27 April 2025; Paddy Cosgrave, CEO & Founder, Web Summit, on centre stage, with, from left, Antonio Queiroz, President of Fecomercio System of the State of Rio de Janeiro, SENAC; Luciana Santos, Minister of Science, Technology and Innovation, Government of Brazil; and Eduardo da Costa Paes, Mayor of Rio de Janeiro; during opening night of Web Summit Rio 2025 at Riocentro in Rio de Janeiro, Brazil. Photo by Ramsey Cardy/Web Summit via Sportsfile

Web Summit Rio 2025 bate recorde, reunindo 1.397 startups e 34.552 participantes

34.552 participantes estão participando do Web Summit de 102 países, incluindo Brasil, EUA, Portugal, Argentina, Chile, Reino Unido, Índia, Cingapura e Equador;

1.397 startups de 43 países participarão do Web Summit Rio. O número de 2025 marca um aumento de 31% em relação a 2024, quando 1.066 startups participaram;

Das 2025 startups, 647 são fundadas por mulheres, representando mais de 46% dos participantes. O número representa um aumento de 34% em relação a 2024, quando 480 startups fundadas por mulheres participaram;

657 investidores de 26 países estão participando do evento, um aumento de 32% em relação ao ano passado;

O software Summit Engine, de propriedade da Web Summit, está promovendo 105 encontros no Rio Centro, combinando os 34.552 participantes por interesses, setores e objetivos;

Entre os 171 parceiros expositores estão Google Cloud, Salesforce, SAP, Senac, Itaú, JP Morgan, Greenpeace e Mastercard Brasil;

846 membros da mídia estão participando do Web Summit Rio, cobrindo palestras de 516 palestrantes;

Rio de Janeiro garante Web Summit Rio até 2030

Paddy Cosgrave, fundador e CEO da Web Summit; Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil; Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; e Antonio Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio do Estado do Rio de Janeiro (SENAC), anunciaram um novo acordo de cinco anos com a cidade do Rio de Janeiro durante a noite de abertura da Web Summit Rio no Centre Stage. O acordo garante a presença do Web Summit no Rio até 2030, transformando o Web Summit Rio no maior evento de tecnologia da América do Sul e ajudando a turbinar o ecossistema tecnológico do Rio. Você pode ler mais sobre o acordo aqui.

1.397 startups de 43 países

O programa de startups do Web Summit alcançou novos patamares em 2024, com mais de 6.500 startups no total participando de nossos eventos globais na Europa, nas Américas e no Oriente Médio. Esse impulso continua em 2025, com um recorde de 1.397 startups no Web Summit Rio – um aumento de 31% em relação ao ano passado, consolidando os eventos do Web Summit como o lugar onde as conversas mais importantes do mundo acontecem, novos talentos são descobertos e investidores e startups se conectam e crescem ao lado das principais vozes da tecnologia, dos negócios e da cultura.

Este ano, o Web Summit Rio reúne startups, investidores, parceiros e delegações de comércio global em um momento crucial, já que as mudanças nos cenários tecnológicos e as novas realidades econômicas abrem novas oportunidades para forjar colaborações internacionais, impulsionar a inovação e moldar o futuro das indústrias globais.

O Brasil lidera a representação de startups, juntamente com uma forte presença de países como EUA, Chile, Portugal e Reino Unido.

Milhões de dólares em negócios

Os dados do Crunchbase mostram que, das startups que participaram do programa de startups do Web Summit Rio 2024 [ALPHA, BETA, GROWTH], 46 já obtiveram financiamento, totalizando US$ 106 milhões, ou uma média de US$ 2,3 milhões cada.

No total, as empresas participantes do Web Summit Rio 2024 arrecadaram coletivamente US$ 39 bilhões desde o evento.

De acordo com a Forbes, foram assinados negócios no valor de US$ 200 milhões durante a Web Summit Rio 2024. O artigo afirma que pelo menos 10 acordos de cooperação foram assinados durante a conferência, resultado de mais de 60 reuniões realizadas pela agência de investimentos da cidade, a InvestRio. De acordo com o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, o número de investimentos dobrou em relação ao evento de 2023.

657 investidores de 26 países

Não são apenas as startups que estão crescendo: o número de investidores também aumentou, com 657 participantes – um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Recebemos os principais investidores do Brasil, enquanto muitos outros vieram dos EUA, Canadá, Argentina, Cingapura, México e Reino Unido, todos ansiosos para descobrir a próxima grande novidade. Os principais fundos do Web Summit Rio incluem nomes como Kaszek Ventures, Andreeson Horowitz, Kleiner Perkins e Upload Ventures.

