Equipamento é o maior do tipo da América Latina em operação com GPUs NVIDIA Blackwell B200, superservidores Supermicro, fornecidos pela empresa Positivo Servers & Solutions, e engenharia especializada da integradora Scherm Brasil. Imagem/ divulgação: Positivo Servers & Solutions
Representantes da USP, Positivo Servers & Solutions, Supermicro, NVIDIA e Scherm na entrada do data center da universidade, onde ficará o supercomputador Jairu.
A união de competências da Scherm Brasil, da NVIDIA e da Positivo Servers & Solutions resultou no desenvolvimento do supercomputador Jairu para o Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina da Universidade de São Paulo (CIAAM-USP). A iniciativa eleva a infraestrutura de pesquisa em inteligência artificial ao integrar hardware nacional e tecnologia global, com base no conceito de IA Factory, que assegura ambientes estáveis, escaláveis e preparados para os desafios da nova era digital.
Equipado com superservidores Supermicro e 96 GPUs NVIDIA Blackwell B200, o supercomputador Jairu posiciona-se como o maior sistema em operação na América Latina baseado nessa tecnologia. A Scherm Brasil liderou a integração e a implantação da solução, a NVIDIA forneceu a tecnologia de GPUs mais avançada do mercado e a Positivo Servers & Solutions, concessionária oficial da Supermicro no Brasil, viabilizou a oferta de servidores de classe mundial para o ambiente acadêmico. A Positivo Servers & Solutions é uma empresa da Positivo Tecnologia especializada em servidores e infraestrutura de TI.
O processo de aquisição ocorreu por meio de importação, diretamente dos Estados Unidos, conduzida pela Scherm. A proposta apresentada pela empresa, no valor de R$ 40 milhões, combinou capacidade técnica e o menor preço entre as cinco participantes da concorrência promovida pela USP.
A montagem do equipamento foi concluída em apenas 30 dias após a assinatura do contrato e consolida uma colaboração tecnológica no ecossistema de computação de alto desempenho.
O consórcio entregou uma infraestrutura de alta performance composta por cinco Head Nodes, 12 GPU Nodes HGX-8x B200, além de Storage Nodes e sistemas avançados de interconexão. Todos os equipamentos são certificados e compatíveis com as GPUs NVIDIA da família Blackwell B200 SXM, atualmente as mais avançadas da companhia, e foram projetados para suportar aplicações em inteligência artificial, ciência de dados, simulações científicas, animações 3D, efeitos visuais e processamento seguro de algoritmos complexos.
Neste projeto, a Positivo Servers & Solutions reforça a sua parceria com a NVIDIA e Supermicro ao oferecer superservidores escaláveis e otimizados para workloads de inteligência artificial. A empresa é a única fabricante brasileira com portfólio completo de servidores, storages e redes de alto desempenho para workloads críticos, como supercomputação, IA, computação em borda e data centers escaláveis. Desde 2008, fabrica soluções da Supermicro com tecnologia de ponta em sua planta industrial na Zona Franca de Manaus. “A colaboração com a Supermicro, a NVIDIA e parceiros locais especializados sustenta a nossa posição de liderança em infraestrutura de alto desempenho no Brasil. Fabricamos localmente, com tecnologia de ponta e eficiência energética, soluções alinhadas às mais exigentes demandas de performance, sustentabilidade e conformidade com as exigências regulatórias brasileiras”, relata Silvio Ferraz de Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions.
Essa não é a primeira vez que a Positivo Servers & Solutions integra projetos destinados à supercomputação. Em 2022, a empresa integrou a entrega do supercomputador Pégaso, um dos mais potentes da América Latina. Em 2020, participou da construção do Dragão, sistema relevante de computação de alto desempenho. Em anos anteriores, produziu servidores na fábrica de Manaus para os projetos Atlas e Fênix, ambos desenvolvidos em parceria com a Atos.
Para Paulo Fonseca, sócio e diretor comercial da Scherm Brasil, o cluster Jairu foi desenvolvido para atender cargas avançadas de inteligência artificial, aprendizado de máquina e computação científica, ao combinar alto poder computacional, armazenamento paralelo e interconexão de ultrabaixa latência. “O cluster é resultado direto da colaboração entre parceiros que dominam todas as camadas da supercomputação, do hardware à integração do ambiente, o que permitiu entregar à USP uma infraestrutura preparada para pesquisas avançadas em inteligência artificial”, diz.
