Foto: divulgação

ACI: encontro da Aliança para Inovar elenca verticais estratégicas em Novo Hamburgo

Foi realizado ontem, dia 2, o segundo encontro do movimento Aliança para Inovar Novo Hamburgo — pacto entre governo, setor privado, universidades e sociedade civil com o objetivo de transformar a cidade em uma referência nacional em inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável até 2028. A reunião, realizada no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), contou com a apresentação de dados e análises produzidos por instituições como Sebrae, FIERGS, Invest RS e o Método Dutra. Esses conteúdos serviram de base para que o grupo construísse, de forma colaborativa, uma matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), com o intuito de compreender o cenário atual e as potencialidades do município.

Os grupos de trabalho elencaram verticais estratégicas, que agora serão compiladas, avaliadas e organizadas. Essas verticais deverão nortear o desenvolvimento local nos próximos anos. “Em 30 dias teremos uma devolutiva deste material para, posteriormente, avançarmos para a definição e implementação de projetos”, explicou Daiana Monzon, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), responsável pela iniciativa. “Praticamos, de fato, a escuta ativa. Queremos conhecer as demandas e ideias da sociedade para desenvolver ações efetivas e produtivas”, complementou.

Na abertura do evento, o prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, destacou o engajamento de diversos segmentos da sociedade, unidos na construção de medidas que poderão gerar um cenário positivo para a região. “É o momento de parar de olhar para trás e pensar no futuro, na cidade que queremos”, ponderou. Ele fez um elogio especial ao presidente da ACI, Robinson Klein, a quem classificou como um modelo inspirador em inovação. “Gosto de fazer as coisas de modo diferente e melhor, pensando fora da caixinha”, completou. O diretor executivo da ACI, Fauston Saraiva, também participou do encontro e contribuiu com sugestões para as verticais estratégicas.

O novo presidente da Fenac, Diogo Leuck — que até o fim de junho integrava o Governo do RS — abordou especificamente a área de health tech, voltada à aplicação de tecnologias na saúde, destacando-a como um segmento com potencial de crescimento na região e já contemplado no planejamento do governo estadual.

ACI

Central de Conteúdo

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Central de Conteúdo

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.