Grupo SBF supera metas e alcança faturamento recorde de R$ 9 bilhões

O ano de 2024 foi marcado por entregas consistentes e objetivos alcançados com êxito para o Grupo SBF. Com faturamento recorde de R$ 9,0 bilhões (CAGR de 23,0% de 2019 até 2024), a companhia ultrapassou as metas desenhadas em seu planejamento estratégico, e expandiu o lucro líquido ajustado (ex-IFRS) em 83,3% vs 2023, alcançando o marco histórico de R$ 417,5 milhões no ano (CAGR de 22,6% de 2019 até 2024).

Além disso, o grupo encerrou o ano com margem bruta de 49,2%, crescimento de 2,0 pontos percentuais em relação ao ano anterior, e em linha com 2019 – reforçando seu compromisso com a recomposição da margem bruta após períodos de remarcações mais agressivas no segundo semestre de 2023.

Em seu plano estratégico iniciado no 2T23, rapidamente adaptou a estrutura de custos, e aumentou sua eficiência operacional através da diluição de despesas. Mesmo com a superação das metas de 2024 e o consequente provisionamento de remuneração variável condizente com esse desempenho, foi registrada uma redução de 0,2 pontos percentuais no indicador de SG&A/ROL (ex-IFRS). Dessa forma, o Grupo SBF alcançou um EBITDA ajustado (ex-IFRS) de R$ 772,4 milhões (margem de 10,8%), crescimento de 27,3% vs 2023, representando um CAGR de 20,0% de 2019 até 2024.

A alavancagem, um dos principais indicadores acompanhados ao longo do ano, recuou de 3,13x no segundo trimestre de 2023 para 1,19x ao final de 2023, atingindo 0,38x em dezembro de 2024 – patamar confortável e seguro, especialmente diante do cenário macroeconômico brasileiro. Dessa forma, a empresa reduziu em 59,0% o endividamento – de R$ 721,6 milhões em 2023 para R$ 295,7 milhões em 2024.

Com a manutenção de uma gestão eficiente do capital de giro, uma das frentes prioritárias, e com registro de uma melhora de 8 dias no ciclo financeiro em relação ao ano anterior (-6,4%). Esse avanço reflete a otimização dos estoques, com destaque para a Fisia (181 dias em 2023 vs 168 dias em 2024), e a normalização da dinâmica de compras, principalmente nesta unidade de negócios, impactando a linha de contas a pagar.

A Centauro entregou o melhor ano da sua história. Com faturamento recorde de R$ 4,5 bilhões (+4,4% vs 2023), expandiu sua receita bruta em seus dois canais de atuação – as lojas cresceram 2,7% e o digital, 11,0% vs 2023 – a empresa atingiu sua maior margem bruta em um período de um ano (50,0%).

Em 2024, a Centauro consolidou a expansão da rentabilidade, com foco na maximização do lucro bruto por m² e a eficiência operacional. A empresa aprimorou a precificação dos produtos, ampliou a participação de itens de maior margem nos canais físico e digital, reduziu o tempo de giro de seus estoques e implementou iniciativas como a venda de combos e expansão da categoria de vestuário no digital. Além disso, a conversão de lojas para o formato G5, a implementação de um projeto com foco em visual merchandising em parceria com marcas estratégicas, e a realização de eventos esportivos, como o circuito de corridas “Centauro Desbrava”, impulsionaram o engajamento dos clientes e o crescimento do lucro bruto.

A Fisia registrou receita bruta de R$ 5,1 bilhões, crescimento de 0,4% vs 2023 e expansão de 5,6% de lucro bruto, levando sua margem bruta para 43,7% (vs 41,6% no ano anterior). Os canais DTC da Fisia apresentaram crescimento em linha com a expansão de margem, e em comparação com 2023, a receita das lojas (NVS e NDIS) cresceu 7,1% e a receita do canal digital expandiu 3,6%. Já o canal de atacado registrou decréscimo de 7,8% em seu faturamento, refletindo os ajustes na frente de estoques realizados no segundo semestre de 2023, porém com expansão de 0,5 pontos percentuais de margem bruta.

