Do ensino básico ao superior, jovens e especialistas mostram no Tecnopuc Experience como tecnologia, propósito e colaboração estão redesenhando o modo de ensinar e aprender
Os painéis sobre “Negócios de Impacto em Educação” e “Inovação Aberta: Gerando Negócios de Impacto em Educação”, promovidos pelo Tecnopuc Farol Social Hub, revelaram que a transformação da educação brasileira passa pela união entre tecnologia, propósito e colaboração.
No primeiro painel, dois jovens empreendedores mostraram que inovação e impacto social podem andar lado a lado. Letícia Fossá Rosa apresentou o Estudify App, plataforma gamificada que transforma a preparação para o Enem e vestibulares em uma jornada divertida e acessível.
“Hoje (Estudify) está 100% orgânico, sem mídia paga, por conta da comunidade que a gente já possui”, contou Letícia, orgulhosa dos 10 mil assinantes conquistados por meio do engajamento digital.
Já Bruno Kalil apresentou o Fokvs, um hub acadêmico que nasceu para contribuir no combate à evasão escolar – e a perda de receita para as instituições de ensino – ao ajudar os estudantes a permanecer na faculdade facilitando seu aprendizado. A ferramenta combina inteligência artificial e comunidade para apoiar alunos na organização dos estudos e no compartilhamento de resumos, apostilas e mapas mentais.
“Nosso desafio é garantir o engajamento dos estudantes para que alcancem seu potencial máximo”, explicou.
No segundo painel, a discussão ganhou amplitude ao abordar a inovação aberta como caminho para o futuro das escolas.
“A ideia é repensar espaços de aprendizagem, metodologias e construir novas possibilidades dentro das escolas”, destacou Karen Sica, coordenadora do Tecnopuc EduX Hub.
Entre os exemplos práticos, Rafael Rodrigues, do Marista Brasil, citou o Programa EduStartup, que conecta escolas e editechs para resolver desafios reais. E citou como exemplo a EduqHub, fundada por Marília Teófilo – que criou uma plataforma gamificada inspirada em sua vivência como mãe de crianças com TDAH e dislexia.
“Toda startup nasce para combater uma dor. Então, o que queremos é oferecer uma nova forma de aprender, que atenda às necessidades individuais de cada criança, de cada adolescente, de cada jovem. Eu sou mãe de cinco, cada um tem o seu objetivo, um jeito de ser, um jeito de expressar a identidade. Reunimos saúde, educação e inclusão para promover a alfabetização inclusiva”, disse Marília, acrescentando que a plataforma, usada na Rede Marista, ajuda os professores a fazer também o rastreio das dificuldades de cada criança, promovendo a inclusão e a alfabetização na idade certa.
Os dois encontros mostraram que a inovação em educação vai muito além de telas e algoritmos: trata-se de colocar a tecnologia a serviço das pessoas, estimulando criatividade, empatia e empreendedorismo. Um movimento que transforma não só as salas de aula, mas também o futuro do aprendizado no Brasil.
Este conteúdo é um oferecimento do TIC em Trilhas, uma iniciativa que oferece, de forma gratuita e online, trilhas de formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação a partir de metodologias ativas de aprendizagem e com apoio de mentores e monitores especializados. A iniciativa integra o projeto Residência em TIC 02, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei n° 8.248/91, sob coordenação da Softex e diversos parceiros e instituições renomadas com expertise na área.