os royalties que recebeu.

Liuping Song, diretor jurídico da Huawei, proferindo o discurso de abertura

Marco Alemán, diretor geral assistente da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), observou que “a Huawei é uma das principais usuárias globais dos Serviços Globais de PI da OMPI e uma forte impulsionadora da inovação. A empresa teve 6.600 pedidos de patente publicados no Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) em 2024 e tem sido a principal usuária do sistema PCT desde 2014.”

Etienne Sanz de Acedo, CEO da International Trademark Association (Associação Internacional de Marcas), enfatizou: “Como um ativo intangível, a propriedade intelectual é uma linguagem universal que traduz inovação e criatividade em valor quantificável.”

Ningling Wang, presidente eleita da Licensing Executives Society International (Sociedade Internacional de Executivos de Licenciamento), disse que incentiva “líderes do setor, formuladores de políticas, pesquisadores e empreendedores a promover a colaboração, compartilhar conhecimento, reduzir barreiras e praticar o licenciamento responsável.”

No fórum, a Huawei apresentou as inovações que lhe renderam o 6º prêmio Dez Maiores Invenções, abrangendo uma série de áreas de negócios essenciais para o desenvolvimento futuro, incluindo computação, o sistema operacional HarmonyOS e armazenamento.

Alan Fan, vice-presidente e chefe do Departamento de Direitos de Propriedade Intelectual da Huawei, enfatizou que, como uma das principais contribuintes para a tecnologia no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a Huawei compartilha suas tecnologias por meio de software de código aberto, hardware aberto, registros de patentes, contribuições para padrões e artigos acadêmicos.

Em 2024, a Huawei publicou 37.000 patentes, estabelecendo um novo recorde para a empresa. Além disso, submeteu mais de 10.000 contribuições técnicas a organizações de padronização e publicou mais de 1.000 artigos acadêmicos. Enquanto isso, o código-fonte do OpenHarmony cresceu em mais 10 milhões de linhas, com contribuições de mais de 8.100 membros da comunidade, e o openEuler ultrapassou a marca de 10 milhões de instalações.

Até o final de 2024, no campo dos padrões celulares, mais de 2,7 bilhões de dispositivos 5G e – no domínio do Wi-Fi – mais de 1,2 bilhão de dispositivos eletrônicos de consumo foram licenciados sob as patentes da Huawei. Já em multimídia, mais de 3,2 bilhões de dispositivos multimídia foram licenciados sob as patentes de codecs de vídeo da empresa. Um total de 48 empresas da lista Fortune Global 500 são licenciadas da Huawei, direta ou indiretamente.

Heiwai Tang, vice-presidente associado da Universidade de Hong Kong, também discursou no fórum, afirmando: “A inovação é um dos principais motores do crescimento econômico moderno, e sua operação sustentada depende de um sistema de patentes robusto, aberto e globalmente confiável. Fico satisfeito em ver empresas como a Huawei aderindo às normas internacionais de propriedade intelectual, o que maximiza o valor da propriedade intelectual e, ao mesmo tempo, promove um ecossistema de negócios saudável.

Como parte de seus esforços para impulsionar a inovação aberta, a Huawei lançou o site de patentes Chaspark em junho de 2024. Trata-se de uma plataforma gratuita e robusta para pesquisadores do mundo todo buscarem informações sobre patentes, um serviço que pode ser proibitivamente caro para estudantes, pesquisadores individuais e pequenas organizações de tecnologia. Hoje, a empresa anunciou grandes atualizações para o Chaspark Patent, incluindo novos recursos como busca semântica e resumo por inteligência artificial (IA).

Outros palestrantes convidados para o fórum incluem Yali Zhu, gerente-geral da PatSnap China; Qi Wang, diretor da Clarivate para a Ásia-Pacífico; Mattia Fogliacco, presidente da Sisvel; e Laurie Fitzgerald, presidente da Avanci Vehicle. Eles compartilharam suas experiências e melhores práticas em inovação aberta.

Song concluiu com a afirmação: “Estamos comprometidos em construir um ambiente que proteja a inovação e a propriedade intelectual, e trabalhamos em estreita colaboração com parceiros do setor para promover uma proteção construtiva da propriedade intelectual. Dessa forma, os membros do setor podem continuar a crescer e se desenvolver juntos.”

Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com aproximadamente 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende a mais de três bilhões de pessoas ao redor do mundo. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 27 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.