A recomposição de preço, a melhoria da rentabilidade em todos os canais e uma expansão histórica da margem bruta marcaram o ano de 2024 da Fisia. A companhia reduziu estoques e markdowns, fortaleceu os canais DTC e aumentou a participação das vendas full price. Como parte do avanço na integração com o Grupo SBF, as lojas NVS passaram a ser abastecidas pelo centro de distribuição próprio, trazendo maior eficiência operacional. Além disso, a realização de ativações e eventos esportivos, como a Nike Run e lançamentos de produtos icônicos, reforçaram o posicionamento da marca no mercado brasileiro. Como consequência, a Nike foi novamente reconhecida no prêmio Top of Mind da Folha de S. Paulo em 2024, destacando sua relevância entre os consumidores.

A omnicanalidade é um pilar estratégico para a nossa empresa e, em 2024, demos passos importantes para fortalecer a integração entre os canais das nossas unidades de negócios. Através do projeto “Troca Tudo”, a Centauro se tornou 100% omnichannel viabilizando a troca de todos os produtos comprados no e-commerce (inclusive 3P) em todas suas lojas físicas. No quarto trimestre do ano, 50% das trocas de produtos do 3P (marketplace) foram realizadas nas lojas e 78% dos clientes que utilizaram o crédito na loja efetuaram compras com valor superior ao original. Já a Fisia, em dezembro, deu seus primeiros passos em direção à omnicanalidade. Iniciou um projeto piloto que permite a troca de produtos comprados no e-commerce em qualquer loja da Nike (NVS ou NDIS). Mesmo sem divulgação ativa, já no primeiro mês, 8% das trocas foram realizadas em loja, gerando aumento no ticket médio e melhoria no NPS em relação às trocas via Correios.

Em 2025, a companhia pretende realizar mais avanços na Fisia para que as operações das unidades de negócio do Grupo SBF sejam 100% integradas no futuro, permitindo assim que a Centauro e a Fisia se potencializem através das suas fortalezas. O ano de 2024 encerra-se com avanços significativos em eficiência e rentabilidade, fortalecendo as bases para um crescimento sustentável.

O Grupo SBF segue focado na execução estratégica e na criação de valor para seus stakeholders, consolidando sua liderança no mercado esportivo por meio da melhoria contínua da operação e do fortalecimento de parcerias estratégicas. Com disciplina e visão de longo prazo, a operação avançará de forma consistente, garantindo uma empresa resiliente e preparada para capturar oportunidades futuras.

Sobre o Grupo SBF

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo SBF é uma plataforma aberta de esporte que conecta pessoas, marcas e criadores. Incentiva a prática de atividade física para todas as pessoas, transformando histórias em produtos, serviços, conteúdos e experiências, e, dessa forma, movimenta o mercado esportivo para um novo patamar. Até 2020, o grupo atuou no país com a Centauro, maior varejista de artigos esportivos da América Latina e primeira varejista omnichannel do Brasil, com 100% das operações de lojas físicas e plataforma digital integradas desde 2018. Em dezembro de 2020, a FISIA integrou o SBF como representante exclusivo da Nike no Brasil e, dessa forma, o grupo passou a contar com a maior marca esportiva do mundo. Em 2021, foi criada a SBF Ventures, incorporando novas unidades de negócio a esse ecossistema: a NWB, maior plataforma de mídia digital esportiva do Brasil, integrando mais de 800 criadores e dona dos canais digitais Desimpedidos, Camisa 21, André Hernan e Acelerados; a FitDance, uma das maiores plataformas de dança do mundo, com mais de 12 bilhões de visualizações em seu canal digital oficial; a X3M, referência em live marketing esportivo no país, dona de eventos como XTERRA e UPHILL Marathon; a OneFan, sportstech criada para potencializar a relação de torcedores e fãs com entidades esportivas e a Studio 78, loja multimarca que, inspirada na dança, no basquete e no street wear, faz a curadoria de produtos das maiores e melhores marcas de casual esportivo.

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.