Feiras gaúchas de calçados mudam de cidade e de datas para o próximo ano. Ideia é resgatar a força da história do setor
A Merkator Feira e Eventos anuncia mudanças em suas duas feiras para o setor calçadista. Durante a solenidade de abertura da feira Zero+, que lança produtos outono/inverno em calçados e acessórios, que iniciou a edição deste ano, nesta segunda-feira (17), nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), a diretora da promotora, Roberta Pletsch, divulgou alterações no perfil do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado e também da Zero+, na presença do vice-governador do Estado, Gabriel Souza. A feira, com foco nas coleções primavera/verão, terá mudança de domicílio, trocando a cidade de Gramado por Novo Hamburgo e será realizada em nova data no próximo ano, dias 29, 30 de junho e 1º de julho, nos pavilhões da Fenac. Já a Zero+ tem sua próxima edição está marcada para os dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2027, em Novo Hamburgo. “É um recomeço. Os tempos mudaram, precisamos nos adaptar e junto com os nossos parceiros, os 11 sindicatos patronais do Rio Grande do Sul e duas fortes entidades empresariais do estado, ouvimos o mercado e decidimos enfrentar estes novos desafios. Foi um processo árduo e difícil, mas entendemos que as mudanças eram imperativas. De mãos dadas, estamos embarcando em um novo projeto com muita esperança em fortalecer a promoção do calçado em solo gaúcho, berço da indústria calçadista nacional”, acentua Roberta Pletsch.
E a palavra da empresária Roberta Pletsch ecoou e se fortaleceu nas vozes das autoridades presentes na solenidade de abertura da Zero+, que acontece até a próxima quarta-feira em Novo Hamburgo. O empresário Tibúcio Grings, representante da FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, vice-presidente do CIERGS e representando todos os sindicatos patronais, disse que o setor é vibrante e inovador e coloca o estado no cenário mundial. A FIERGS e os sindicatos estão aqui reforçando seu compromisso de apoiar esta iniciativa da Merkator. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico destacou a capacidade empreendedora admirável do setor calçadista e que a união de forças vai tornar mais ágil a economia do estado. O deputado estadual Joel ilhelm, presidente da Frente Parlamentar do setor coureiro calçadista , afirmou em seu pronunciamento, que é preciso criar pontes para o setor e a economia avançarem. E estas feiras mostram uma retomada importante para o setor.
O deputado estadual Issur Koch afirmou que as feiras são novas oportunidades para o setor encontrar um alinhamento. “Vejo aqui tantas pessoas conectadas com o mesmo pensamento”. O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo FinK, destacou a importância da feira para Novo Hamburgo. Elas ajudam a projetar a cidade para o futuro. “Vida longa para a Zero+ e bem vindo SICC”, disse ele. O vice governador, Gabriel Souza, também reforçou a importância da Zero+. Disse que o apoio do Governo do Estado demostra toda a valorização do segmento para a economia do estado.
SINDICATOS E ENTIDADES PARCEIRAS
A Merkator está alinhada com 11 sindicatos e duas entidades que estão empenhando esforços para tornar a Zero+ uma feira significativa no setor calçadista nacional. São eles: Sindicato da Indústria de Calçados de Campo Bom; Sindicato das Indústrias de Calçados de Dois Irmãos; Sindicato das Indústrias de Calçados de Estância Velha; Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos de Farroupilha; Sindicato da Indústria de Calçados, Vestuário e Componentes Para Calçados de Igrejinha; Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo; Sindicato das Indústrias de Calçados de Parobé; Sindicato das Indústrias do Vestuário, do Calçado e de Artefatos de Couro de São Leopoldo; Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga; Sindicato da Indústria de Calçados Componentes para Calçados de Três Coroas; Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do Rio Grande do Sul (SICERGS); Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI NH/CB/EV/DI) e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).