Robson Mendonça e Juliano Bittencourt, da HardFun – Crédito: Carlos Macedo/Padrinho

Tecnopuc Experience: tecnologia com propósito leva inovação a escolas e professores

No Tecnopuc Experience 2025, a HardFun mostrou que o futuro da educação não é só digital e é também humano, adaptável e movido por propósito

O palco Sebrae do Tecnopuc 2025 recebeu, nesta quinta-feira (30), duas palestras da HardFun, empresa referência em inovação por meio de software, inteligência artificial e data science voltada a organizações de impacto social.

Representantes da empresa trouxeram exemplos concretos de como a inovação pode funcionar em cenários de vulnerabilidade e escassez, sem perder o compromisso com a transformação social.

Na primeira palestra, Juliano Bittencourt, o diretor-executivo, e Robson Mendonça, o diretor de Tecnologia da HardFun, trouxeram a parceria da empresa com a Fundação ProFuturo, responsável por levar educação digital a comunidades sem acesso à internet.

A solução combina kits com notebooks, tablets e servidores locais, permitindo o funcionamento de plataformas como o Moodle em modo totalmente offline. Hoje, a tecnologia já está presente em mais de 40 países, impactando populações em campos de refugiados e regiões isoladas, muitas vezes com infraestrutura mínima.

O diretor executivo afirma que a HardFun mede o sucesso desse trabalho, a partir do impacto real está no uso efetivo da tecnologia, especialmente por parte das crianças.

“Talvez trazendo pra nossa experiência particular, o que mais importa é o quanto as crianças, que são os beneficiários diretos, fazem uso pedagógico dos recursos. Às vezes, nem sempre as métricas são quantitativas, é uma experiência empírica. O quanto as crianças têm acesso e efetivamente usam o que a gente oferece é a última métrica”, explica Juliano.

Ele reforçou ainda a ideia central da HardFun: a tecnologia só faz sentido quando está a serviço da aprendizagem. O foco não está em instalar sistemas sofisticados, mas em garantir que o conhecimento chegue onde é mais necessário e que ele permaneça.

Na segunda palestra, Alessandra Borges Bressane, analista de Customer Experience, e Vinícius Castro Ferreira, cientista de dados, apresentaram uma tecnologia criada para apoiar professores da rede pública em ambientes de educação a distância.

O chatbot com inteligência artificial generativa, a Dora, oferece interações naturais, respostas rápidas e suporte contínuo, tornando-se uma alternativa mais eficiente aos modelos tradicionais. A ferramenta já reduziu significativamente a necessidade de atendimentos humanos, permitindo que as equipes pedagógicas foquem em formações mais estratégicas.

Mas a inovação não está apenas na agilidade. Questionado sobre como garantir que a IA generativa fortaleça a autonomia e a segurança dos professores, em vez de apenas gerar respostas automáticas, Vinícius Castro Ferreira explicou o cuidado técnico e ético envolvido no desenvolvimento do sistema.

“A gente utiliza diversos filtros para que o usuário não envie mensagens de ódio, e também para garantir que a Dora não responda de forma inadequada. Existe toda uma questão ética, além de uma engenharia de prompt muito bem definida.”, explica.

A ferramenta, portanto, não é apenas um chatbot, é uma assistente emocional e pedagógica, desenhada para escutar, orientar e acompanhar o professor em seu processo de aprendizagem contínua e pode ser usada por qualquer usuário de plataforma de aprendizagem online.

As duas experiências apresentadas pela HardFun têm um ponto em comum: usar tecnologia para devolver autonomia, seja a comunidades desconectadas, seja a professores que buscam reinventar suas práticas.

Este conteúdo é um oferecimento do TIC em Trilhas, uma iniciativa que oferece, de forma gratuita e online, trilhas de formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação a partir de metodologias ativas de aprendizagem e com apoio de mentores e monitores especializados. A iniciativa integra o projeto Residência em TIC 02, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n° 8.248/91, sob coordenação da Softex e diversos parceiros e instituições renomadas com expertise na área.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.