Startup brasileira vence milhares de startups e garante o cobiçado título no maior encontro de tecnologia da América Latina
Diversos parceiros assinam acordos plurianuais com a Web Summit, incluindo o Banco BV e a SendPlus
O cofundador e CEO da DigAí, Christian Pedrosa, recebeu o troféu PITCH no Palco Central da Web Summit no Rio após vencer a rodada final de julgamento, realizada por Tamara Steffens, Diretora Geral da Thomson Reuters Ventures; Steven Ogunro, Sócio da CrossWork Ventures; e Brant Meyer, Chefe de Investimentos em Estágio Seed da Trac VC.
A DigAí foi coroada a vencedora da competição PITCH 2025 da Web Summit Rio, que reúne as principais startups em estágio inicial do mundo para uma disputa no palco.
A startup paulistana desenvolve agentes de IA — assistentes virtuais inteligentes que podem ajudar as empresas a otimizar contratações, impulsionar vendas e melhorar a produtividade. “Somos um ponto único para IA conversacional empresarial”, explicou o cofundador Christian Pedrosa. “Criamos tecnologia que ajuda as pessoas a terem conversas úteis e a acelerar as equipes.”
Milhares de startups se inscreveram no programa de startups do Web Summit para competir pelo prêmio PITCH durante os três dias do evento. No final, a DigAí superou duas concorrentes brasileiras na final: a inovadora em biotecnologia Biolinker e a plataforma SaaS Elephan.AI. As três finalistas compartilham raízes brasileiras, destacando a ascensão do país como um polo global de inovação e talentos empreendedores.
Curiosamente, a DigAí não começou como uma ferramenta de vendas — começou como um projeto voluntário no Nubank, um dos maiores bancos digitais do mundo, onde o fundador e CEO Christian Pedrosa trabalhava como Gerente de Segurança Empresarial. Lá, ele lançou um programa de ensino de programação em escolas públicas de São Paulo e viu em primeira mão a dificuldade de muitos alunos para se expressar em entrevistas.
“Muitos alunos estavam perdendo empregos não por falta de habilidades, mas porque tinham dificuldade para se expressar e organizar seus pensamentos durante as entrevistas”, disse Christian Pedrosa.
Para lidar com isso, Pedrosa criou um entrevistador de IA que dava feedback em tempo real. Os alunos tiveram sucesso nas entrevistas de emprego e a ideia cresceu, chegando à DigAí. O próprio nome “DigAí” é uma referência lúdica à expressão portuguesa “diga aí”, que captura perfeitamente a missão da startup: potencializar conversas significativas por meio da IA.
“Estamos aqui para mostrar o que construímos”, disse Christian Pedrosa. “O Web Summit é incrível por isso — todos no ecossistema de capital de risco do Brasil estão aqui. Ele dá aos fundadores com uma boa ideia a chance de apresentar, conectar-se e explorar.”
Finalistas do PITCH se juntam à biotecnologia e à IA
As startups que ficaram em segundo lugar na final do PITCH incluíram a Biolinker, uma empresa de biotecnologia que trabalha para tornar mais rápido e fácil para cientistas e empresas de biotecnologia desenvolver e escalar produtos à base de proteínas.
“Pode ser difícil explicar o que fazemos, porque na cultura popular, ‘proteína’ geralmente significa apenas carne ou soro de leite”, explicou a fundadora e CEO Mona Oliveira, PhD. “Mas, essencialmente, nós projetamos microrganismos — enzimas farmacêuticas — usando biologia sintética para produzir ingredientes de alto valor para diversos setores.”
A participação no Web Summit Rio foi um marco importante para a Biolinker. “Mais pessoas deveriam saber que o Brasil tem essas tecnologias”, disse Oliveira. O evento ofereceu a ela uma plataforma para se conectar com investidores, clientes em potencial e a mídia. “Estamos usando esta oportunidade para mostrar o que podemos fazer.”
Completando o trio de finalistas estava a Elephan.AI, uma startup que reinventa como as equipes de vendas B2B fecham negócios por meio de coaching em tempo real, com tecnologia de IA, durante as ligações de vendas. A plataforma deles atua como uma companheira de equipe inteligente, analisando conversas e oferecendo orientação instantânea sobre o que dizer, como responder e como manter o negócio no caminho certo.
“Capturamos cada interação que uma empresa tem com leads — mensagens de WhatsApp, notas de reunião, ligações de vendas — e transformamos isso em insights”, diz a cofundadora e CEO Thais Sterenberg. “Esses dados se tornam um poderoso ciclo de feedback. Tornamos esse conhecimento visível para que todos na equipe possam dar o seu melhor.”
