cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
rede-brasil-inovador-south-summit-brazil-innovation-inovacao-esg-ai-ia-ecossistema-startups-media-partner-aldo-cargnelutti-ceo-16
Sistema acompanha lesões decorrentes de longos períodos de internação e orienta profissionais de saúde na adoção de tratamentos mais eficazes. Foto: divulgação

PUC-Rio: pesquisadores criam Skin One, plataforma de IA que auxilia no controle de lesões

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ), localizado na zona norte do Rio, iniciaram a implantação do Projeto Skin One, plataforma que usa inteligência artificial para ajudar no controle e tratamento de lesões decorrentes de longos períodos de internação. Por meio do processamento de imagens, o sistema identifica a gravidade das feridas, sua natureza e indica os melhores protocolos aos profissionais de saúde para, com isso, acelerar a cura das lesões durante a estadia dos pacientes no hospital e após a alta.

O Skin One é o primeiro fruto da parceria estabelecida em 2023 entre a PUC-Rio e o hospital. Para o reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., a parceria viabiliza uma etapa fundamental das pesquisas, a aplicação na vida das pessoas: “Queremos posicionar a PUC-Rio cada vez mais como uma universidade promotora de saúde. A pesquisa precisa de espaço para ser colocada em prática e, aqui, temos a chance de impactar a vida das pessoas e o trabalho dos profissionais de saúde”.

Para André Lucena, coordenador executivo do Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio, desenvolvedor da plataforma, a área de saúde é carente de pesquisas com inteligência artificial no Brasil, e essa parceria é uma motivação: “A tecnologia pode ajudar na prevenção de diversas questões de saúde, e é maravilhoso impactar vidas, criar protocolos de saúde que sejam aplicados a outros hospitais, é uma área relevante que nos motiva diariamente”.

Para Márcio Nunes, diretor executivo do Hospital São Francisco, a parceria é estratégica: “O hospital tem o objetivo de se tornar um centro de referência em ensino e pesquisa, e a parceria com a PUC contribui muito com isso. O Skin One, por exemplo, pode levar pacientes a uma alta hospitalar mais rápida, e esse é apenas o primeiro dos projetos da nossa parceria”.

Em dezembro, a PUC-Rio anunciou a criação do Instituto de Inteligência Artificial, que reunirá ensino, pesquisa e extensão focados em IA, além de inovação. O Instituto, que funcionará em um prédio a ser construído, abrigará ainda um curso de graduação em Inteligência Artificial.

O futuro prédio, que está em fase de construção, terá 3,3 mil metros quadrados para abrigar salas de aula, laboratórios e um auditório.

O curso de graduação em inteligência artificial terá início já no segundo semestre deste ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.