Mulheres em ascensão

As mulheres representam mais de 45% de todos os participantes.  O Web Summit Rio 2025 também recebe 647 startups com uma fundadora mulher, o que representa 46% de todas as startups. Isso destaca o compromisso da Web Summit em promover mudanças, fomentando oportunidades de networking, criando programas de orientação e oferecendo ingressos com desconto para mulheres participantes.

As parcerias comunitárias do Web Summit também ajudam a aumentar a representação de grupos tradicionalmente marginalizados na tecnologia. Entre os parceiros comunitários do Web Summit Rio 2025 estão o TETO, que mobiliza jovens para melhorar a moradia em áreas carentes do Brasil, o Instituto GUETTO, que fortalece o empreendedorismo e a educação em comunidades urbanas, e o Vote LGBT, que fortalece a representação política e os direitos LGBTQ+.

171 parceiros de 29 países

Startups e investidores que participarem do Web Summit Rio terão a oportunidade de se conectar com 171 parceiros, incluindo Google Cloud, Salesforce, SAP, Senac, Itaú, JP Morgan, Greenpeace e Mastercard Brasil, além de 23 delegações comerciais de países como Finlândia, Alemanha, Áustria, Canadá, Portugal e Chile.

Os principais veículos de comunicação nacionais e internacionais, como TV Globo, AFP, Bloomberg, Reuters, CNN e Xinhua, também estarão presentes, juntamente com palestrantes de empresas líderes como Nvidia, OpenAI, Microsoft, TikTok e muito mais.

“O Web Summit não está apenas ficando maior – está se tornando mais importante à medida que a política, o comércio e a tecnologia globais mudam, impulsionando novos debates, moldando setores e forjando novas alianças. Os números que estamos vendo este ano falam por si: quase 1.400 startups estão participando do Web Summit Rio, um aumento de 31% em relação ao ano passado. É um sinal claro de que, mesmo em meio à incerteza global, a inovação não está desacelerando – está acelerando”, disse o fundador e CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave.

“Cidades como o Rio não estão apenas se adaptando às mudanças, elas estão liderando-as. O Web Summit sempre foi mais do que as palestras em nossos palcos, por mais poderosas que elas sejam: trata-se de construir as conexões que impulsionam novas parcerias comerciais, desbloqueiam investimentos e levam as ideias locais para o mundo todo. É exatamente isso que está acontecendo aqui no Rio”, acrescentou.

A conexão correta

Com mais de 34.000 pessoas participando do Web Summit Rio este ano, fazer as conexões certas nunca foi tão importante. A crescente missão do Web Summit é ajudar as pessoas a fazer as melhores e mais relevantes conexões, criando eventos que sejam mais conectados, conviviais e colaborativos – uma missão que é particularmente relevante em um momento em que as mudanças tecnológicas globais e as convulsões comerciais estão remodelando os setores e aumentando a necessidade de novas parcerias entre inovadores, startups, investidores, mídia e líderes em todo o mundo.

Para isso, a Web Summit está usando o seu software proprietário, o Summit Engine, para realizar 105 encontros no Riocentro, combinando os participantes de acordo com seus interesses, setores e objetivos. Isso ocorre após o lançamento bem-sucedido de meetups no Web Summit Lisboa, em novembro passado.

Os encontros no Rio incluem o Women in Marketing, o Future of Work Meetup, o AI Leaders meetup, o Europe at Web Summit Rio e o Energy Leaders & Innovators meetup.

516 palestrantes e 846 mídias

516 palestrantes falarão durante os quatro dias do evento, incluindo o Diretor Executivo da Nvdia, Marcio Aguiar; o Chefe de Assuntos Globais da Open AI para LATAM e Caribe, Nicolas Robinson Andrade; a Presidente da Microsoft Brasil, Priscyla Laham; a Diretora de Impacto da IBM, Justina Nixon-Saintil; e a Gerente Geral de Soluções de Negócios Globais da TikTok, Gabriela Comazzetto.

846 membros da mídia de 23 países reunirão insights e reportarão as últimas notícias relacionadas à IA, mudanças geopolíticas, capital de risco e regulamentação, incluindo a TV Globo, AFP, Bloomberg, Reuters, CNN e Xinhua.

Katherine Farrell

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.