cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil

9º Fórum IEL de Inovação debate novidades em competitividade e associativismo

Evento ainda contou com a Lia, apresentadora feita com IA

Porto Alegre, 28 de novembro de 2023 – O 9º Fórum IEL de Inovação buscou levar novidades aos participantes, a fim de impulsionar os negócios por meio da competitividade e do associativismo. O evento, que teve mediação do jornalista Thassius Veloso, juntamente com a Lia, apresentadora feita com Inteligência Artificial aliando robótica e computação gráfica, explorou tendências e práticas que podem ser replicadas nas empresas gaúchas. “A inovação não é uma empreitada solitária, ela prospera em um ecossistema de colaboração e diversidade”, disse o vice-presidente da FIERGS, Arildo Bennech Oliveira. Conforme ele, cada um tem uma perspectiva única que tem o poder de redefinir indústrias e remodelar o mundo.

A presidente da Nanovetores, Betina Zanetti Ramos, farmacêutica, mestre em Farmácia, Doutora em Química, especialista em biossegurança, falou sobre Humanização e Associativismo. Autora de 25 artigos científicos e inventora de 15 patentes, Betina destacou que a inovação tem que gerar um impacto positivo e ela inicia no indivíduo. “Tecnologia é um meio, o início e o fim são humanos”, disse ela. “Sem a humanização, fica faltando o propósito das empresas”, destacou. Neste sentido, ela falou da importância do associativismo para gerar impacto positivo para a sociedade. “A vida tem sentido quando deixamos um legado”, falou.

Paula Harraca, referência em ESG, inovação e gestão de pessoas, destacou os 7Cs da Competitividade Consiente. “A geração de renda tem que andar junto com a agenda ESG. Não podemos pensar em ser a melhor metalúrgica ou a melhor loja de varejo, mas sim a melhor para a sociedade” lembrou ela. Harraca soma 25 anos de experiência no desenvolvimento do potencial humano e na construção de negócios capazes de alinhar lucro e propósito. Segundo ela, a relevância de uma empresa está no seu papel no desenvolvimento social.

O conselheiro de inovação de grandes empresas e professor da Fundação Dom Cabral e do Insper, Bruno Stefani, encerrou o evento com a palestra Transformando Inovação em Negócios. Ele falou sobre como se vê problemas e oportunidades de sua empresa e a busca de soluções. “O segredo é encontrar uma solução a partir de uma inovação que poderá gerar um novo negócio, um novo produto”, comentou. Ele explicou que inovação não precisa estar ligada à tecnologia. “Inovação, no fim do dia, é emitir mais notas fiscais que resolvem o problema do cliente”, concluiu.

Foto: Dudu Leal
Legenda: Paula Harraca

https://www.fiergs.org.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.