Reposicionada como uma "empresa global de inteligência incorporada", a única na China a desenvolver um sistema completo de IA física de forma própria. Foto: divulgação

XPENG apresentou quatro importantes aplicações centradas em “IA Física”

XPENG COMPARTILHA CONQUISTAS NA EMERGÊNCIA DA IA FÍSICA: REVELA XPENG VLA 2.0, ROBOTAXI, NEXT-GEN IRON E CARRO VOADOR

Hoje, o XPENG AI Day 2025, com o tema “Emergência”, foi realizado com sucesso no Parque Científico XPENG em Guangzhou. No local do evento, a XPENG apresentou quatro importantes aplicações centradas em “IA Física”, incluindo o XPENG VLA 2.0, o XPENG Robotaxi, o XPENG Next-Gen IRON e dois conjuntos de sistemas de voo da ARIDGE, delineando uma visão clara da mobilidade futura com IA Física. Além disso, essas quatro aplicações de IA já possuem planos concretos de produção em massa, indicando que a “IA Física” não é um sonho distante, mas uma realidade ao alcance de todos.

Entretanto, He Xiaopeng, Presidente e CEO da XPENG, anunciou oficialmente que o posicionamento da XPENG foi atualizado para “uma exploradora da mobilidade no mundo da IA ​​física e uma empresa global de inteligência incorporada”.

O “Dia da IA ​​da XPENG 2025” é o sétimo evento dedicado à IA promovido pela XPENG e também um ano crucial para a XPENG transitar de uma “exploradora da mobilidade futura” para uma “exploradora da mobilidade no mundo físico da IA”. Ao relembrarmos a jornada de inovação da XPENG, que já dura mais de uma década, e a exploração realizada nos seis eventos anteriores dedicados à IA, percebemos que nossas ousadas visões tecnológicas estão se concretizando.

Na conferência de imprensa, He Xiaopeng analisou as ondas tecnológicas anteriores na história da humanidade e compartilhou suas percepções sobre elas: a ascensão da IA ​​desencadeou uma revolução inédita no mundo digital. No mundo físico, a eletricidade substituiu o petróleo como principal combustível, e novas energias estão transformando a indústria automobilística centenária. Quando os mundos digital e físico se integrarem, surgirá a “IA Física”.

A onda da IA ​​Física está prestes a chegar, e a XPENG já está preparada para enfrentá-la com firmeza. Com base em quase uma década de experiência tecnológica, a XPENG construiu um sistema de IA Física completo e desenvolvido internamente, que abrange diversas áreas, como chips, sistemas operacionais (grandes modelos) e hardware inteligente. A construção desse sistema fornecerá a base tecnológica para a implementação da XPENG em veículos inteligentes embarcados, como carros com IA, robôs-táxi, robôs humanoides e carros voadores.

Impulsionada pela inovação tecnológica como seu principal objetivo, a XPENG se consolidará no campo da IA ​​física, expandindo continuamente os limites da tecnologia e acelerando sua transformação em uma “empresa global de inteligência incorporada”.

O modelo em grande escala XPENG VLA 2.0 foi lançado com grande pompa, trazendo um paradigma totalmente novo para modelos físicos.
Na visão de He Xiaopeng, no futuro, os grandes modelos se tornarão o “sistema operacional do mundo da IA ​​física” e também a base para todas as aplicações de IA física. No campo da IA, a combinação de “poder computacional + dados + modelos” já foi comprovada pela indústria como capaz de permitir que a IA evolua e se reinvente a uma velocidade inimaginável.

Neste Dia da IA, a XPENG lançou oficialmente seu modelo VLA 2.0 de grande porte, que adota um novo caminho “Visão-Token Implícito-Ação”, eliminando de forma inovadora a etapa de “tradução de linguagem” e, pela primeira vez, alcançando a geração direta de ponta a ponta, desde sinais visuais até comandos de ação, subvertendo completamente a arquitetura “VLA” tradicional do setor e trazendo um novo paradigma de modelo físico.

O XPENG VLA 2.0, primeiro modelo físico em grande escala produzido em massa pela XPENG, funciona tanto como um modelo generativo de ações quanto como um modelo físico para compreensão e previsão. Ele também é capaz de realizar aprendizado autoevolutivo, compreendendo as leis de interação do mundo real. Este modelo pode ser aplicado em diversas áreas, como carros com inteligência artificial, robôs humanoides e carros voadores simultaneamente.

