Reitores e vice-reitores das instituições que compõem a Una Europa – Foto: Universidad Complutense de Madrid

USP avança em alianças estratégicas com universidades da Europa

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Universidade participou de reuniões com duas alianças europeias de universidades da qual a USP é a única representante da América Latina

Por Adriana Cruz

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, participou, no dia 23 de outubro, da assembleia geral da aliança de universidades Una Europa, organizada pela Universidade Complutense de Madri (UCM) e realizada na sede da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), em Madri, na Espanha. Essa foi a primeira reunião de que a USP participou desde que foi integrada à rede, em junho deste ano, a convite da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, que faz parte da rede.

A Una Europa congrega 11 universidades europeias – da Alemanha, Inglaterra, Irlanda, França, Espanha e Cracóvia – e tem seis áreas como foco de atuação: Patrimônio Cultural; Ciência de Dados e Inteligência Artificial; Europa e o Mundo; Materiais e Tecnologias do Futuro; Uma Só Saúde; e Sustentabilidade.

O encontro em Madri reuniu os dirigentes das universidades que compõem a aliança e representantes de instituições latino-americanas que foram convidados a participar da reunião. No encontro, os dirigentes aprovaram uma declaração conjunta que reforça o compromisso com a criação de um espaço birregional de conhecimento, destaca o papel das universidades como impulsionadoras do progresso e estabelece as bases para ações conjuntas em ensino, em pesquisa e em inovação.

“Esta é a primeira vez que se avança em uma cooperação acadêmica tão estruturada e bidirecional entre universidades da Europa e da América Latina”, disse o reitor da UCM, Joaquín Goyache. “A diplomacia acadêmica muitas vezes chega aonde os governos não conseguem”, destacou.

USP e Sorbonne firmam acordo para oferecer título de Master em Gestão da Inovação a alunos da FEA

Os reitores se comprometeram a fomentar a mobilidade de estudantes, pesquisadores e docentes, a desenvolver programas conjuntos de formação e de pesquisa e a promover a ciência aberta e o multilinguismo, com especial atenção para as seis áreas prioritárias da aliança. De acordo com o documento, deverão ser promovidas ações que visem ao reconhecimento mútuo de carreiras acadêmicas, à criação de programas interuniversitários e ao desenvolvimento de iniciativas com impacto social nas respectivas comunidades.

No mesmo dia, Carlotti participou de uma mesa-redonda, moderada pela vice-reitora de Relações Internacionais, Cooperação e Voluntariado da UCM, Rosario Cristóbal, ao lado dos reitores da Universidade de Edimburgo, Peter Mathieson; da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Christine Leduc; e da Universidade de Guadalajara, Karla Planter. Na ocasião, os dirigentes compartilharam suas visões sobre o papel da universidade em um mundo em transformação, os desafios da cooperação birregional e as oportunidades de transformação decorrentes de projetos internacionais como o promovido pela Una Europa.

Saúde global

No dia 22 de outubro, o reitor da USP participou da assembleia da Aliança Universitária Europeia para a Saúde Global (EUGLOH, na sigla em inglês), da qual a USP também passou a fazer parte recentemente. A reunião foi realizada na Universidade do Porto, em Portugal.

A EUGLOH congrega nove universidades europeias voltadas ao enfrentamento dos desafios urgentes da saúde global, que vão desde a saúde pública, doenças emergentes, mudanças climáticas e riscos ambientais até tecnologias digitais e medicina preditiva, preventiva, participativa e personalizada. Um dos principais objetivos da rede é promover o intercâmbio e a cooperação transnacional entre os estudantes e pesquisadores das instituições.

“A USP é a única universidade latino-americana a fazer parte dessas alianças, o que possibilita uma série de iniciativas que podem ser desenvolvidas em conjunto com essas instituições. As alianças europeias estão abertas e receptivas, e essas parcerias podem incrementar nossas ações voltadas para o ensino e a pesquisa”, avalia Carlotti.

Também fizeram parte da delegação da USP a diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), Maria Dolores Montoya Dias; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sérgio Proença; e o diretor administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e professor da Faculdade de Direito (FD) da USP, Fernando Dias Menezes de Almeida.

JORNAL DA USP

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

 rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356 

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.