Uma das maiores feiras de turismo do mundo começou ontem, dia 4 de novembro, na cidade de Londres, capital do Reino Unido.
Em novembro de 2024, o Secretário Municipal de Turismo, Rui Alves, esteve na feira WTM London 2025 com o objetivo de verificar in loco a importância do evento mundial como vitrine estratégica para a cidade de São Paulo. Na ocasião, a cidade não havia ativado um estande.
Para 2025, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, incluiu a participação da Cidade de São Paulo nesta feira, no escopo do programa Discover/Descubra São Paulo, iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), em parceria com a InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado), com o objetivo de reforçar a presença internacional da capital. Assim, na última terça-feira, dia 4 de novembro, a Cidade de São Paulo teve a sua estreia na WTM London 2025, juntamente com outras três empresas do setor turístico paulistano, que foram credenciadas por meio do edital do programa: Templo de Salomão, Mercado Municipal Paulistano e Five Transportes.
A programação do primeiro dia de feira contou com as agendas institucionais com empresas do segmento e representantes de órgãos de turismo internacionais. Além disso, ocorreu a visita ao estande oficial da capital paulista, pelo Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que se reuniu com Fabio Voros, coordenador de Turismo que está liderando a missão internacional e a coordenadora de Administração e Finanças, Giselly Vieira dos Santos.
Equipe da Secretaria de Turismo de São Paulo se reúne com Chris Gascoine, Diretor de Contas LATAM da Routes Americas, em parceria com Maria Cecilia Domingos e Cláudio Ferreira, ambos da Equipe Comercial de Transportes Aéreos do Aeroporto Internacional de São Paulo
Entre as reuniões realizadas neste primeiro dia, destacam-se: Angela Varela, Presidente da Greek National Tourism Organisation (GNTO); Virgilio Pereira Guimarães e Carlos Henrique Angrisani (SECOM), da Embaixada do Brasil em Londres; Li Zhang, Diretor do Escritório Nacional de Turismo da China (CNTO) em Londres e Chris Gascoine, Diretor de Contas LATAM da Routes Americas, em parceria com Maria Cecilia Domingos e Cláudio Ferreira, ambos da Equipe Comercial de Transportes Aéreos do Aeroporto Internacional de São Paulo e Ângela Lozano, Gerente Comercial da Fitur Madri.
O estande da Cidade de São Paulo e o conceito de “chuva afetiva de oportunidades”
Criada em 2025, no âmbito do lançamento do programa Discover/Descubra São Paulo, a nova marca fantasia da cidade de São Paulo, um coração formado por pins de localização, estreou na ITB Berlin, com o primeiro estande desta iniciativa. Ao longo do ano, já passou por outras feiras estratégicas como a BTL Lisboa, WTM Africa, ATM Dubai e finalizará na ITLM Cannes, fechando o primeiro bem-sucedido ano do programa.
A expressão “terra da garoa”, como São Paulo é tradicionalmente conhecida, serviu de base para criar o símbolo do coração que faz chover pins de localização. Esta “chuva afetiva de oportunidades” sintetiza tanto a variada gama de possibilidades turísticas da maior metrópole brasileira bem como a receptividade e o acolhimento que a cidade oferece a todos os seus visitantes.
Essa diversidade de possibilidades e destinos aparece traduzida na paleta de cores da marca: o olhar para o futuro, representado pelo azul índigo da fibra ótica; o clima amistoso, no azul celeste; a natureza, com o verde do ecoturismo; a economia, com o amarelo ouro e a história com o laranja dos tijolos.