A combinação de “poder computacional + dados” é também a principal força motriz por trás da evolução das capacidades de grandes modelos baseados em nuvem, permitindo que esses modelos tenham uma chance maior de gerar poderosas capacidades de emergência inteligente. A XPENG possui um cluster de computação em nuvem líder global com 30.000 placas, cuja eficiência operacional se mantém consistentemente acima de 90% ao longo dos anos. Além disso, a XPENG já implantou um modelo base com 72 bilhões de parâmetros em escala ultragrande na nuvem, e esse modelo consegue realizar uma iteração de ciclo completo a cada cinco dias.

No nível de treinamento do modelo, o XPENG VLA 2.0 pode utilizar diretamente uma vasta quantidade de vídeos reais de direção para treinamento, sem qualquer anotação de dados. O volume de dados de treinamento para o VLA 2.0 é de quase 100 milhões de clipes, equivalente à soma de cenários extremos de direção que um motorista humano encontraria em 65.000 anos de direção. Com base na compreensão do mundo físico, o XPENG VLA 2.0 pode inferir cenários futuros de tomada de decisão e gerar cenários de cauda longa mais realistas para treinamento adversarial, aprimorando significativamente sua capacidade de lidar com problemas de cauda longa.

A implementação do XPENG VLA 2.0 em veículos representa um desafio extremamente complexo para as capacidades de colaboração entre software e hardware, bem como para a implementação em engenharia. Para alcançar a produção em massa do VLA 2.0 para instalação em veículos, a XPENG redesenvolveu um compilador e uma pilha de software específicos para o chip de IA Turing. Graças à otimização de ciclo completo “chip – operador – modelo”, a XPENG conseguiu, finalmente, instalar o VLA 2.0 com uma escala de parâmetros na ordem de bilhões no modelo da versão Ultra com 2250 TOPS, enquanto a escala de parâmetros dos modelos comumente usados ​​na indústria em veículos é de apenas dezenas de milhões.

Com base no VLA 2.0, a XPENG lançou a função “NGP para Estradas Estreitas”, que aprimora significativamente o desempenho da condução inteligente em estradas estreitas complexas e ambientes de tráfego misto, com um aumento de 13 vezes na quilometragem média de retomada (MPI) em estradas estreitas complexas. Surpreendentemente, durante os testes, a inteligência do XPENG VLA 2.0 demonstrou novas capacidades, como o reconhecimento de gestos com as mãos e a resposta proativa às mudanças nos semáforos, lidando com facilidade com essas condições complexas de estrada para as quais o veículo não foi treinado. Além disso, a XPENG também foi a primeira no setor a lançar o “Super LCC + Human-Machine Co-Driving com Assistência de Condução Automatizada sem Navegação”, que pode ser ativado globalmente sem depender de navegação e, durante a condução em vias públicas, basta girar levemente o volante para que o veículo coopere na realização de mudanças de faixa e curvas.

Até o final de dezembro de 2025, a XPENG convidará usuários pioneiros para cocriar e experimentar o VLA 2.0 e, no primeiro trimestre de 2026, lançará o VLA 2.0 integralmente nos modelos XPENG Ultra.

Para acelerar a aplicação global da IA ​​física e a co-construção de seu ecossistema, o modelo grande do XPENG VLA 2.0 será disponibilizado em código aberto para parceiros comerciais globais. No local do evento, He Xiaopeng anunciou que a Volkswagen será a cliente de lançamento do XPENG VLA 2.0. Simultaneamente, o chip de IA Turing da XPENG também foi selecionado pela Volkswagen.

Construindo o Futuro da Mobilidade com IA Física: Novos Produtos em Três Áreas-Chave – Robôs-táxi, Robôs Humanoides e Carros Voadores – Lançados Simultaneamente
Neste Dia da IA, a XPENG apresentou um mapa claro da mobilidade futura com IA física para o mundo exterior: três produtos inteligentes incorporados, nomeadamente o Robotaxi, os robôs humanoides e os carros voadores, entrarão em milhões de lares, expandindo o raio de ação das pessoas e proporcionando experiências tecnológicas mais convenientes e agradáveis.

