O evento de lançamento da quinta edição do South Summit Brazil reuniu autoridades, parceiros e representantes do ecossistema de inovação no Instituto Caldeira na última quinta-feira (23/10).
A data marca o início da contagem regressiva para a edição de 2026 do evento que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de março, mais uma vez no Cais Mauá, em Porto Alegre, e conta com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul como correalizador. “Quero saudar e exaltar que o South Summit Brazil é de todos nós e só acontece porque as mãos e as energias são canalizadas para construir e não destruir”, conclui o Governador Eduardo Leite que já garantiu também a edição de 2027.
A cerimônia aconteceu no Instituto Caldeira, que acaba de passar por um processo de renovação. Entre os presentes, dezenas de autoridades, parceiros estratégicos e integrantes do ecossistema de inovação, anunciando mais um evento que promete movimentar o cenário de empreendedorismo e tecnologia na América Latina. “Porto Alegre e o Rio Grande do Sul são hoje uma referência no Brasil e na América Latina porque aprenderam que inovar é mais do que criar tecnologia: é gerar impacto, melhorar vidas e construir futuro”, destaca José Renato Hopf, Presidente do South Summit Brazil.
Para o próximo ano, o evento aposta em melhorias oferecendo mais conforto e experiências diferenciadas ao público. Alguns espaços serão ampliados e o evento trará melhor conforto térmico para os participantes. Com o permanente compromisso de aprimorar, a infraestrutura e as áreas de convivência também terão novidades como novos espaços de relacionamento voltados para eventos com parceiros e a duplicação das áreas destinadas a reuniões, iniciativa que possibilitará ainda mais conexões e oportunidades de negócios durante os dias de evento.
Uma grande novidade da próxima edição é a criação do Comitê de Impacto Social, com iniciativas que se propõem a levar a inovação para além dos muros do Cais Mauá e para além dos três dias de evento. Sob liderança de Letícia Batistella e composto por membros que reforçam a diversidade, a inclusão produtiva e o desenvolvimento de novas políticas, o Comitê tem como objetivo desenvolver ações que geram impacto real na vida das pessoas através da inovação.
A organização também confirma a segunda edição do South Summit Brazil RUN, corrida que movimentou a Orla do Guaíba esse ano, reunindo mais de 2.000 pessoas. Além disso, com o propósito de fomentar o empreendedorismo feminino e dar mais espaços às mulheres no âmbito da inovação e dos negócios, o Women’s by South Summit Brazil seguirá em 2026 com novidades. Os primeiros speakers para o South Summit Brazil 2026 já estão confirmados e executivos com passagens por empresas como TikTok, Microsoft, Mercado Livre e Nubank estão entre os destaques. Sempre de olho na inovação e diversidade de conteúdo, 70% dos speakers serão inéditos, além de serem abordados os temas mais importantes da atualidade no mundo da inovação e negócios.
Em 2025, o South Summit Brazil se consolidou como o ponto de encontro de investidores, com mais de 25% do conteúdo focado em investimento, número que deve se repetir, refletindo a forte presença de venture capital e fomento ao ecossistema de startups. A expectativa é reunir novamente empreendedores, investidores, corporações e lideranças globais em um ambiente voltado para negócios, networking e conteúdo de alto impacto. Entre os speakers que já confirmaram presenças estão:
Arturo Nuñez (Estados Unidos), Founder & CEO, AIE Creative LLC. Com mais de 35 anos de experiência, Arturo é um executivo reconhecido por sua atuação global em marketing e inovação. Já foi CMO do Nubank, Head de Marketing da Apple Latin America e ocupou cargos de liderança na Nike e na NBA. Hoje lidera a AIE Creative e foi eleito pela Advertising Week como um dos profissionais de marketing mais influentes da América Latina.
Hernan Kazah (Uruguai), Co-founder, Mercado Libre & Managing Partner, Kaszek. Um dos nomes mais importantes do empreendedorismo latino-americano, Kazah é cofundador do MercadoLibre e da Kaszek, maior fundo de venture capital da região, com mais de US$ 3 bilhões levantados e mais de 140 startups investidas.
Kim Farrell (Estados Unidos), Global Head of Creators, TikTok, responsável pela estratégia global de relacionamento com criadores na plataforma TikTok, Kim é uma referência em inovação e autenticidade. Foi eleita uma das Top 10 CMOs pela Forbes Brasil em 2022.
Priscyla Laham (Brasil), Presidente, Microsoft Brasil, com mais de 25 anos de carreira, Priscyla atua na liderança da Microsoft no país e já passou por mercados como EUA e Argentina. Já trabalhou na Meta e lidera importantes transformações digitais no setor de tecnologia.
South Summit Brazil comprova impacto social e econômico em estudo inédito com a Alvarez & Marsal
O South Summit Brazil, agora tem dados concretos que comprovam sua relevância para o desenvolvimento do país. Em parceria com a consultoria Alvarez & Marsal, foi realizado um estudo abrangente que analisou os resultados gerados por todas as edições anteriores do evento, revelando que o South Summit Brazil vai muito além da geração de negócios: ele impulsiona impacto social real e duradouro. Em sua edição de 2025, o South Summit Brazil movimentou mais de R$ 166 milhões em impacto econômico, gerou quase 4 mil empregos e contribuiu com mais de R$ 13
milhões em arrecadação de impostos. O levantamento aponta que, para cada R$ 1 investido, o evento devolve R$ 4,10 para a economia local e nacional, evidenciando seu papel como motor de crescimento sustentável.
Mas os números não param na esfera econômica. Desde sua chegada ao Brasil, o South Summit já impactou mais de 12 mil pessoas por meio de ações sociais, com mais de 2 mil ingressos sociais distribuídos e mais de 40 iniciativas de inclusão, capacitação e fomento ao empreendedorismo. São ações voltadas para promover inclusão produtiva e criar oportunidades concretas para pessoas e negócios que atuam como agentes de transformação na sociedade. Com quatro edições realizadas, o South Summit Brazil consolida-se como um marco no calendário da inovação global, reafirmando seu compromisso com o progresso do Brasil e LATAM, não apenas em números, mas em transformação de vidas.
Sobre o South Summit Brazil:
Ponto de encontro global entre fundos de investimento, empresas e startups, o South Summit Brazil desembarcou em Porto Alegre em 2022. Surgiu em Madrid há 12 anos e já movimentou 14 USD bilhões captados pelas startups ao longo da Startup Competition. Na edição 2025, os 38 mil metros quadrados de área receberam 23 mil pessoas de 62 países, 3 mil startups, 800 speakers, 200 patrocinadores, 130 fundos de investimento, sendo 38 internacionais, e cerca de 900 investidores com USD 215 bilhões de fundos sob gestão. O South Summit Brazil é uma realização da Spain Startup e 4all, com correalização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da IE University.