Projeto detalha vários tipos de preparo e apresenta informações úteis sobre alimentação - Foto: Rodrigo Martins/Ascom Expointer

Vitrine da Carne Gaúcha é espaço de aprendizado na Expointer

Programação inclui informações sobre proteínas animais de bovinos, ovinos, suínos, aves, caprinos e bubalinos

As arquibancadas do Pavilhão Internacional da 48ª Expointer ficaram cheias neste domingo (31/8) para acompanhar uma atração presente na feira desde 2009: a Vitrine da Carne Gaúcha. Parte do projeto Juntos Para Competir da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul  (Farsul), a ação apresenta receitas e informações diárias sobre o preparo de diversos tipos de carne.

A Vitrine é apresentada pela médica veterinária Fabiana Rosa de Freitas, com participação do chef Bruno Ivanoff. “O objetivo é aproximar campo e cidade. Mostrar ao consumidor urbano toda a diversidade da cadeia produtiva de bovinos, ovinos, suínos, aves, caprinos e bubalinos”, detalhou Fabiana.

“Vamos preparar uma grande variedade de pratos: sobrecoxa de frango com curry, barriga suína passeada, entranha trançada com bacon e queijo, almôndegas bovinas, bife bourguignon com carne de búfalo”, enumera Ivanoff.

Espaço de aprendizado

Vindos de Teutônia, o técnico em agropecuária André Rogério Erbes e a esposa, a farmacêutica Carla Erbes, foram acompanhar uma palestra sobre ovinos na Vitrine – em especial, o preparo do hambúrguer de cordeiro.

Carla e André vieram de Teutônia para a Expointer

“Somos de uma região em que não é muito comum o consumo de carne de ovinos. Então é mais uma forma de aprendermos e incorporarmos ao nosso consumo”, explicou André. Carla tinha planos de explorar mais a feira. “Além das receitas de carne, quero ver comércio, artesanato e agricultura familiar, que é bem forte por aqui”, contou.

Pela primeira vez na Expointer, Joel Melo, representante comercial, e Elisângela Staub, funcionária pública, vindos de Caxias do Sul, foram surpreendidos pelo aprendizado no projeto.

“Sou natural de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e uma curiosidade me chamou bastante a atenção. Sempre achei que guisado fosse carne moída. Guisado é cortadinho à faca. Estamos sempre aprendendo”, destacou Elisângela.

“É a minha primeira vez aqui na Expointer. Tem vários cortes do cordeiro que quase ninguém conhece. É uma carne muito saborosa, com vários nutrientes”, explicou Joel.

Joel e Elisângela valorizaram oportunidade de aprendizado

“A aproximação com o público está cada vez mais técnica, com informações sobre qualidade e sanidade. Apresentamos métodos de armazenamento, conservação, coloração… tudo para o consumidor levar para a sua residência o que há de melhor na produção de proteína no Rio Grande do Sul”, ressaltou Fabiana.

A programação da Vitrine da Carne Gaúcha segue até sábado (6/9), com apresentações diárias às 11h30, 13h30, 15h30 e 17h.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.