Varejo muda comportamento de compra. Merkator se ajusta a essa nova realidade e cria expectativas positivas
O movimento de lojistas nos dois primeiros dias da feira Zero+, que lança as coleções de calçados e acessórios para o outono/inverno, que acontece até amanhã (19), nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, parece desenhar um novo comportamento de compra do varejo especializado, especialmente o mais localizado no sul do país. As informações apontam para a necessidade de compras mais frequentes e volumes menores que permitam uma estabilidade nos estoques, mas sem dispender investimentos comprometedores. “É dentro deste cenário aferido pelos nossos sindicatos e entidades parceiras que estamos mudando as datas dos nossos eventos para contemplar esta realidade”, diz Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, que na solenidade de abertura da feira, na segunda-feira, (17) anunciou as novas datas de suas feiras: SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, para os dias 29 e 30 de junho e 01 de julho de 2026, e da Zero+ para os dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2027, ambas em Novo Hamburgo.
E esta realidade é compartilhada por Maribel Silva, diretora comercial e de marketing de Calçados Beira Rio, uma das maiores empresas de calçados do mundo. Ela observa que este é um movimento que acompanha a rotina contemporânea, especialmente as das redes sociais, onde a moda está inserida. “Hoje o consumidor quer vivenciar experiência e o calçado é um produto que possibilita estas conexões. A moda atrai e com ela o lojista atrai o consumidor e nós trabalhamos para produtos com experiência, que otimiza toda esta cadeia”, diz ela. E dentro da Zero+, ela vê na feira um elo desta cadeia. “A Merkator anunciou mudanças nos seus produtos, alterações de datas e propondo um recomeço, se reinventando e se reconectando. Acredito muito nesta nova proposta”, diz Maribel Silva.
SINDICATOS E ENTIDADES PARCEIRAS
A Merkator está alinhada com 11 sindicatos e duas entidades que estão empenhando esforços para tornar a Zero+ uma feira significativa no setor calçadista nacional. São eles: Sindicato da Indústria de Calçados de Campo Bom; Sindicato das Indústrias de Calçados de Dois Irmãos; Sindicato das Indústrias de Calçados de Estância Velha; Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos de Farroupilha; Sindicato da Indústria de Calçados, Vestuário e Componentes Para Calçados de Igrejinha; Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo; Sindicato das Indústrias de Calçados de Parobé; Sindicato das Indústrias do Vestuário, do Calçado e de Artefatos de Couro de São Leopoldo; Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga; Sindicato da Indústria de Calçados Componentes para Calçados de Três Coroas; Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do Rio Grande do Sul (SICERGS); Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI NH/CB/EV/DI) e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).