Atualmente, o setor de Robotaxis ainda não atingiu a fase de popularização em larga escala, e pontos problemáticos como altos custos de adaptação, frotas pequenas, escopo operacional limitado e inúmeras restrições de transporte por aplicativo precisam ser resolvidos com urgência. Para isso, a XPENG lançará três modelos de Robotaxi em 2026 e também iniciará a operação experimental do serviço.

O Robotaxi da XPENG será o primeiro Robotaxi totalmente desenvolvido e produzido em massa na China. No nível mais central de hardware e software de direção autônoma, ele é equipado com 4 chips de IA Turing, com poder de computação embarcado que chega a 3000 TOPS, o que atualmente representa o mais alto padrão global. Em termos de abordagem técnica, o Robotaxi da XPENG não depende de lidar e mapas de alta precisão, podendo lidar com diferentes tipos de estradas e ambientes de tráfego em todo o mundo, utilizando apenas visão computacional.

O XPENG Robotaxi foi projetado desde o início para ser autônomo. Graças aos recursos do XPENG VLA 2.0 + VLM, ele oferece interação de latência ultrabaixa com o sistema de direção autônoma local. Impulsionado pelo VLA 2.0, o XPENG Robotaxi suporta aprendizado generalizado, permitindo maior versatilidade e rápida implantação global. Para garantir a máxima segurança na direção, o XPENG Robotaxi vem equipado com uma arquitetura de hardware de redundância dupla, onde os dois conjuntos de hardware podem servir como backups um para o outro, permitindo a troca rápida mesmo em caso de falha. Impulsionado pelo VLM de grande porte, o XPENG Robotaxi incorpora um novo sistema de interação interna e externa, como o primeiro display externo integrado ao quebra-sol do setor, que confere ao veículo capacidades de “comunicação e expressão”, permitindo avisos visuais e interação com pedestres em cenários como direção em baixa velocidade e estacionamento, aumentando a confiança na interação humano-veículo e melhorando a segurança. No futuro, esse sistema cooperará com comandos de voz externos do veículo para proporcionar uma experiência interativa multidimensional que integra visão e audição.

Em relação ao futuro desenvolvimento da condução autônoma, a XPENG também apresentou um conceito inovador: um veículo totalmente compartilhado e sem motorista (Robotaxi) e outro de veículos particulares com motorista de nível 4 (L4). Com base nesse conceito, a XPENG lançará simultaneamente, em 2026, um novo TRIM de condução inteligente, o “Robo”, que compartilha a mesma origem do Robotaxi, possui a mesma configuração de hardware, redundância de segurança e recursos de condução inteligente, além de estar equipado com dois modos de condução inteligente para atender às diversas necessidades dos usuários.

Para permitir que mais usuários experimentem um nível avançado de mobilidade, a XPENG Robotaxi abrirá seu SDK e construirá em conjunto o ecossistema Robotaxi com parceiros globais. He Xiaopeng anunciou: “A Amap se tornará a primeira parceira global do ecossistema Robotaxi da XPENG e, no futuro, as duas partes fornecerão conjuntamente serviços Robotaxi em todo o mundo.”

Enquanto a IA desencadeia uma onda de transformação no mundo digital, ela também está lançando as bases para a criatividade no mundo físico. Nos últimos cinco anos, tanto a “forma” quanto a “inteligência” dos robôs têm evoluído a um ritmo inimaginável, como evidenciado pela jornada de P&D e pelo lançamento de múltiplas gerações de produtos pela equipe de robótica da XPENG. Em 2024, a XPENG lançou a primeira geração do IRON, cuja aparência “humana” causou um profundo impacto no mundo exterior.

A questão de se os robôs devem ou não ser semelhantes a humanos é um tema que tem atraído muita atenção na indústria. A resposta da XPENG é o “antropomorfismo extremo”. Isso porque, ao atingirem o “antropomorfismo extremo”, os robôs humanoides podem solucionar diversos problemas importantes, como a facilidade de comercialização, generalização e obtenção de dados de treinamento.

