A CI&T, multinacional brasileira especialista em transformação digital e parceira de grandes empresas globais, promoveu três encontros no Web Summit Rio 2025, reunindo líderes de grandes organizações para debater o papel da inteligência artificial na evolução dos negócios. As discussões realizadas nos painéis “Innovate to Adapt”, “Building a Culture of Innovation” e na masterclass “AI Transformation: A People-Centered Journey” resultaram em cinco insights estratégicos sobre como adotar a IA com efetividade, segurança e impacto humano real nas organizações.
1. Estabelecer uma ambição clara para o uso de IA (ato zero)
Antes de qualquer iniciativa, é fundamental que a empresa defina uma ambição clara e compartilhada em relação à IA. Esse ponto foi amplamente explorado no painel “Innovate to Adapt”, com Bruno Guicardi, cofundador da CI&T. O debate destacou a importância de alinhar a IA aos desafios específicos e à identidade de cada negócio.
“A economia moderna exige mais do que adaptação – requer reinvenção constante. Resultados dizem respeito ao impacto nos negócios e o verdadeiro sucesso está em compreender a inovação e em como ela impulsiona mudanças significativas no núcleo da empresa. Trata, portanto, de focar nos resultados positivos que surgem da adaptação”, afirmou Bruno Guicardi.
2. Investir em novas habilidades e na identificação de campeões internos
A transformação digital é, acima de tudo, um movimento humano. Durante a masterclass “AI Transformation: A People-Centered Journey”, Fernando Ostanelli, diretor executivo Latam da CI&T, e Laura Kroeff, vice-presidente de estratégia e inovação da Box1824, enfatizaram a importância de preparar os profissionais para novos modelos de trabalho com IA. “IA-First é uma mudança de mentalidade. É ensinar as pessoas a pensarem diferente e não apenas a operarem novas ferramentas”, destacou Ostanelli.
Para isso, é essencial investir no desenvolvimento de novas habilidades (reskilling) e identificar os campeões internos — sejam criadores de soluções (alfas) ou disseminadores (betas). Eles atuam como protagonistas dessa transformação e ajudam a difundir o conhecimento e as práticas associadas à IA dentro da organização.
3. Implementar uma governança centralizada e segura
Governança foi um tema transversal aos encontros. Os líderes presentes ressaltaram que a experimentação deve ser incentivada, mas dentro de uma estrutura que garanta proteção de dados, controle de acesso e responsabilidade no uso de agentes de IA.
A CI&T defende um modelo de governança que não engesse a inovação, mas que crie um ambiente seguro para seu desenvolvimento. Um exemplo de boa prática é o uso de catálogos de agentes bem gerenciados, com acesso controlado e monitorado.
4. Hiperpersonalização como posicionamento de mercado
A IA não deve ser tratada como uma solução isolada, mas como um motor estratégico que reforça o posicionamento da empresa diante do mercado. No painel “Building a Culture of Innovation”, Paula Englert, presidente da Box1824, discutiu a importância de alinhar cultura organizacional, tecnologia e valor entregue ao cliente final.
“A geração atual está crescendo usando serviços impulsionados por algoritmos bem treinados. Soluções hiper personalizadas, rápidas e fluídas estão se tornando o padrão de como esses consumidores se relacionam com as marcas”, destacou Paula, chamando atenção para a experiência do usuário como diferencial competitivo.
5. Construir uma boa fundação de dados
Por fim, um consenso entre os participantes: sem dados confiáveis, a IA não é eficaz. A CI&T enfatizou a necessidade de investir na estruturação, qualidade e governança dos dados como base sólida para qualquer iniciativa envolvendo inteligência artificial. Dados organizados e confiáveis permitem que agentes de IA operem com precisão, responsabilidade e gerem impacto real nos negócios.
Sobre a CI&T
A CI&T (NYSE:CINT) é uma especialista global em transformação tecnológica para mais de 100 grandes empresas em rápido crescimento no mundo. A CI&T possui um histórico de 30 anos ajudando clientes a navegar por mudanças para entregar um impacto acelerado aos negócios, com profunda expertise em IA, estratégia, experiência do cliente, desenvolvimento de software, serviços em nuvem, dados e muito mais. A plataforma proprietária de IA da marca, CI&T FLOW, aumenta a produtividade das equipes, garantindo entregas rápidas, eficientes e escaláveis com soluções de excelência. A CI&T opera globalmente, com o suporte de mais de 6.900 profissionais em 10 países.