Iniciativa pretende impulsionar captação de recursos de fomento à inovação para ampliação e execução de projetos de impacto para o ecossistema catarinense. Foto: divulgação

ACATE estrutura escritório de projetos para impulsionar iniciativas no setor de tecnologia

Com o objetivo de ampliar a relevância de Centros de Inovação em SC como pontos de referência e de conexão para o ecossistema regional de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação), os 15 habitats integrantes da Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI) contam com o fomento da Fapesc para estruturação de escritórios de projetos. Gestora do CIA Primavera, em Florianópolis, a ACATE é uma das entidades que está implantando a aprimorando a gestão de projetos.

A estruturação dos escritórios pretende impulsionar projetos que visem contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação catarinense. Para tanto, a implantação envolve a qualificação de recursos humanos em boas práticas de gestão de projetos, etapa que a ACATE desenvolve em parceria com as consultorias 3Neuron Consultoria em Gestão – empresa que é mantenedora ACATE – e a PRANA Inovação e Recursos. Nos últimos meses, a Associação deu início a um ciclo de capacitações para colaboradores com o propósito de fortalecer sua capacidade de execução de iniciativas voltadas ao setor de tecnologia estadual.

A formação foi realizada em dois módulos: um de fundamentos de gestão de projetos, dedicado à construção de uma base sólida em conceitos, metodologias e ferramentas essenciais de gerenciamento de projetos; e outro voltado para a temática de captação de recursos, em que foram compreendidas diferentes fontes de financiamento e os processos de elaboração de propostas, definição do escopo até a prestação de contas em projetos, além de oficinas práticas com instituições de fomento.

Os escritórios de projetos nos Centros de Inovação de SC terão o papel de atuar, por exemplo, na prospecção de oportunidades de captação de recursos que fomentem iniciativas de impacto para o ecossistema catarinense.

A ACATE já desenvolve projetos junto a organizações de apoio e de fomento à inovação, entre eles: o programa de internacionalização ACATE Global Gateway, com apoio da Fapesc; a operação do MIDITEC e a gestão da Rede MIDIHUB de incubadoras, iniciativas que contam com o Sebrae Startups como mantenedor; o programa de aceleração BRDE Labs SC, em parceria com o BRDE; além do desenvolvimento do Polo de Referência em Bioeconomia do Sebrae no Pará.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

 rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356 

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.