O Parque Tecnológico de Santos e a Autoridade Portuária de Santos (APS) assinaram, nesta terça-feira (30), termo de cooperação técnica que consolida e amplia parceria para fortalecer o desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas ao maior porto da América Latina, com impactos diretos também na relação porto-cidade, tema central para o futuro de Santos.
A cooperação entre as duas instituições representa a continuidade de um trabalho que já vem gerando resultados concretos. Do ESG Challenge, nasceu a Data Overseas, startup incubada no Parque e financiada pela APS, que desenvolveu o Vanguard, sistema inteligente para monitoramento de resíduos em fase de implementação no Porto de Santos. O caso simboliza como a integração entre o setor portuário e o ecossistema de inovação local transforma ideias em soluções práticas e sustentáveis.
Com a assinatura deste termo, a cooperação ganha um novo patamar institucional. As agendas de inovação do Parque e da APS passam a convergir em torno do ColaBora Mundo, que reúne iniciativas como o Santos Summit, a Jornada ESG, o ESG Challenge e o Prêmio ESG. Essa integração cria uma plataforma única para debater e desenvolver soluções em inovação, sustentabilidade e economia azul, ampliando o alcance das ações e conectando de forma efetiva o ecossistema empreendedor às demandas do porto e da cidade.
“Esta parceria unifica as agendas das duas instituições, com foco em reduzir gastos públicos e, ao mesmo tempo, diminuir nossa pegada de carbono, alinhando inovação e responsabilidade socioambiental”, destacou o presidente do Parque Tecnológico, Eduardo Bittencourt
Para Anderson Pomini, presidente da APS, a cooperação representa um marco importante para ambas instituições, trazendo grandes benefícios para o setor portuário e para toda a região.
Atualmente, o Parque Tecnológico abriga mais de 50 empresas residentes de base tecnológica, conectadas a mentores, investidores e universidades. A parceria com a APS amplia esse potencial, oferecendo às startups acesso direto ao maior complexo portuário da América Latina – um verdadeiro laboratório vivo para inovação.