cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Foto: divulgação.

USP: plataforma apresenta indicadores de ciência, tecnologia e inovação de SP

Responsável por acompanhar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) acaba de lançar o site Indicadores – Ciência, Tecnologia e Inovação com informações em vários formatos, como textos, tabelas e gráficos, sobre as atividades de CT&I desenvolvidas por universidades e instituições públicas e privadas, além de empresas. Os dados podem ser visualizados neste link.

Os dados disponíveis no site foram produzidos a partir da coleta e de análises da Gerência de Planejamento, Estudos e Indicadores (GIP), vinculada ao Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fapesp, e incluem dados obtidos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC); do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). As informações são atualizadas periodicamente, conforme são disponibilizadas pelas fontes.

A análise, validação e interpretação desses dados permitem produzir os indicadores disponibilizados no site sobre formação em programas de graduação e de pós-graduação; recursos humanos e financeiros em pesquisa e desenvolvimento (P&D); apoio público à P&D e inovação; resultados das atividades de P&D, em termos de produção científica e propriedade intelectual; e dinâmica econômica e inovação no Estado de São Paulo.

“O site é resultado, ao mesmo tempo, da tradição da Fapesp na produção de informações e indicadores sobre ciência, tecnologia e inovação no Estado de São Paulo e do esforço em institucionalizar essa atividade e criar capacidade para organizar, tratar as bases de dados e apresentar o resultado desse trabalho de modo sistematizado e comparável ao longo do tempo”, afirma Sandra Hollanda, coordenadora da GIP.

Além de páginas descritivas do sistema paulista de ciência, tecnologia e inovação, contendo gráficos e tabelas, o site oferece uma seção de publicações com informes estatísticos, boletins, notas técnicas e estudos sobre CT&I, além de notícias externas à Fapesp sobre temas relacionados a esses assuntos.

“A Fapesp, há muitos anos, tem feito um esforço grande para produzir indicadores sobre ciência, tecnologia e inovação em São Paulo. Esse trabalho foi iniciado com a publicação de livros que coligiam ensaios metodológicos sobre o assunto e de boletins temáticos, evoluindo substancialmente nos últimos anos com a criação de uma gerência dedicada a estudos e indicadores. Com isso, a fundação tem hoje uma equipe dedicada a esse assunto. Isso permite termos dados, por exemplo, sobre quem executa e quem financia a pesquisa realizada por instituições e empresas localizadas em São Paulo, nos moldes do levantamento feito regularmente pelos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], que, no Brasil, só São Paulo produz”, diz Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do CTA.

“Temos um mecanismo para rapidamente validar, estruturar e publicar os dados, assim que disponibilizados. E trabalhamos com muitas fontes diferentes, incluindo uma base primária, de modo a obter e fornecer informações detalhadas sobre pesquisa e desenvolvimento em São Paulo. Isso envolve a coleta de informações de forma estruturada, sua revisão e validação e, apoiados em uma série de procedimentos técnicos, a produção e apresentação dessas informações no site de forma integrada”, diz Renato Pedrosa, coordenador do projeto de desenvolvimento do site de indicadores de CT&I da Fapesp.

Usuários externos

Os indicadores de CT&I em São Paulo já são usados habitualmente por servidores da Fapesp para discussões internas e para subsidiar a criação de novos programas de apoio à pesquisa em áreas emergentes, por exemplo. Mas a disponibilização desses dados por meio do site também vai permitir a utilização em trabalhos acadêmicos, como teses e dissertações de mestrado e doutorado, por especialistas e interessados na área de ciência, tecnologia e inovação, avaliam os coordenadores do projeto.

“Nossa preocupação ao montar o site foi que tanto especialistas como pessoas não familiarizadas com o tema tenham a possibilidade de consultá-lo. Os indicadores contam com notas explicativas específicas, além de notas metodológicas próprias a cada tema que, esperamos, ajudem os usuários a interpretar os dados e identificar os usos que podem fazer deles”, explica Hollanda.

O site pode ser acessado em: https://indicadorescti.fapesp.br.

Texto adaptado de Elton Alisson, da Agência Fapesp

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.