Aplicativos criados por estudantes mostram que aprender a desenvolver tecnologia é aprender a resolver problemas reais
O Showcase da Apple Developer Academy, realizado durante o Tecnopuc Experience 2025, transformou o Palco Sebrae em uma vitrine de criatividade aplicada, nesta quarta-feira (30). Em pouco menos de duas horas, o público conheceu 15 aplicativos desenvolvidos por estudantes do programa.
As temáticas iam de jogos e controle de produtividade a acessibilidade, resumo de consultas clínicas e até mapeamento de árvores. Apesar da diversidade, todas as soluções apresentadas tinham algo em comum: a combinação essencial entre aprendizado prático e propósito social.
Developer Academy, uma colaboração entre Apple, PUCRS e o Instituto Eldorado, é reconhecida por seu modelo de ensino baseado em aprender fazendo (learning by doing). Diferente do ensino tradicional, o foco está menos em aulas teóricas e mais em projetos colaborativos que integram design, programação, empatia e visão de negócio.
Segundo Franz Figueroa, mentor do projeto, o objetivo é formar profissionais completos para todo o ecossistema da Apple.
“A ideia é que os estudantes fiquem conosco dois anos aprendendo todas as habilidades que eles têm para desenvolver, não somente o desenvolvimento e o design, mas também todas as habilidades para trabalhar no mercado corporativo.” destacou Franz.
Os aplicativos apresentados no evento são resultado de um processo contínuo de imersão, prototipagem e validação, realizado pelos alunos no último mês. Esse processo garante que a inovação tecnológica resolva uma dor real.
Um dos destaques do dia foi o SinalLu, um aplicativo criado para incentivar o aprendizado de Língua Brasileira de Sinais (Libras) por crianças.
Rafaela Julianotte, estudante de Design de Animação e uma das desenvolvedoras do projeto, conta que a ideia surgiu do desejo de criar uma relação pedagógica entre o iPad e o público infantil. O desenvolvimento do app foi além da programação, contando com a ajuda de professores de Libras e pedagogos.
“Foi muito legal conhecer sobre esse contexto, ter esse contato e perceber que a gente realmente vai estar ajudando, porque é um assunto que tem muitas camadas. E foi muito legal que todos engajaram e transformaram o aplicativo no que ele é hoje”, diz.
A próxima fase do projeto será o teste com crianças para avaliar a eficiência do aprendizado. O SinalLu já está disponível para download na App Store.
O Showcase também é um laboratório de habilidades humanas: colaboração, criatividade, comunicação e, principalmente, sobre pessoas.
“Os alunos vão procurar problemas… E o foco deles é como posso agregar valores, ajudar a resolver essas necessidades. A gente entende que a tecnologia tem que ser útil para resolver o problema de alguém, tornar a vida de alguém melhor”, concluiu Franz ao reforçar a filosofia que guia a Academia.
Ao transformar estudantes em solucionadores de problemas, a Apple Developer Academy ensina que o domínio do código é apenas o primeiro passo para o desenvolvimento da verdadeira inovação.
Este conteúdo é um oferecimento do TIC em Trilhas, uma iniciativa que oferece, de forma gratuita e online, trilhas de formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação a partir de metodologias ativas de aprendizagem e com apoio de mentores e monitores especializados. A iniciativa integra o projeto Residência em TIC 02, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n° 8.248/91, sob coordenação da Softex e diversos parceiros e instituições renomadas com expertise na área.