Destaques do Web Summit Rio 2025
O Web Summit Rio 2025 quebrou recordes com 1.397 startups, 657 investidores e 34.552 participantes de 102 países, consolidando sua posição como o maior evento de tecnologia da América do Sul. Um novo acordo de cinco anos com a Prefeitura do Rio garante a presença do evento até 2030. Notavelmente, 46% das startups participantes foram fundadas por mulheres, demonstrando o compromisso do evento com a diversidade e a inclusão. Você pode ler mais sobre os números do Web Summit Rio aqui.
Conforme destacado pelo CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave, “O Web Summit não está apenas ficando maior – ele está se tornando mais importante à medida que a política, o comércio e a tecnologia globais mudam, impulsionando novos debates, moldando indústrias e forjando novas alianças. Os números que estamos vendo este ano falam por si: quase 1.400 startups estão participando do Web Summit Rio, um aumento de 31% em relação ao ano passado. É um sinal claro de que, mesmo em meio à incerteza global, a inovação não está desacelerando – está acelerando”, disse o fundador e CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave.
Parceiros assinam acordos plurianuais com o Web Summit
Vários parceiros do Web Summit assinaram acordos plurianuais para as próximas edições do Web Summit Rio. Entre eles, estão o banco brasileiro Banco BV; a AEVO; a Petrobras; o maior centro de inovação e conhecimento do Brasil, o CESAR; a plataforma de e-commerce Loja Integrada; a BlackBox Startup Law do México; a empresa americana de inteligência de liderança com tecnologia de IA Snov.io; A startup americana de automação de marketing SendPulse; e a plataforma americana de gestão de experiência em software Pendo.
Rio de Janeiro garante Web Summit Rio até 2030
Paddy Cosgrave, fundador e CEO da Web Summit; Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil; Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro; e Antonio Queiroz, Presidente do Sistema Fecomercio do Estado do Rio de Janeiro (SENAC), anunciaram um novo acordo de cinco anos com a Prefeitura do Rio de Janeiro durante a Noite de Abertura do Web Summit Rio no Palco Central. O acordo garante a presença do Web Summit no Rio até 2030, transformando o Web Summit Rio no maior evento de tecnologia da América do Sul e ajudando a turbinar o ecossistema tecnológico do Rio. Você pode ler mais sobre o acordo aqui.
IA, Alianças e o Futuro da Inovação
No Web Summit Rio 2025, o tema dominante foi a mudança no equilíbrio do poder tecnológico global e a necessidade urgente de repensar o comércio internacional. As palestras sobre inteligência artificial atraíram a maior atenção — dando continuidade ao impulso gerado pelo ChatGPT e impulsionado por novos players como a chinesa DeepSeek. Os participantes estavam ansiosos para explorar o futuro dos agentes de IA. A convergência entre tecnologia e cultura foi outro ponto forte, com sessões examinando a inovação em narrativas, a economia criativa e a crescente influência de plataformas como o TikTok na comunicação global.
Além do palco principal, encontros com curadoria, como o FinTech Founders Meetup, o Women in Tech Meet e as sessões sobre Política e Comércio Internacional, atraíram grande interesse, refletindo o crescente investimento do Web Summit em seu programa de encontros. Desde o Web Summit Lisboa 2024, a empresa utiliza software proprietário para analisar os perfis dos participantes e recomendar encontros relevantes — resultando em mais de 100 encontros com IA que geraram conexões e colaborações significativas no Web Summit Rio 2025.
Mais do que apenas uma vitrine de startups e inovação, o Web Summit Rio 2025 refletiu um mundo em transição — um mundo onde a tecnologia não está apenas se adaptando à mudança, mas também ajudando ativamente a moldá-la.
Principais encontros incluídos:
IA Agentic – o próximo salto quântico em inteligência artificial com a Nvidia, o Diretor Executivo Marcio Aguiar
TikTok e o poder da descoberta: a jornada viral de Ivete Sangalo, com a Gerente Geral de Soluções Globais do TikTok, Gabriela Comazzeto, e a cantora e atriz Ivete Sangalo
Bem-vindos ao futuro da narrativa multiplataforma com Fábio Porchat, fundador da Porta dos Fundos
Vamos falar sobre TikTok: o manual do criador para 2025 com Carol Baracat, chefe global de marketing integrado do TikTok
Agentes e aliados: habilidades essenciais para trabalhar com agentes de IA com Chris Stephens, com Justina Nixon-Saintil, diretora de impacto da IBM, e Christ Stephens, diretor de tecnologia da Groq Field
Katherine Farrell