A Portobello America, unidade norte-americana do Portobello Grupo, celebra dois anos da inauguração de sua fábrica nos Estados Unidos com uma iniciativa que reflete sua integração à cultura de inovação e colaboração do país. Nos dias 16 e 17 de outubro, a empresa realiza seu primeiro Hackathon, em parceria com a Tennessee Tech University, por meio dos departamentos de Ciência da Computação e Engenharia, com o apoio do Machine Intelligence and Data Science Center (Minds).
Com o tema “Design the Future with AI”, o evento simboliza um marco na trajetória da Portobello America, que se consolida como peça fundamental na estratégia de internacionalização do Portobello Grupo. A operação conta com uma estrutura de distribuição robusta e com o primeiro parque fabril da marca, inaugurado em outubro de 2023, em Baxter, Tennessee.
O Hackathon busca unir academia, indústria e comunidade na criação de soluções baseadas em inteligência artificial para desafios reais da empresa nas áreas de Logística, Marketing e Finanças. A proposta é conectar a criatividade dos estudantes ao conhecimento de mercado da Portobello America, promovendo aprendizado, trocas e inovação colaborativa.
“Desde o início da nossa operação em Tennessee, temos buscado construir relações genuínas com o ecossistema local. O Hackathon é uma oportunidade de abrir nossas portas para novas ideias, impulsionar a inovação e contribuir para o desenvolvimento dos futuros profissionais da região”, afirma João Oliveira, CEO da Portobello America.
Estudantes e profissionais cocriam soluções com IA
Ao todo, 30 participantes, entre estudantes, profissionais e colaboradores da Portobello America, serão divididos em cinco equipes multidisciplinares que reúnem perfis de negócios, design, engenharia e tecnologia. Durante dois dias de imersão, os times irão cocriar propostas, protótipos e modelos de negócio com o suporte de mentores e especialistas da empresa e da universidade.
O evento contará também com palestras, sessões de mentoria e uma banca avaliadora composta por representantes da Portobello America e da Tennessee Tech, que selecionarão as propostas com maior potencial de aplicação prática e impacto positivo para o negócio. As ideias mais promissoras poderão ser aprofundadas em futuras colaborações com a empresa.
Mais do que uma competição, o Hackathon representa um espaço de troca e aprendizado, reforçando o papel da Portobello America como agente de inovação e desenvolvimento regional. “Acreditamos que o futuro do design e da indústria será construído por meio da união entre criatividade, tecnologia e colaboração. Esse evento traduz exatamente o que buscamos promover: uma cultura de inovação aberta e conectada”, complementa Oliveira.
A evolução da operação nos Estados Unidos reflete o sucesso da estratégia de internacionalização do grupo e o fortalecimento contínuo da presença da Portobello America no mercado norte-americano. O avanço contínuo em eficiência produtiva, expansão comercial e fortalecimento da marca reforça o posicionamento da empresa como referência em inovação e design nos Estados Unidos.
Com essa iniciativa, a Portobello America reafirma seu compromisso de integrar design, tecnologia e impacto positivo, celebrando dois anos de operação com um olhar voltado para o futuro, e fortalecendo sua presença como referência em inovação no mercado norte-americano de revestimentos.
SOBRE O PORTOBELLO GRUPO
Portobello Grupo é líder em inovação e design, uma das principais empresas de revestimentos no Brasil, além de protagonista global no setor. O Grupo possui quatro unidades de negócio no Brasil e nos Estados Unidos.
A unidade de varejo, prioridade estratégica do grupo, é a Portobello Shop, a maior rede de soluções em revestimentos no Brasil, com 135 lojas franquias e 29 lojas próprias em todas as regiões. A empresa exercita a centralidade no cliente, proporcionando a melhor experiência possível com a marca para os profissionais de arquitetura e design, além de consumidores finais.
A Portobello America concretiza a estratégia de internacionalização do grupo, com uma operação de distribuição consolidada e a construção do primeiro parque fabril da marca, inaugurado em outubro de 2023, em Baxter, Tennessee.
A unidade Portobello distribui seus produtos através dos principais home centers do país, do mercado imobiliário e grandes obras, além da exportação para mais de 63 países. Essa unidade tem um parque industrial em Tijucas, Santa Catarina, com a produção dos mais inovadores produtos cerâmicos, com destaque para as lastras em porcelanato.
A unidade Pointer é a marca de design democrático, com atuação na região nordeste do país, além da exportação, e uma unidade industrial estruturada para ser a mais sustentável possível, em Marechal Deodoro, Alagoas.
Listada na B3 (PTBL3), a empresa adota as mais avançadas práticas de governança corporativa, com destaque para a gestão ESG, estruturada a partir de um Comitê de Sustentabilidade, composto pelo Presidente do Conselho e acionistas. Signatário do Pacto Global, o Grupo tem metas orientadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).