“Todo o potencial de avanço científico que a IA trouxe para a atualidade começou na formação de profissionais capacitados, com acesso a ferramentas avançadas de pesquisa e desenvolvimento, em órgãos de formação acadêmica, tal qual a USP. Para nós, da NVIDIA, é uma grande satisfação poder auxiliar na realização de um projeto como o do Jairu. Estamos, juntos, transformando a academia brasileira e, por consequência, o mercado, garantindo um futuro mais brilhante para inúmeras áreas do conhecimento”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Para a USP, a implantação do supercomputador Jairu na Cidade Universitária, em São Paulo, representa mais do que um avanço tecnológico. A infraestrutura amplia a capacidade de pesquisa em inteligência artificial em diversas áreas do conhecimento e consolida uma cooperação industrial e tecnológica que posiciona o Brasil de forma mais competitiva no cenário global de inteligência artificial e supercomputação. “Com o Jairu, temos uma infraestrutura de IA que nos permitirá desenvolver grandes modelos e aprofundar pesquisas relevantes para o contexto brasileiro”, afirma Fabio G. Cozman, coordenador do Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina da USP.
A arquitetura do supercomputador Jairu do CIAAM-USP é composta por:
· 5 Head Nodes, responsáveis por gerenciamento, login e orquestração do ambiente, baseados em servidores Supermicro com processadores AMD EPYC, alta capacidade de memória e conectividade InfiniBand NDR 400 Gb/s;
· 12 nós de computação GPU no padrão HGX, cada um equipado com 8 GPUs NVIDIA B200 SXM-5 interligadas por NVLink, formando o núcleo computacional do cluster para aplicações de IA em larga escala e HPC acelerado por GPU;
· Sistema de armazenamento paralelo BeeGFS, com aproximadamente 300 TB úteis, suportado por servidor dedicado e JBOD NVMe de alta densidade, garantindo alto desempenho de I/O para workloads intensivos em dados;
· Infraestrutura de rede de alto desempenho, combinando Ethernet de até 200 Gb/s e InfiniBand NDR de até 800 Gb/s, assegurando comunicação eficiente, escalável e de baixa latência entre computação e armazenamento.
O cluster conta ainda com a camada de software NVIDIA AI Enterprise, incluindo o NVIDIA Base Command Manager, que fornece gerenciamento centralizado, orquestração de workloads e padronização do ambiente de IA. Como exemplo técnico, essa plataforma permite que pesquisadores submetam, monitorem e escalem treinamentos de modelos de deep learning (como LLMs ou modelos de visão computacional) de forma integrada ao scheduler do cluster, com uso otimizado das GPUs, controle de filas, isolamento de usuários e reprodutibilidade dos experimentos.
Essa arquitetura posiciona o cluster Jairu como uma plataforma estratégica da USP para pesquisa avançada, conectando infraestrutura de classe mundial, software corporativo NVIDIA e engenharia especializada da Scherm, com foco em desempenho, confiabilidade e escalabilidade.
Sobre a Scherm Brasil: Fundada em 2002 em São Paulo, a Scherm Brasil é uma empresa líder em inovação de soluções de servidores, storages e clusters de computação de alto desempenho (HPC), além de soluções de TI corporativa e fabricação de appliances. A companhia combina de forma única a expertise em engenharia de hardware e software com uma abordagem baseada em padrões abertos, aumentando significativamente o desempenho e o retorno sobre investimento (ROI) para as aplicações mais exigentes. Organizações globais, incluindo algumas das marcas mais reconhecidas do mundo, utilizam as soluções da Scherm para enfrentar desafios complexos de computação, atender demandas de desenvolvimento de produtos, reduzir o consumo de energia e manter a competitividade. Para mais informações sobre produtos e serviços, visite o site oficial.
Sobre a NVIDIA: Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações no site oficial.
Sobre a Positivo Servers & Solutions: É uma empresa especializada na produção e comercialização de servidores, storages e soluções de infraestrutura de TI para negócios e serviços. Em 2009, tornou-se cessionária exclusiva da tecnologia e da marca Supermicro no Brasil. Desde 1988, oferece soluções para pequenas, médias e grandes empresas, além de instituições de ensino e entidades governamentais. Ela faz parte da Positivo Tecnologia, fabricante brasileira de computadores, celulares, tablets, tecnologia educacional, soluções de segurança eletrônica e dispositivos para casas e escritórios inteligentes. Em dezembro de 2018, ainda sob a denominação Accept, foi comprada pela Positivo Tecnologia para complementar portfólio e solucionar cada vez mais os desafios tecnológicos dos clientes. Para mais informações, acesse: Positivo Servers & Solutions.