Na conferência de imprensa, o XPENG Next-Gen IRON fez uma estreia impressionante com sua aparência extremamente humana e andar gracioso como o de uma passarela. Diferentemente dos conceitos de design da maioria dos robôs humanoides, o conceito de design do XPENG Next-Gen IRON é “nascido de dentro”. Ele possui coluna vertebral humanoide, músculos biônicos e pele flexível que o reveste completamente, e permite personalização para diferentes formatos de corpo. Com 82 graus de liberdade em todo o corpo, seus movimentos são naturais, suaves e flexíveis, capazes de realizar desde andar como em uma passarela até outras ações humanas de alta complexidade; ele utiliza a menor “junta harmônica” do setor para alcançar o tamanho de mão 1:1, e a mão possui 22 graus de liberdade. Além disso, o XPENG Next-Gen IRON também foi pioneiro na aplicação de baterias totalmente de estado sólido na indústria, alcançando o máximo em leveza, altíssima densidade de energia e máxima segurança.

Em comparação com a primeira geração do IRON, o Next-Gen IRON apresenta melhorias abrangentes em sua estrutura biônica, sistema de inteligência e arquitetura de energia, alcançando um “antropomorfismo ultrarrealista” tanto na aparência quanto na interação cognitiva. O XPENG Next-Gen IRON é equipado com 3 chips de IA Turing, com uma capacidade computacional efetiva de 3000 TOPS, e é o primeiro a ser equipado com o modelo de mundo físico em grande escala de primeira geração da XPENG. Ao construir uma combinação de alta ordem das capacidades “VLT + VLA + VLM”, ele realiza as três inteligências de alta ordem de “conversação, locomoção e interação”. Vale ressaltar que o “modelo VLT em grande escala” da XPENG é um modelo em grande escala totalmente novo, desenvolvido especificamente para robôs, considerado o motor central para ações autônomas, permitindo que os robôs alcancem pensamento profundo e tomada de decisões autônomas.

Além disso, em termos de segurança, o robô XPENG Next-Gen IRON, com base na adesão às “Três Leis da Robótica”, estendeu a Quarta Lei, “Os dados de privacidade não saem do robô”, para maximizar a proteção da segurança dos participantes no mundo físico da IA.

Atualmente, o desenvolvimento de robôs humanoides enfrenta diversos desafios importantes. Um deles é a “falta de dados de treinamento”, para a qual a XPENG estabeleceu sua primeira fábrica de dados de inteligência incorporada em Guangzhou. O segundo desafio é “como alcançar a produção em massa em larga escala”, visto que o campo da robótica humanoide ainda não possui uma cadeia de suprimentos de software e hardware consolidada, e seu design é baseado em “hardware orientado a software”, exigindo capacidades extremamente elevadas em pesquisa própria e integração transversal. Com base no “Sistema de Pesquisa Prática de IA Física de Pilha Completa” da XPENG, espera-se que o robô humanoide da empresa, que compartilha a mesma origem tecnológica dos carros com IA, seja o primeiro a alcançar a produção em massa em larga escala. He Xiaopeng afirmou: “Até o final de 2026, a XPENG pretende alcançar a produção em massa em larga escala de robôs humanoides de alto nível.”

Em termos de planejamento de monetização, o XPENG Next-Gen IRON priorizará a entrada em cenários comerciais para fornecer serviços como visitas guiadas, guias de compras e direcionamento de tráfego. A Baosteel Stock se tornará uma parceira do ecossistema do robô IRON da XPENG. Zou Jixin, presidente da Baoshan Iron & Steel Co., Ltd., afirmou: “O XPENG IRON ficará alocado na Baosteel para explorar cenários de aplicação, iterar e evoluir em campos industriais complexos, como inspeção, impulsionando a manufatura inteligente da Baosteel.”

He Xiaopeng afirmou: “Para acelerar a aplicação e implementação de robôs humanoides, a XPENG IRON disponibilizará seu SDK e construirá em conjunto um ecossistema de aplicações para robôs humanoides com desenvolvedores globais.”

Após os veículos de novas energias, espera-se que a economia de baixa altitude se torne outra indústria emergente de trilhões de dólares na China. Na extensão da inteligência incorporada ao “espaço aéreo”, a XPENG ARIDGE está construindo dois sistemas de voo para viagens em baixa altitude: o “Porta-Aviões Terrestre”, para experiências de voos individuais de curta distância, e o carro voador híbrido de rotor basculante “A868”, para viagens de longa distância com múltiplos passageiros, inaugurando assim uma nova era de viagens tridimensionais em baixa altitude.

