Empresa de tecnologia fundada em Florianópolis também almeja entrar em outros mercados internacionais. Foto: divulgação

Audaces, associada à ACATE, expande operações no México e na Colômbia

A Audaces, empresa catarinense associada à ACATE que oferece soluções de tecnologia para a indústria da moda, anunciou o investimento de R$ 8 milhões para expandir operações no México e na Colômbia. O projeto prevê avanços nos próximos meses com a aquisição de novas unidades comerciais e centros de serviço técnico especializados. 

A Audaces é participante do Grupo Temático de Internacionalização da ACATE, além das Verticais de Negócios de Manufatura 4.0 e Varejo.

O movimento estratégico na América Latina visa contribuir para a ampliação da receita global da empresa entre 30% e 40% ao ano até 2028, com o faturamento internacional representando mais da metade do total da companhia nos próximos cinco anos.

A escolha dos países pela Audaces levou em conta a relevância e potencial de crescimento: o México é o segundo maior exportador têxtil da América Latina e está conectado ao mercado norte-americano via Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês); já a Colômbia possui das cadeias têxteis mais completas da região, com marcas independentes e investimentos em digitalização.

A expansão nos dois países seguirá o modelo implementado na nova sede da empresa em Florianópolis, que funciona como um hub de inovação. “Nosso modelo será híbrido. Além da frente comercial, haverá áreas dedicadas à capacitação técnica, co-criação com clientes e desenvolvimento de soluções adaptadas à realidade local”, explica Jorimar Lorenzi, diretor comercial da Audaces.

A Audaces vem estabelecendo parcerias com instituições de ensino técnico e hubs de inovação, promovendo a formação de mão de obra qualificada para operar as tecnologias da empresa. “A combinação de presença física, integração de talentos e parcerias estratégicas reforça nosso objetivo de liderar a transformação digital da indústria da moda nesses países”, destaca Matheus Fagundes, CEO da empresa.

A empresa ainda planeja expansão para mercados do Peru e da América Central, além de fortalecimento da atuação na Argentina, sendo focos da Audaces nesse processo: a digitalização do atendimento, capacitação técnica e integração.

Outras oportunidades avaliadas pela Audaces estão na África, Leste Europeu e Sudeste Asiático, além de planos de entrada no mercado norte-americano por meio de parcerias estratégicas e expansão digital.

Recentemente, a Audaces anunciou a inauguração de um novo canal de distribuição na Índia, previsto para 2026. Com investimento estimado entre R$ 5 milhões e 7 milhões nos primeiros dois anos, a operação incluirá instalação de áreas comerciais, apoio técnico e treinamento profissional. “A Índia é hoje um dos maiores polos têxteis do mundo e oferece uma combinação única de verticalização da cadeia produtiva, incentivos governamentais e um mercado interno em franca expansão”, explica Magner Steffens, CEO da Audaces para os mercados da Ásia, África e Europa.

*Com informações de SC Inova, Amanhã e Noticenter/ Imagem: Divulgação

Central de Conteúdo

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Central de Conteúdo

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.