O “A868”, que fez sua estreia pública oficial neste Dia da Inteligência Artificial, adota uma configuração de rotor basculante completa. Baseado na arquitetura Kunpeng Super Extended-Range da XPENG, utiliza um núcleo híbrido-elétrico de nível aeronáutico desenvolvido internamente para fornecer energia contínua e suficiente, com expectativa de alcançar um longo alcance de 500 km e uma velocidade máxima de cruzeiro de 360 ​​km/h. Seu design de cabine com 6 assentos atende precisamente às necessidades de viagens a negócios. Atualmente, o “A868” entrou oficialmente na fase crítica de verificação de voo.

Outro produto da ARIDGE, o “Porta-Aviões Terrestre”, entrou oficialmente na fase de produção em massa, com encomendas globais que já ultrapassam 7.000 unidades, estabelecendo um novo recorde na indústria. Notavelmente, o “Porta-Aviões Terrestre” rompe com a lógica operacional tradicional de aeronaves, sendo o primeiro na indústria a introduzir um cockpit inteligente e o primeiro sistema de controle de manche único “integrado de quatro eixos” do mundo, permitindo que até mesmo pilotos inexperientes o dominem facilmente por meio de treinamento. Em termos de segurança, adota um projeto de Redundância de Segurança de domínio completo, abrangendo sistemas-chave como propulsão, energia, alimentação de alta e baixa tensão, navegação de controle de voo, operação de voo e comunicação via barramento, e utiliza de forma inovadora uma configuração de seis eixos e seis hélices com dutos duplos, garantindo voo e pouso seguros em caso de falha de dois rotores diagonais.

Em termos de produção em massa, a fábrica da ARIDGE Flying Car iniciou a produção experimental em 3 de novembro e concluiu com sucesso a primeira aeronave Land Aircraft Carrier. Sendo a primeira fábrica do mundo a adotar uma linha de montagem moderna para a produção em massa de carros voadores, ela alcançou uma integração profunda dos padrões de qualidade da aviação com a eficiência da indústria automotiva. A capacidade de produção anual planejada é de 10.000 unidades, com uma capacidade inicial de 5.000 unidades. Operando em plena capacidade, uma aeronave pode sair da linha de produção a cada 30 minutos. Isso acelerará a produção em larga escala do Land Aircraft Carrier até 2026.

À medida que os carros voadores avançam gradualmente em direção à aplicação comercial, os cenários de viagens em baixa altitude se expandem constantemente, e mais pessoas experimentarão pessoalmente esse novo modo de transporte. Para acelerar a implementação dessa tendência, a ARIDGE unirá forças com o Governo Municipal de Dunhuang para lançar a primeira rota turística autônoma em baixa altitude no noroeste da China em 2026, criando uma experiência de viagem tridimensional de “voo autônomo” e promovendo a aplicação de carros voadores no setor cultural e turístico.

Desde a sua fundação, há mais de uma década, a XPENG sempre se manteve firme em sua aspiração original de “transformar o mundo com tecnologia”. A nova sede, um novo ponto de partida, o Parque Científico XPENG, reúne mais de 10.000 “XPENGers” de diversas áreas, incluindo IA, automotiva, robótica e carros voadores. A inovação tecnológica interdisciplinar, transversal a diferentes áreas e setores acontece todos os dias. Novas ideias, tecnologias e aplicações interagem e se inspiram mutuamente, dando origem à própria “emergência” da XPENG. O vislumbre dessa emergência alcança as estrelas, e o futuro da IA ​​física começa a partir deste momento.

Sobre a XPENG
Fundada em 2014, a XPENG é uma empresa chinesa líder em mobilidade impulsionada por IA, que projeta, desenvolve, fabrica e comercializa veículos elétricos inteligentes, atendendo a uma crescente base de consumidores antenados em tecnologia. Com o rápido avanço da IA, a XPENG aspira se tornar líder global em mobilidade com IA, com a missão de impulsionar a revolução dos veículos elétricos inteligentes por meio de tecnologia de ponta, moldando o futuro da mobilidade. Para aprimorar a experiência do cliente, a XPENG desenvolve internamente sua tecnologia completa de sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) e sistema operacional inteligente para veículos, juntamente com sistemas essenciais do veículo, como o trem de força e a arquitetura elétrica/eletrônica (EEA). Com sede em Guangzhou, China, a XPENG também opera escritórios importantes em Pequim, Xangai, Vale do Silício e Amsterdã. Seus veículos elétricos inteligentes são fabricados principalmente em suas instalações em Zhaoqing e Guangzhou, província de Guangdong.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.